Olympus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde abril de 2017). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

  • Olympus Corporation
  • オリンパス株式会社

Empresa de capital aberto
Slogan "Your Vision, Our Future" (em português: "Sua Visão, Nosso Futuro")
Indústria Eletrônicos
Fundação
Fundador(es) Takeshi Yamashita[1]
Sede Shinjuku, Tóquio, Japão Japão
Proprietário(s)
Presidente Hiroyuki Sasa
Empregados 39,727 (31 de março de 2011)[3]
Produtos Precisão de maquinaria e instrumentos, câmeras, gravadores de voz, endoscópios e outros dispositivos médicos, creme facial, e plásticos para serviços de mesa
Faturamento Aumento ¥847,105 milhões (ano terminado em março de 2011)[3]
Website oficial www.olympus-global.com

A Olympus Corporation (オリンパス株式会社, Orinpasu Kabushiki-gaisha?) é uma empresa japonesa de equipamentos ópticos. Fundada por Takeshi Yamashita, começou suas operações em outubro de 1919 produzindo microscópios e termômetros, destacando-se atualmente no mercado de câmeras digitais e equipamentos médicos e científicos.

A marca Olympus foi registrada em 1921. Em 1942 a empresa teve seu nome mudado para Takachiho Optical Co., Ltd. A partir de 1949 o nome oficial seria Olympus Optical Co., Ltd.

A primeira câmera fotográfica Olympus, chamada Semi-Olympus I, foi lançada em 1936. A Olympus lançou a 35 I, primeira câmera japonesa com obturador de lente, em 1948. Em 1959, surgiria o modelo Pen, de meia chapa. Nos anos seguintes a Olympus aperfeiçoou seu know-how desenvolvendo produtos para o mercado fotográfico profissional e amador. Desde 1996 a empresa Olympus fabrica modelos de câmeras digitais.

Paralelamente, a Olympus investia em pesquisas para equipamentos de uso médico e científico criando a primeira câmera médica, a gastrocâmera em 1950, como também para equipamentos de áudio, criando o primeiro gravador microcassete do mundo.

Nos anos 60, a Olympus expandiria seus negócios pelo mundo, abrindo subsidiárias em Hamburgo, Alemanha e nos EUA, para comercialização de produtos médicos e microscópios, além de câmeras fotográficas.

Atualmente a Olympus atua nos segmentos de fotografia digital, equipamentos óticos para o setor médico, científico e industrial, música e áudio, produzindo gravadores de voz mantendo ainda sua tradicional produção de equipamentos óticos analógicos, de câmeras com filme e binóculos.

Em 2011, o CEO da empresa Tsuyoshi Kikukawa foi demitido sob a alegação de que ele pagou cerca de 1,6 bilhões de dólares à uma das principais organizações criminosas do mundo e a maior desde sempre no Japão, a Yakuza. O escândalo percorreu o mundo em capas de jornais e nas principais estatais de TV. Algo parecido ocorreu em 1994, quando o presidente da Fujifilm (empresa multinacional também japonesa) foi assassinado com uma Katana (arma branca típica japonesa) por ter recusado a pagar subornos.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  1. «Olympus History: Origin of Our Name». Consultado em 16 de janeiro de 2007. 
  2. a b c http://www.4-traders.com/OLYMPUS-CORP-6491236/company/
  3. a b Outline, Olympus, consultado em 16 de novembro de 2011., arquivado do original em 16 de novembro de 2011