Omar Fontana

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Omar Fontana
Nascimento 7 de janeiro de 1927
Joaçaba
Morte 8 de dezembro de 2000
São Paulo
Cidadania Brasil
Ocupação empreendedor
Causa da morte câncer de próstata

Omar Fontana (Joaçaba, 7 de janeiro de 1927São Paulo, 8 de dezembro de 2000), filho de Attilio Fontana, foi um empresário brasileiro. Ele fundou, em 1955, a Sadia S/A Transportes Aéreos, que deu origem a Transbrasil.

Faleceu em 8 de dezembro de 2000, aos 73 anos, vítima de um câncer de próstata.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nascido em Joaçaba (SC), graduou-se em advocacia e ciências sociais, mas deixou a carreira acadêmica para tornar-se piloto na Panair do Brasil.

Omar fundou a companhia Sadia S/A Transportes Aéreos para fazer o transporte de carga para a empresa de alimentos Sadia, fundada por seu pai, Attílio Fontana. Em 1957, a Sadia faz uma parceria com a Real Aerovias, na época a maior companhia aérea da América Latina, com 118 aviões. Então, como vice-presidente de Operações, Omar inaugura serviços regulares do Brasil para Los Angeles (EUA) e Tóquio (Japão). Quatro anos depois, Omar desfaz a associação com a Real Aerovias Brasil.

No começo dos anos 70, a Sadia transportes aéreos transformou-se na Transbrasil.

A empresa continua então sua expansão até que em 1989, já com o nome de Transbrasil, quebra a hegemonia da Varig em rotas internacionais e consegue concessão para vôos regulares para Orlando e Flórida, nos EUA.

Mais tarde, Omar faz uma injeção de capital na empresa e inaugura serviços diários do Rio de Janeiro e de São Paulo para Miami e Orlando. Na seqüência, inaugura vôos para Washington, Nova York, Buenos Aires, Viena, Amsterdã, Lisboa e Londres.

Em julho de 1995, cria também a InterBrasil Star, empresa regional do grupo que liga pequenas cidades do interior do Brasil aos principais aeroportos do país.

No ano de 1998 Omar se afasta do comando da empresa para se tratar de um câncer na próstata, mas permanece como presidente do conselho de administração.

Com a morte de Omar Fontana no dia 8 de dezembro de 2000, A sua TransBrasil perde o rumo, e afogada em dividas paralisa suas operações. A Transbrasil encerrou suas operações 362 dias depois do seu fundador falecer.

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.