Gato-do-mato-grande

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Oncifelis geoffroyi)
 Nota: Para outras acepções, veja gato-do-mato.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaGato-do-mato-grande

Estado de conservação
Espécie pouco preocupante
Pouco preocupante (IUCN 3.1) [1]
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: Felidae
Género: Leopardus
Espécie: L. geoffroyi
Nome binomial
Leopardus geoffroyi
d'Orbigny & Gervais, 1844
Distribuição geográfica

O gato-do-mato-grande (Leopardus geoffroyi) é um mamífero carnívoro da família dos felídeos, encontrado nas regiões sul e central da América do Sul, geralmente em áreas mais abertas que os demais gatos-do-mato. Seu tamanho se sobrepõe ao do gato-doméstico. A UICN, classifica a espécie como pouco preocupante, já que é generalizado e abundante em grande parte de sua ocorrência.[2]

Características[editar | editar código-fonte]

um espécime em cativeiro

O gato do mato grande é maior que um gato doméstico, ao contrário do gato do mato pequeno, e possuí inúmeras manchas escuras e listras nas bochechas, cabeça, pescoço bem como na cauda e nos membros. Sua pelagem de fundo é geralmente amarelo acastanhado, com o ventre branco. Indivíduos melânicos não são incomuns na espécie.

Seu corpo tem aproximadamente 60 cm de comprimento, com uma cauda relativamente curta de 31 cm. Pesa entre 2 e 5 kg, embora indivíduos de até 7,8 kg tenham sido registrados. Os machos são maiores que as fêmeas, e os gatos do mato grandes que vivem ao sul são geralmente maiores do que os do norte.

Distribuição geográfica e habitat[editar | editar código-fonte]

O gato do mato grande habita os Andes, os pampas e o gran chaco do sul da Bolívia até o estreito de Magalhães em elevações de até 3.300 m acima do nível do mar. Eles preferem bosques abertos ou matas com abundante cobertura vegetal, mas também ocorrem em pastagens e áreas pantanosas.

Embora pareça abundante nas regiões centrais, incluindo na Bolívia, onde é o segundo felino mais comum depois da Jaguatirica, é considerado muito ameaçado em regiões como o sul do Chile. A União Internacional para a Conservação da Natureza anteriormente classificou a espécie como quase ameaçada, devido à preocupações com a destruição de seu habitat em muitos países onde ocorre.

Ecologia e comportamento[editar | editar código-fonte]

Um gato do mato grande

O gato do mato grande é noturno e solitário, só se encontrando com outros de sua espécie na época de reprodução. Eles já foram observados se levantando sobre suas patas traseiras para escanear a paisagem ao seu redor e usando a sua cauda como suporte, um comportamento incomum entre os felinos. Ele é perfeitamente capaz de subir em árvores, mas raramente o faz.

Eles estão no topo da cadeia alimentar de seu ecossistema e se alimentam principalmente de roedores, lebres, pequenos lagartos, insetos e ocasionalmente sapos e peixes. As fêmeas possuem territórios de 2 a 6 quilômetros quadrados, em quanto que os machos de até 12 quilômetros.

Reprodução[editar | editar código-fonte]

A época de acasalamento da espécie dura de outubro a março. A gestação varia de 72 a 78 dias e resulta no nascimento de uma ninhada de até 3 filhotes, que nascem pesando cerca de 65 a 95 gramas. Os filhotes se desenvolvem mais lentamente que os de gato domésticos, se tornando independentes de suas mães por volta dos 8 meses de idade, mas geralmente não atingem a maturidade sexual até que tenham de 18 a 24 meses. Eles podem viver por até 20 anos.

Conservação[editar | editar código-fonte]

O gato do mato grande foi excessivamente caçado por sua pele desde os anos 1960 até década de 1980, mas pouco comércio ocorreu após 1988. A legislação introduzida no final da década de 1980 tornou ilegal a caça e o comércio interno de suas peles na Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «IUCN red list Leopardus geoffroyi». Lista vermelha da IUCN. Consultado em 19 de abril de 2022 
  2. «Leopardus geoffroyi» (em inglês). ITIS (www.itis.gov) 
Ícone de esboço Este artigo sobre Felídeos, integrado ao WikiProjeto Mamíferos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.