OpenCorporates

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
OpenCorporates
Gênero Negócios
País de origem  Reino Unido
Idioma(s) Inglês
Lançamento 2010
Endereço eletrónico opencorporates.com

OpenCorporates é um site britânico[1] que funciona como banco de dados de informações sobre empresas, negócios e pessoas jurídicas de todo o mundo.[2][3] Apesar dos governos disponibilizarem ao público registros de empresas sediadas em seus países, estes registros são feitos de forma fragmentada e não padronizada. O OpenCorporations reúne estas informações de forma padronizada permitindo uma análise mais completa de empresas e corporações, bem como a forma como estão conectadas em todo o mundo.[4] O site foi criado por Chris Taggart e Rob McKinnon em 2010[5] e é usado como fonte por jornalistas no mundo inteiro para escrever artigos sobre lavagem de dinheiro e fraudes financeiras no mundo corporativo, como no caso do escândalo Panama Papers. Atualmente o banco de dados do site possui informações de mais de 125 milhões de empresas em 120 jurisdições diferentes.[6]

Em 2017 pela primeira vez o site foi impedido por um governo de coletar dados públicos de empresas. O governo de Quebec impediu o acesso a dados públicos de empresas da região. A empresa britânica a qual o site pertence entrou com um processo judicial contra o governo.[6]

Referências

  1. OpenCorporates, un œil ouvert sur les entreprises (19 de setembro de 2012). Le Monde. Consultado em 7 de novembro de 2017.
  2. Joss Technology and OpenCorporates combine cutting-edge technology and open data to address regulatory compliance and risk management in a new way Bobs Guide (21 de outubro de 2014). Consultado em 11 de fevereiro de 2015.
  3. What is OpenCorporates? OpenCorporates. Consultado em 11 de fevereiro de 2015.
  4. Gillian Tett. Connect the corporate dots to see true transparency. Financial Times. Consultado em 7 de novembro de 2017.
  5. Introducing OpenCorporates: The open database of the corporate world Blog OpenCorporates. Consultado em 11 de fevereiro de 2015.
  6. a b Giuseppe Valiante (6 de junho de 2017). Quebec government in court battle over distribution of public data. Metro Canada. Consultado em 7 de novembro de 2017.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma empresa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.