OpenGEM

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
OpenGEM mostrando ícones de disco rígido e CD-ROM (à direita).

OpenGEM é uma distribuição de FreeGEM, uma GUI de 16 bits monotarefa para DOS.

O OpenGEM foi projetado para fornecer software de qualidade comercial para usuários DOS. Nisto ele difere de projetos como a extinta GUI SEAL, ou a estagnada GUI Desktop2. Para a equipe de desenvolvimento OpenGEM usabilidade e suporte têm sido sempre tão importantes quanto o código propriamente dito. Isto é devido ao fato do OpenGEM ter sido projetado para fornecer um sistema GUI e um ambiente de janelas para o sistema operacional FreeDOS.

OpenGEM tem sido desenvolvido desde 2001 pelo website Shane Land e é fornecido sob uma licença GNU GPL de software livre.

Versões[editar | editar código-fonte]

OpenGEM está disponível sob várias formas diferentes:

  • OpenGEM Core: é uma GUI pequena e compacta que exige menos de 1 MiB de espaço para instalação. Foi projetada para ser executada em PCs equipados com microprocessadores a partir do Intel 8086. O OpenGEM Core usa uma combinação do código GEM 3.13 da Digital Research e um sistema simples, mas poderoso, de janelas, desenvolvido pela comunidade FreeGEM. Apresenta detecção automática de drives, novos ícones, novo sistema de fontes e janelas em 3D.
  • OpenGEM Deutsch: é a versão alemã do OpenGEM. Sua funcionalidade é comparável a do OpenGEM Core, embora o desktop atualmente usado esteja ligeiramente defasado.
  • OpenGEM/XM: é a atual versão "beta" do projeto, uma versão multitarefa do OpenGEM Complete. A interface gráfica ainda está num nível básico e existem problemas com impressão. Pode ser baixada diretamente do site do projeto.

OpenGEM Core, Complete, Deutsch e OpenGEM/XM possuem um sistema de atualização automática do código e instalação de novos aplicativos através de pacotes disponíveis no website OpenGEM Shane Land. Todas as quatro versões do OpenGEM também apresentam ferramentas de configuração e um recurso especial para recuperação do sistema se o código for corrompido.

Compatibilidade[editar | editar código-fonte]

OpenGEM funciona com o FreeDOS Beta 9 e acima, DR-DOS 5 e superior, MS-DOS 3.3 e acima, IBM PC-DOS 3.3 e mais recente, REAL/32 e DOSBox 0.65. OpenGEM também executa sob Windows 95, Windows 98, Windows 98SE, Windows ME, Windows NT, Windows 2000 e Windows XP, embora existam informações de que o sistema costuma travar, especialmente sob Windows 2000 e Windows XP.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Software é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.