Operation Ivy

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Operation Ivy
Opivy2.jpg
Informação geral
Origem Berkeley (Califórnia)
País  Estados Unidos
Gênero(s) Ska punk, hardcore punk
Período em atividade 1987 - 1989
Gravadora(s) Lookout! Records, Hellcat Records
Afiliação(ões) Basic Radio, Classics of Love, Crimpshrine, Common Rider, Dance Hall Crashers, Devils Brigade, Downfall, Rancid, Shaken 69, Tim Timebomb, Green Day
Ex-integrantes Jesse Michaels
Tim Armstrong
Matt Freeman
Dave Mello

Operation Ivy, foi uma banda americana de ska punk formada em Berkeley, California em maio de 1987. A banda tem grande importância por ter sido uma das primeiras a misturar hardcore punk com ska formando o novo estilo chamado ska punk.

O nome da banda vem da Operação Ivy que foi uma série de testes de arma nuclear em 1952. Apesar da banda ter lançado apenas um disco entes de terminar em maio de 1989, o Operation Ivy é bem conhecido como a banda que antecedeu o Rancid.

História[editar | editar código-fonte]

Formação[editar | editar código-fonte]

Operation Ivy foi formado em maio de 1987 originalmente chamada de Isocracy, mas descobriram que já havia outra banda punk de Berkeley com esse nome.

A banda consistia em Jesse Michaels (vocais), Tim "Lint" Armstrong (guitarra, vocais), Matt "McCall" Freeman (baixo, vocais), e Dave Mello (bateria). Antes de se juntarem para começar o Operation Ivy, Armstrong e Freeman tinham tocado juntos numa banda de ska punk de Berkeley chamada Basic Radio.

A primeira apresentação da banda foi em 27 de maio de 1987 na garagem de Dave Mello. No dia seguinte começaram a tocar no centro coletivo punk na rua Gilman, 924. Quase imediatamente a banda conseguiu muitos seguidores.

Depois de assistir uma apresentação no Sul da California, Joy Aoki da revista Flipside descreveu a energética nova banda como "um grupo de caras proeminentes" que "misturavam um ska duro com a intensidade de um novo thrash."

Gravações[editar | editar código-fonte]

Em outubro de 1987, a banda fez o lançamento de seu primeiro álbum com a faixa da compilação da Maximumrocknroll, chamada Turn It Around!.

Em janeiro de 1988, assinaram com a Lookout Records e lançaram seu primeiro vinil de polegadas, Hectic, que se tornou um dos mais vendidos da Lookout. Nessa época, Operation Ivy, junto com Crimpshrine e The Mr. T Experience, eram uma das bandas de maior sucesso da cena punk do clube "924 Gilman Street". A banda começou a fazer mais concertos e iniciou uma turnê pelos Estados Unidos. No meio de 1988, o grupo começou a lotar diversas casas de show e a pressão para que assinassem com uma grande gravadora começou a aumentar.

Operation Ivy lançou o álbum Energy, que é seu único de estúdio pela Lookout em março de 1989. O grupo acabou dois meses depois disso, em maio, e a última apresentação oficial foi em 28 de maio de 1989. Que também foi a primeira apresentação do Green Day usando este nome, no mesmo lugar onde supostamente o Operation Ivy fez a festa de lançamento do disco. Operation Ivy tocou mais uma vez não-oficialmente no dia seguinte, apenas para amigos e família, no quintal de Robert Eggplant em Pinole, California.

Em dois anos, a banda fez 185 shows e gravou um total de 32 canções (28 lançadas oficialmente, 4 no EP bootleg Plea for Peace), assim como as demos, como "Hedgecore" (que fala sobre o passatempo favorito da banda que era se jogar em arbustos), "Hangin' Out", "Sarcastic" e "Left Behind". As gravações feitas no clube da rua Gilman tem versões iniciais de músicas como 6-10 que evoluiu para "Vulnerability" e uma versão de "Unity" que tinha um acompanhamento e refrão diferentes. Todas essas versões podem ser encontradas em bootlegs.

Álbuns e EPs[editar | editar código-fonte]

Ano Título Gravadora Informação
1988 Hectic Lookout Records EP de estréia
1989 Energy Lookout Records LP original com 19 faixas
1991 Operation Ivy Lookout Records Disco de 27 faixas incluindo as de Hectic e Turn It Around
2007 Operation Ivy Hellcat Records Versão remasterizada de Energy, incluindo o EP Hectic, e faixas compiladas.

Compilações[editar | editar código-fonte]

Ano Título Álbum Gravadora Informação
1987 "Officer", "I Got No" Turn It Around! Maximumrocknroll 2 7" Vinil Compilação
1988 "Hangin' Out" The Thing That Ate Floyd Lookout Records Compilação
1989 "Officer" Gilman St. Block Party For the Fans by the Fans Compilação
2004 "Unity" Rock Against Bush, Vol. 2 Fat Wreck Chords Compilação