Ophiodes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Este artigo ou secção não cita fontes confiáveis e independentes (desde maio de 2013). Ajude a inserir referências.
O conteúdo não verificável pode ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Como ler uma infocaixa de taxonomiaOphiodes
Ophiodes.jpg
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Ordem: Squamata
Subordem: Sauria
Família: Anguidae
Género: Ophiodes
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Ophiodes

O género Ophiodes inclui os répteis da família dos anguídeos, nativos principalmente do leste e sul do Brasil, também conhecidos pelo nome vulgar de quebra-quebra e cobra-de-vidro. Pertencem à subordem dos lagartos e não das serpentes, ainda que se pareçam bastante com as últimas devido ao seu corpo cilíndrico. Não têm membros anteriores, e os membros posteriores são muito reduzidos. O dorso tem linhas longitudinais escuras e o ventre é azulado. Chegam a atingir cerca de 40 cm de comprimento, sendo as fêmeas ligeiramente maiores e mais corpulentas do que os machos.

Este animal tem hábitos fossoriais (costuma se enterrar em solos macios, ou viver debaixo da cobertura de folhas do solo ou de troncos caídos), e alimenta-se principalmente de insetos, aracnídeos e outros pequenos artrópodes que encontram em seu ambiente. Não são animais agressivos e dificilmente tentam morder mesmo quando são capturados com as mãos. Como todos os lagartos, brasileiros não possuem veneno, sendo totalmente inofensivos.

A reprodução se dá por viviparidade, com as fêmeas chocando os ovos no interior do corpo e os filhotes já nascendo formados. As ninhadas são pequenas ou médias, variando entre 2 e 16 filhotes que nascem com cerca de 50mm de comprimento. As fêmeas mais velhas e maiores produzem mais filhotes em cada ninhada.

Espécies[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre lagartos, integrado no Projeto Anfíbios e Répteis é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.