Oportunidade de marketing

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A oportunidade de Marketing existe quando a empresa pode lucrar ao atender às necessidades dos consumidores de um determinado segmento. É uma área de necessidade e interesse do comprador, cuja satisfação dá à empresa uma alta probabilidade de obter um desempenho lucrativo.

A simples concorrência não constitui uma vantagem competitiva, ou seja, a empresa de melhor desempenho será aquela que gerar o maior valor para o cliente e que sustentar esse valor ao longo tempo.

Fontes de oportunidade de mercado[editar | editar código-fonte]

Fornecer algo escasso[editar | editar código-fonte]

Quando algo é escasso, a ponto de os compradores fazerem fila, está formada uma oportunidade de marketing. Como a oportunidade está visível a todos, essa situação requer o mínimo de talento em marketing. A escassez também pode ser provocada por catástrofes, como terremotos, furacões e enchentes, mas estas tendem a ser temporárias, com isso as oportunidades de mercado tem vida curta.

As nações que viviam sob o comunismo criaram economias forçadas para financiar uma rápida expansão industrial, o que deixou os consumidores com escassez de bens e com serviços de baixa qualidade e pouca variedade, porém hoje com a entrada de capital e a expansão do capitalismo, as empresas de atuação global já se instalaram nos países recém-saídos do comunismo e eliminaram suas filas e escassez.

Fornecer, de maneira nova ou melhor, um produto ou serviço existente[editar | editar código-fonte]

As empresas utilizam vários métodos para encontrar ideias que melhorem um produto ou serviço já existente:

Método da detecção de problemas: existem muitos bens e serviços comuns que as pessoas aceitam como se apresentam, embora não as satisfaçam completamente, é a partir desse método onde os profissionais de marketing perguntarão aos usuários do produto ou serviço, se têm alguma queixa ou sugestão de melhoria e cada resposta ou declaração obtida reflete uma oportunidade de mercado. O método de detecção de problemas tende a gerar melhorias de produto/serviço, e não inovações.

Método Ideal: nesse método, o profissional de marketing entrevista um grupo de consumidores e pede que eles imaginem uma versão ideal do produto ou serviço que consomem, o resultado apresentado é uma relação de desejos que emergiram em diferentes situações. Então, a tarefa do profissional de marketing é descrever soluções para esses tipos de desejos.

Método da cadeia de consumo: nesse método é feita entrevista com os consumidores para traçar seus passos na aquisição, uso e descarte de um produto. O profissional de marketing mapeia essa "cadeia de consumo" e depois, em cada passo, verifica se a empresa pode introduzir alguns novos produtos, serviços ou benefícios.

Fornecer um novo produto ou serviço[editar | editar código-fonte]

Os métodos criados dependem de um estudo sobre como as pessoas compram e de um levantamento de suas necessidades expressas. Mas os consumidores são um tanto limitados no que diz respeito a imaginar novos produtos e serviços que possam emergir de inovações tecnológicas ou criativas. Ou seja, para sua auto-sobrevivência as empresas terão que continuar investindo em profissionais treinados para a criação e inovação de produtos e serviços.

Oportunidades x Ameaças[editar | editar código-fonte]

Ameaça é um desafio imposto por uma tendência ou desenvolvimento desfavorável que levaria, na ausência de uma ação de marketing defensiva, à deterioração das vendas ou dos lucros.

Depois de identificar as principais ameaças e oportunidades que uma unidade enfrenta, a organização pode caracterizar a atratividade global do negócio, em que quatro resultados são possíveis:

  • Um negócio ideal apresenta muitas grandes oportunidades e poucas ameaças importantes
  • Um negócio especulativo tem grandes oportunidades e ameaças importantes
  • Um negócio maduro apresenta poucas oportunidades de poucas ameaças
  • Um negócio arriscado apresenta poucas oportunidades e muitas ameaças

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • KOTLER, Philip. Administração de Marketing. São Paulo: Prentice Hall, 2000
  • KOTLER, Philip. Marketing para o século XXI. São Paulo: Futura, 2003