Oraa Guzura Dado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Guzula
おらぁグズラだど
Informações gerais
Gêneros Comédia
Anime
Direção Hiroshi Sasagawa
Estúdio de animação Tatsunoko Productions
Emissoras de televisão Fuji TV
Período de exibição 7 de outubro de 196725 de dezembro de 1967
Episódios 61[1]
Anime
Direção Hiroshi Sasagawa
Estúdio de animação Tatsunoko Productions
Emissoras de televisão TV Tokyo
Período de exibição 2 de outubro de 198720 de setembro de 1988
Episódios 88[2]
Portal Animangá

Oraa Guzura Dado (おらぁグズラだど? lit. "Ei, eu sou Guzura!"), conhecido no Brasil como Guzula é uma série anime de comédia em 52 episódios dirigida por Hiroshi Sasagawa e produzida pela Tatsunoko Productions. Foi exibida na Fuji TV entre 7 de outubro de 1967 e 25 de setembro de 1968.

Um remake do anime (conhecido no Brasil pelo nome de Binsky, o Dinoceronte e exibido pelo Xou da Xuxa da Rede Globo) de 44 episódios foi ao ar pela TV Tokyo entre 12 de outubro de 1987 e 30 de setembro de 1988, também dirigido por Sasagawa.[2]

Enredo[editar | editar código-fonte]

O anime conta história de Guzula, o dinossauro - depois de ter sido chocado e suas aventuras mágicas. Um dia, o Monte Bikkura entra em erupção e expele um ovo grande, de onde surge um pequeno monstro chamado Guzula. Perdido no mundo humano, ele é surpreendido e confundido pelas coisas estranhas e maravilhosas que ele ouve e vê, e é envolvido em situações ímpares uma atrás da outra. As pessoas ao redor dele também são envolvidas em confusões engraçadas. Guzula possui a habilidade mágica de comer metal e produzir uma variedade de dispositivos mecânicos. Além disso ele pode cuspir chamas e pular alto usando sua longa cauda. Ele é tão inocente e amigável que torna-se popular aonde quer que vá.[3]

Elenco[editar | editar código-fonte]

  • Kei Tomiyama como Papa
  • Mie Azuma como Bonta
  • Shigeru Asou como Mama
  • Yoshiko Matsuo como Susuko
  • Toru Ohira como Guzula

Referências

  1. «『破裏拳ポリマー』». Tatsunoko Productions. Consultado em 1 de junho de 2009. Arquivado do original em 17 de maio de 2013  (em japonês)
  2. a b «『おらぁグズラだど』». Tatsunoko Productions. Consultado em 1 de junho de 2009. Arquivado do original em 7 de abril de 2010  (em japonês)
  3. «Tatsunoko Pro». Tatsunoko Productions. Consultado em 1 de junho de 2009  (em inglês)
Ícone de esboço Este artigo sobre mangá e anime é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.