Ordem de Ushakov

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ordem de Ushakov
Ordem de Ushakov
Classificação
País  União Soviética  Rússia
Tipo duas classes
Agraciamento Militar
Condição ativa
Histórico
Criação 3 de março de 1944
Primeira concessão 16 de maio de 1944
Premiados 47 de primeira classe, 194 de segunda classe
Hierarquia
Inferior a Ordem de Zhukov (Russia)
Ordem da Faixa Vermelha (URSS)
Equivalente a Ordem de Suvorov (Exército)
Superior a Ordem de Nakhimov
Imagem complementar
Barreta

A Ordem de Ushakov (em russo: Орден Ушакова) é uma das condecorações mais elevadas da marinha soviética, juntamente com a Ordem de Nakhimov e está ativa até os dias atuais. Seu nome é em homenagem ao Almirante Fyodor Fyodorovich Ushakov, o qual nunca perdeu uma batalha e é considerado o santo patrono da Marinha Russa.

A ordem foi criada durante a Segunda Guerra Mundial, em 3 de março de 1944, e possui duas classes. A ideia foi comunicada à Stálin pelo almirante Nikolai Kuznetsov no verão de 1943. A ordem deveria ser entregue ao almirantes, generais e oficiais da marinha, que contribuíssem com grandes vitórias sobre um inimigo numericamente superior. Ela foi dada pela primeira vez em 16 de março de 1944.

Durante a Segunda Guerra Mundial, o total de 22 homens receberam a condecoração de primeira classe, sendo que oito deles receberam duas vezes. 14 oficiais receberam o de segunda classe, todos pertenciam à Frota do Norte. Até o final da União Soviética, ela foi honrada 47 vezes para a primeira classe e 194 vezes para a segunda classe.

Condecorados[editar | editar código-fonte]

(lista parcial)