Ordem do Leão Branco

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Ordem do Leão Branco
Classificação
País  República Checa
Motto PRAVDA VÍTĚZÍ (A verdade prevalece)

A Ordem do Leão Branco (em checo: Řád Bílého lva) é a mais alta condecoração da República Tcheca. Essa distinção dá continuidade a uma ordem tchecoslovaca de mesmo nome criada em 1922, como um prêmio para estrangeiros. Ela foi inspirada na Cruz da Nobreza Tcheca, criada em 1814 pelo imperador e rei Francisco I e concedida a 37 nobres boêmios.

1922–1961[editar | editar código-fonte]

O colar da Ordem do Leão Branco, concedido entre 1921 e 1961

A ordem foi criada como um prêmio pelo mérito de cidadãos estrangeiros em benefício da Tchecoslováquia. Ela foi estabelecida em cinco classes e duas divisões, civil (com duas palmeiras cruzadas acima do distintivo) e militares (com duas espadas cruzadas acima do distintivo). Os medalhões eram feitos de ouro e prata. O número de membros da ordem era originalmente limitado, mas os limites mudando ao longo do tempo. Os estatutos da ordem foram alterados em 1924, 1930 e 1936.

O medalhão da Ordem era uma estrela de cinco pontas esmaltada vermelha, com extremidades adornadas com pequenas bolas, e com folhas entre as hastes da estrela. No meio da estrela havia um leão de prata, tal qual no brasão nacional. O reverso da estrela também era esmaltado vermelho, com o brasão de armas das partes da Tchecoslováquia (Boêmia, Morávia, Silésia, Eslováquia e Rutênia Cárpata).

  • Classe I com colar - reservada para chefes de estado, introduzida em 1924. O colar podia ser concedido separadamente.
  • Classe I - Grã-Cruz - limitada a 250 membros.
  • Classe II - Grão-Oficial - limitada a 400 membros.
  • III Classe - Comandante - limitada a 900 membros.
  • Classe IV - Oficial - limitada a 1500 membros, a cruz era menor que as das classes II e III.
  • Classe V - Cavaleiro - limitada a 3000 membros, a cruz era semelhante à da Classe IV, mas em prata.
  • Medalha de ouro
  • Medalha de prata

Após a Segunda Guerra Mundial, a Ordem do Leão Branco tornou-se um prêmio para aqueles que ajudaram a libertar a Tchecoslováquia da ocupação pela Alemanha nazista. Após a rendição da Alemanha em maio de 1945, um grande número outorgas foi feito a oficiais superiores das forças armadas aliadas. Um ordem com nome semelhante, a Ordem Militar do Leão Branco, foi instituída em 1945 e podia ser conferida a cidadãos tchecoslovacos e estrangeiros. Dwight D. Eisenhower, George S. Patton e Gueorgui K. Júkov são exemplos de estrangeiros que receberam a Ordem Militar do Leão Branco após o final da Segunda Guerra Mundial.

1961-1992[editar | editar código-fonte]

A Ordem foi remodelada após a mudança do nome oficial e das armas nacionais da Tchecoslováquia. Um novo regulamento foi emitido, e a ordem foi dividida em três classes (I, II e III, sendo I a mais alta). O colar era reservado apenas para chefes de estado estrangeiros.

  • Classe I - as insígnias consistiam em um distintivo e uma faixa com uma estrela.
  • II Classe - as insígnias consistiam em um emblema para pescoço e uma estrela para ser usada no peito direito.
  • III Classe - tinha apenas o emblema para pescoço como insígnia.

A Ordem do Leão Branco continuou a existir nesta forma até a dissolução da Tchecoslováquia.

Desde 1994[editar | editar código-fonte]

O colar da Ordem do Leão Branco concedido a Lech Kaczynski, o Presidente da República da Polônia

Em 1994, a ordem foi restabelecida como a mais alta decoração da República Tcheca. Desde então, ela é atribuída pelo presidente do país aos cidadãos tchecos e estrangeiros que prestam serviços notáveis à República Checa.

Existem cinco classes. A quinta e quarta classes são representadas com cruzes, a terceira classe representada como uma insígnia que é usada ao redor do pescoço, a segunda classe com uma insígnia que é usada ao redor do pescoço e com uma estrela no peito, e a primeira classe classe com uma grande cruz (faixa com distintivo e estrela).

O grau supremo da Ordem do Leão Branco, a primeira classe acompanhada por uma corrente de pescoço de ouro, só pode ser concedida a chefes de Estado estrangeiros. Por lei, o presidente tem direito às insígnias de primeira classe, incluindo o colar; depois de deixar o cargo, pode ser conferido a ele por toda a vida por uma resolução conjunta da Câmara dos Deputados e do Senado.

Condecoração por salvamento de judeus tchecoslovacos[editar | editar código-fonte]

Em 19 de maio de 2014 foi anunciado que Nicholas George Winton receberia a maior Ordem do Leão Branco por dar às crianças tchecas "o maior presente possível: a chance de viver e ser livre".[1] O governo tcheco enviou uma aeronave especial para levá-lo a Praga, e em 28 de outubro de 2014 ele recebeu a Ordem do Leão Branco Classe I do presidente tcheco Miloš Zeman.[2] O prêmio também foi atribuído a Winston Churchill, e aceito por seu neto, Nicholas Soames. Zeman lamentou que o prêmio tenha sido concedido a eles tão tardiamente, mas acrescentou "melhor tarde do que nunca".[3] Winton também foi capaz de conhecer algumas das pessoas que ele resgatou 75 anos antes, elas mesmas na faixa dos 80 anos.[1][4]

Barretas[editar | editar código-fonte]

Barretas da Ordem do Leão Branco
República da Checoslováquia
(1922–1961)
República Socialista da Tchecoslováquia
(1961-1990)
República Federal Checa e Eslovaca
(1990-1992)
República Checa
(desde 1994)
Classe I
CZE Rad Bileho Lva 3 tridy BAR.svg
CZE Rad Bileho Lva 3 tridy BAR.svg
TCH Rad Bileho Lva 1 tridy (1990) BAR.svg
CZE Rad Bileho Lva 1 tridy BAR.svg
Classe II
TCH Rad Bileho Lva 2 tridy (pre1990) BAR.svg
TCH Rad Bileho Lva 2 tridy (pre1990) BAR.svg
TCH Rad Bileho Lva 2 tridy (1990) BAR.svg
CZE Rad Bileho Lva 2 tridy BAR.svg
Classe III
TCH Rad Bileho Lva 3 tridy (pre1990) BAR.svg
TCH Rad Bileho Lva 3 tridy (pre1990) BAR.svg
CZE Rad Bileho Lva 3 tridy BAR.svg
CZE Rad Bileho Lva 3 tridy BAR.svg
Classe IV
CZE Rad Bileho Lva 4 tridy BAR.svg
não criado
CZE Rad Bileho Lva 4 tridy BAR.svg
CZE Rad Bileho Lva 4 tridy BAR.svg
Classe V
CZE Rad Bileho Lva 5 tridy BAR.svg
não criado
CZE Rad Bileho Lva 5 tridy BAR.svg
CZE Rad Bileho Lva 5 tridy BAR.svg

Referências