Ordem do Templo Solar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Ordem do Templo Solar também conhecido como Ordre du Temple Solaire (OTS), em francês, ou simplesmente como O Templo Solar foi uma sociedade secreta baseada no mito moderno da existência contínua dos Cavaleiros Templários, fundada em 1984, em Genebra, por Joseph Di Mambro e Luc Jouret, como l'Ordre International Chevaleresque Tradition Solaire (OICTS) e renomeada Ordre du Temple Solaire.

Alguns historiadores alegam que o Templo Solar origina-se com o autor francês Jacques Breyer, que estabeleceu a Ordem Soberana do Templo Solar, em 1952. Em 1968, uma ordem cismática foi rebatizada a Ordem Renovada do Templo Solar (ROTS), sob a liderança do ativista político francês de extrema-direita Julien Origas. Alguns relatos afirmam que Origas era um membro da SS nazista durante a Segunda Guerra Mundial.

Esta seita ficou conhecida depois que 74 de seus integrantes morreram em rituais de suicídios coletivos na Suíça, na França e no Canadá, em 1994, 1995 e 1997. O caso foi um fator importante para o endurecimento da luta contra as seitas na França.

Em França, a OTS é considerada uma seita pelo relatório da comissão parlamentar de inquérito de 1995[1].

História[editar | editar código-fonte]

Em 1977, Jo di Mambro conheceu Michel Tabachnik, ambos estudavam filosofia, esoterismo e espiritualidade.

Em 1978, eles criaram a "Fundação Caminho Dourado", em Genebra, da qual, Michel Tabachnik tornou-se presidente, em 1981[2].

Após a morte de Julien Origas, que era o líder de uma certa Ordem do Templo renovada, que pretendia ser um ressurgimento da Ordo Templi Orientis, Luc Jouret criou a "Ordem Cavalheiresca Internacional da Tradição Solar", que reuniu alguns dos seguidores de Origas[3] [4].

Em 1984, os grupos se fundiram para dar origem à "Ordem do Templo Solar"[5].

Crenças[editar | editar código-fonte]

Segundo o "Peronnik" (um pseudónimo de um membro Robert Chabrier) em seu livro, "Pourquoi la Ressurgimento de l'Ordre du Temple? Tome Premier: Le Corps" ("Por que um renascimento da Ordem do Templo Solar? Volume Um: O Corpo "), 1975, pp. 147–149; o objetivo da Ordem do Templo Solar incluia: criação de "noções corretas de autoridade e poder no mundo", uma afirmação do primado espiritual sobre o temporal, ajudar a humanidade através de uma grande "transição", preparando-a para a Segunda vinda de Jesus como um rei-deus solar, e promover a unificação de todas as igrejas cristãs e o islamismo. O grupo supostamente tirou a inspiração para alguns de seus ensinamentos do ocultista britânico Aleister Crowley, que liderou a Ordo Templi Orientis a partir de 1923 até sua morte em 1947, e da Golden Dawn, uma Ordem Rosacruz do século XIX que Crowley pertenceu brevemente. Ambos os grupos tinham um sistema ocultista de graus um pouco semelhante a do Templo Solar. Outro grupo Rosacruz, a Fraternidade Rosacruz liderada por Max Heindel, também menciona que os Rosacruzes adoram a Cristo como o "Logos Solar" (Raios da Revista Cross, Junho, 1933), embora não seja de doutrina cristã tradicional.

Havia lojas do Templo Solar, em Quebec, Canadá, bem como na Austrália, Suíça, Martinica e outros países. As atividades do Templo eram uma mistura de início do cristianismo protestante e da filosofia New Age utilizando diversos rituais maçônicos adaptado. Jouret estava interessado em atraentes, ricos e influentes membros, e tinha a reputação de que vários europeus abastados que eram membros secretos do grupo.

Ninguém sabe ao certo quantos dos membros da Ordem participaram de suicídio coletivos e especula-se que alguns foram mortos.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Fontes[editar | editar código-fonte]

  • Cult Members say Solar Temple Leaders Ordered Mass Suicides, AFP, 19 de abril de 2001, www.rickross.com
  • Davis, Eric. Solar Temple Pilots, The Village Voice (25 de octubre de 1994)
  • "French Magistrate rejects idea that outsiders killed cultists," AFP, (14 de abril de 2001)
  • Haight, James A. And Now, the Solar Temple. Free Inquiry, 1994-95.
  • Hassan-Gordon, Tariq. Solar Temple Cult Influenced by Ancient Egypt, (Middle East Times, número 18, 2001)
  • Mayer, Jean Francois. Apocalyptic Millennialism in the West: The Case of the Solar Temple, Critical Incident Analysis Group, hsc.virginia.edu, retrieved, 4 de enero de 2003.
  • Musician Denies Solar Temple Murders, The Scotsman, Edinburgh (18 de abril de 2001)
  • Palmer, Susan. Purity and Danger in the Solar Temple, Journal of Contemporary Religion 3 (Octubre de 1996) páginas 303-318
  • Probert, Robert. Solar Temple: Tabachnik Acquitted, Center for New Religious Studies, (25 de junio de 2001)
  • Ross, Rick. Solar Temple Suicides, Cult Education and Recovery, www.culteducation.com, (Sept. 1999)
  • Serrill, Michael S. Remains of the day, Time, (24 de octubre de 1994)
  • "Solar Temple," www.religioustolerance.org, (4 de enero de 2003)
  • Spanish cops arrest cult leader, Associated Press, (8 de enero de 1998)

Referências

  1. AU NOM DE LA COMMISSION D'ENQUÊTE (1) SUR LES SECTES, em francês, acesso em 15/10/2021.
  2. L'Ordre du Temple Solaire, em francês, acesso em 15/10/2021.
  3. Les origines de l'Ordre du Temple Solaire, em francês, acesso em 15/10/2021.
  4. Des sectes s'auto-proclament héritières du Temple, em francês, acesso em 15/10/2021.
  5. Renaud Marhic, L'Ordre du temple solaire, Horizon Chimérique, 1996.