Organização Mundial de Turismo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Small Flag of the United Nations ZP.svg Organização Mundial do Turismo
Edifício da Organização Mundial do Turismo em Madrid.
Tipo Agência especializada
Acrônimo OMT
Status ativa
Fundação 1974
Sede Madrid, Flag of Spain.svg Espanha
Website www.unwto.org

A Organização Mundial do Turismo (OMT) é uma agência especializada das Nações Unidas e a principal organização internacional no campo do turismo, destinada a promovê-lo e desenvolvê-lo. Funciona como um fórum global para questões de políticas turísticas e como fonte de conhecimento prático sobre o turismo, promovendo um turismo responsável, durável e acessível a todos, prestando atenção particularmente aos interesses dos países em desenvolvimento.

A Organização encoraja também a aplicação do Código Mundial de Ética do Turismo para assegurar-se de que os países membros, os destinos turísticos e as empresas do setor maximizem os efeitos econômicos, sociais e culturais positivos desta atividade recolhendo os frutos e reduzindo ao máximo as repercussões negativas sobre a sociedade e sobre o ambiente.

Sua sede é em Madrid, Espanha. Em 2009, a OMT conta como membros 154 países, 7 territórios e mais de 300 Membros Afiliados, representando o setor privado, instituições educacionais, associações e autoridades locais de turismo.

História[editar | editar código-fonte]

Sua origem remonta ao Congresso Internacional de Associações Oficiais de Tráfego Turístico, realizado em 1925 na cidade de Haia, Holanda. Após a Segunda Guerra Mundial, foi rebatizada como União Internacional de Organizações Oficiais de Viagens (IUOTO) e transferida para Genebra. A IUOTO era uma organização não-governamental que chegou a reunir 109 Organizações Nacionais de Turismo e 88 membros associados dos setores público e privado. Em 1974, seguindo uma resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas, foi transformada em um órgão intergovernamental. Em 2003, tornou-se uma agência especializada das Nações Unidas.

Estrutura e funcionamento[editar | editar código-fonte]

Os órgãos da OMT são:

  • Assembléia Geral
  • Conselho Executivo
  • Comissões Regionais
  • Comitês
  • Secretariado

As línguas oficiais da Organização são francês, inglês, árabe, espanhol e russo[1].

No dia 12 de maio de 2009, o jordaniano Taleb Rifai obtém o posto de Secretário Geral da organização, sucedendo assim o francês Francesco Frangialli.

Objetivos[editar | editar código-fonte]

A OMT comprometeu-se em atingir os objetivos do Milênio pelo desenvolvimento das Nações Unidas, concebidos para diminuir a pobreza e favorecer o desenvolvimento sustentável.

O artigo 3 dos seus estatutos define que "o objetivo fundamental da Organização é o de promover e desenvolver o turismo, visando contribuir à expansão econômica, à compreensão internacional, à paz, à prosperidade, assim como ao respeito universal e à observação dos direitos e das liberdades humanas fundamentais sem distinção de raça, sexo, língua ou religião".

Secretários Gerais[editar | editar código-fonte]

Desde 1975, o cargo de Secretário Geral da OMT foi sucessivamente ocupado por:

Data Nome
1975-1985 Robert Lonati
1986-1989 Willibald Pahr
1990-1996 Antonio Enriquez Savignac
1997-2008 Francesco Frangialli
desde 2009 Taleb Rifai

Funcionamento[editar | editar código-fonte]

A Assembleia Geral reúne todos os membros a cada dois anos. O Secretário Geral é designado por 3 anos. O Conselho Executivo possui 26 membros, eleitos pela Assembleia Geral por 4 anos. O efetivo do Secretariado Geral da OMT é de 82 funcionários. O Secretário Geral é Taleb Rifai.[1]

Estatutos[editar | editar código-fonte]

Os estatutos da OMT foram produzidos na cidade do México, em 1970, e estão disponíveis em português na respectiva página - Estatutos da OMT em Português.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b «Structure | Organisation mondiale du tourisme OMT». www2.unwto.org. Consultado em 2016-05-22. 

Ligação externa[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre a ONU é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.