Organização Mundial do Movimento Escoteiro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Organização Escotista
Dados da Organização WikiProject Scouting fleur-de-lis transparent.png
Nome World Organization of the Scout Movement Organização Mundial do Movimento Escoteiro
País Mundial
Sede Genebra, Suíça
Kuala Lumpur, Malásia
Data de Fundação 1920
Local de Fundação Inglaterra
Fundador Robert Baden-Powell
Membros 30 milhões de associados
Scouting

A Organização Mundial do Movimento Escoteiro (OMME) foi fundada no início do século XX, a fim de assistir aos membros das organizações Nacionais do Movimento Escoteiro, servindo e educando jovens do mundo inteiro, pertencentes a todas as raças, cores, credos e condições sociais. É reconhecido um único Movimento Escoteiro por país, sendo que onde houver ramificações, principalmente por motivos de religião ou língua é formada uma federação da WOSM (Organização Mundial do Movimento Escoteiro). "Conferência Mundial do Escotismo" foi realizada pela primeira vez, em 1922. Esta é que corporifica o Movimento e que geralmente imprime e orienta a política, dela participando os representantes das Organizações-Membro. Independente do seu tamanho, cada Organização Nacional tem 6 (seis) votos dentro da Conferência. De acordo com os estatutos a Conferência se realiza a cada três anos.

O Comitê Mundial do Escotismo é responsável pela implementação adequada das resoluções das Conferências e agindo em seu interesse no espaço que separa as Conferências. O "Comitê" é composto por 12 (doze) membros de doze países diferentes, eleitos pela "Conferência Mundial". Estes não representam seu país, porém os interesses do Movimento como um todo.

O Secretário Geral da Organização Mundial e o Tesoureiro honorário são membros ex-officio do "Comitê" e os presidentes dos "Comitês Regionais" funcionam como grupo consultivo do "Comitê Mundial", participando em suas reuniões como conselheiros. O "Comitê Mundial" se reúne pelo menos uma vez ao ano. O Bureau Mundial do Escotismo oferece serviços permanentes de Secretaria à "Conferência Mundial" e "Comitês" bem como auxílio profissional necessário para implementar suas funções. Inicialmente estabelecido em Londres em 1920 o Bureau foi transferido para Ottawa em 1959 e finalmente para Genebra em 1968.

A Estrutura do Escotismo Mundial[editar | editar código-fonte]

A Organização Mundial do Movimento Escoteiro dita uma orientação mundial. Cada país filiado possui sua representação nacional, a qual tem obrigação de manter os Princípios do Movimento Escoteiro, possuindo liberdade para realizar várias adaptações locais (uniformes, adestramento, cursos etc.). Conferência Mundial é a "Assembléia Geral" da Organização Mundial. É composta por representantes das associações nacionais dos países membros. Reúne-se a cada três anos num local determinado pela própria Conferência Mundial. O Comitê é o órgão executivo da Organização. Composto por 12 membros eleitos pela Coerência Mundial e dois membros escolhidos pelo próprio comitê (o secretário-geral e o tesoureiro) e atua no intervalo entre as Conferências. Podem ser designados sub-comitês para assuntos específicos. O Bureau Mundial é a secretaria da Organização e órgão de apoio da conferência e do Comitê Mundial, dá encaminhamento e providencia as deliberações destes órgãos. É dirigido pelo executivo Chefe do Bureau que é o Secretário Geral designado pelo Comitê Mundial. O escritório mundial está sediada em Genebra (Suíça), mantém 6 escritórios regionais: Interamericano, Europa, Ásia, África, Eurásia e Emirados Árabes.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Páginas em inglês