Organização do Tratado de Cooperação Amazônica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Organização do Tratado de Cooperação Amazônica
(OTCA)
OTCA Map.PNG

Mapa dos membros da OTCA.
Fundação 1995
Propósito organização Intergovernamental
Sede  Brasil Brasília, Brasil
15° 50′ 50,48″ S, 47° 53′ 44,99″ O
Membros
Línguas oficiais
Secretária-Geral Alexandra Moreira López
Sítio oficial http://www.otca.info

A Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) é uma Organização intergovernamental, constituída por oito Países Membros:: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela e é o único bloco socioambiental de países dedicado à Amazônia.

A OTCA surgiu em decorrência do Tratado de Cooperação Amazônica, que foi assinado em 3 de julho de 1978. Os objetivos do Tratado são a preservação do meio ambiente e o uso racional dos recursos naturais da Amazônia. Em 1995, as oito Países Membros decidiram criar a OTCA e em 2003 estabeleceram a Secretaria Permanente da OTCA, para fortalecer e implementar os objetivos do Tratado.

A OTCA tem a convicção de que a Amazônia constitui uma reserva estratégica e que suas particularidades a tornam única e uma das mais ricas do planeta. Um dos objetivos fundamentais da OTCA é promover o desenvolvimento harmônico da Amazônia, por meio da coordenação, desenvolvimento, promoção e execução de programas, projetos e atividades. As áreas de ação com as quais os países definiram para trabalhar estão intimamente ligadas aos tesouros que a Amazônia possui e à necessidade de conservá-los e garantir sua gestão integral.

Entre seus principais eixos de trabalho estão:

  • A proteção, conservação e gestão sustentável das florestas e da biodiversidade.
  • A inclusão e participação de povos indígenas e comunidades tribais na gestão de seus recursos e na proteção de seus conhecimentos tradicionais.
  • Gestão integrada e uso sustentável dos recursos hídricos como recurso estratégico. Além disso, os recursos hídricos transfronteiriços fazem parte dos ecossistemas, da sociedade e são essenciais em todos os setores da atividade humana.
  • Melhorar a qualidade de vida das populações amazônicas e promover ações necessárias que, de forma inclusiva, contribuam para a melhoria da saúde na região.
  • Gestão do conhecimento e troca de informações.
  • Ações conjuntas para fazer frente aos impactos das mudanças climáticas na região.

Para este trabalho e execução conjunta de ações, os países estão comprometidos financeiramente, porém, para uma abrangência maior em sua área geográfica, a OTCA procura o financiamento com aliados e parceiros estratégicos, para alcançar um maior impacto com efeitos multiplicadores para seus habitantes e para a natureza.

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, entre outros acordos internacionais, são elementos que se integram às ações definidas como parte da estratégia de trabalho da OTCA.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]