Orientação Parental de TV

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde agosto de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde agosto de 2010).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.

O sistema de TV Parental Guidelines, ou traduzido como Orientação Parental de TV foi proposto pela primeira vez em 19 de dezembro de 1996 pelo Congresso dos Estados Unidos, a indústria da televisão e também pela Federal Communications Commission (FCC), que entrou em vigor em 1º de janeiro de 1997 na maioria das grandes transmissões e redes de TV a cabo dos Estados Unidos, em resposta às preocupações do público, cada vez mais de conteúdo sexual explícito, violência gráfica e palavrões fortes em programas de televisão. Foi estabelecido como um sistema de participação voluntária, com avaliações a ser determinado pela transmissão individualmente dos participantes e as redes de cabo.

Ele foi projetado especificamente para ser usado com o chip-V, que foi mandado para ser construída em todas as televisões fabricadas desde 2000, mas as próprias orientações não têm força jurídica e não se aplicam a notícias ou programas desportivos, impedindo assim como redes CNN, Fox News, ESPN e Fox Sports de aplicarem o sistema de classificação, juntamente com a maioria dos infomerciais (que são classificados os mesmos intervalos regulares de publicidade comercial, que também não é avaliado), mas recentemente, esta regra tem deixado de aplicar algumas notícias de entretenimento e revistas eletônicas como Extra Access Hollywood que todos carregam agora a classificação "PG-TV" e principalmente devido ao conteúdo de fontes externas, incluindo programação de televisão que a realidade é muitas vezes superior ao limiar de TV-G.

Classificações[editar | editar código-fonte]

TV-Y[editar | editar código-fonte]

(Conteúdo infantil)

TV-Y icon.svg

Animações ou live-actions infantis, os temas e os elementos neste programa são projetados especificamente para um público muito jovem, incluindo crianças de idades 2 a 6. Esses programas não são esperados para assustar as crianças mais novas. São exemplos de programas emitidos esta classificação incluem Vila Sésamo, Barney e seus amigos, Dora, a Aventureira, Bob Esponja, Go, Diego, Go e Backyardigans.

TV-Y7[editar | editar código-fonte]

(Não recomendado para menores de 7 anos)

TV-Y7 icon.svg

Esta classificação pode não ser apropriadas para algumas crianças com menos de 7 anos. Esta avaliação pode incluir humor suave, violência animada leve, ou conteúdo considerado demasiado assustador ou controverso para ser mostrado às crianças menores de 7 anos.

TV-Y7-FV[editar | editar código-fonte]

(Não recomendado para menores de 7 anos com violência de fantasia)

TV-Y7-FV icon.svg

Quando uma animação tem visivelmente mais violência de fantasia, ele é classificado como "TV-Y7-V". Exemplos: Digimon, Pokémon (depois de ser transferida para o Cartoon Network, onde na WB Kids foi anteriormente avaliado como "TV-Y"), Power Rangers, e a série Sonic X. A maioria das animações japonesas ou animes dublados e dirigido para crianças nos Estados Unidos, são sugeridas com esta classificação.

TV-G[editar | editar código-fonte]

(Recomendado para todos os públicos)

TV-G icon.svg

Embora, esta classificação não é muito usado para ser atribuído nas animações especificamente para crianças, a maioria dos pais podem deixar as crianças mais jovens assistir este programa autônomo. Contém pouca ou nenhuma violência, linguagem leve e pouco ou nenhum diálogo sexual. Redes de informações como jornais é geralmente classificado como "TV-G". Programas direcionados a pré-adolescentes e adolescentes na Nickelodeon e na Disney Channel estão classificados como "TV-G".

TV-PG[editar | editar código-fonte]

(Classificação destinada com a orientação parental)

TV-PG icon.svg

Esta classificação significa que o programa pode não ser adequado para crianças menores sem a orientação dos pais. Muitos pais podem querer vê-lo com seus filhos mais jovens. Vários conteúdos meio não apropriados são classificados como "PG-TV" para conteúdos familiares, diálogos, humor sugestivos e linguagem inapropriada. Alguns seriados do horário nobre, como Everybody Loves Raymond, Os Simpsons, Futurama, The Looney Tunes Show, Seinfeld e a série Dragon Ball geralmente classificado como "PG-TV". Desde 2008, todas as programações do WWE (incluindo o seus Pay-Per-Views) foram classificados como "TV-PG" (que eram anteriormente como "TV-14", mas a classificação foi alterada para atrair mais o público).

A classificação PG-TV podem ser acompanhadas por um ou mais das seguintes sub-classificações:

  • D para diálogos
  • L para linguagem inapropriada leve ou infrequente
  • S para algumas situações sexuais
  • V para violência moderada ou infrequente

TV-14[editar | editar código-fonte]

(Não recomendado para menores de 14 anos)

TV-14 icon.svg

Os pais estão dispostos a exercer um maior cuidado no acompanhamento do programa e são advertidos contra deixar as crianças de qualquer idade nas horas muito tarde. A classificação "TV-14" podem ser acompanhadas por um ou mais das seguintes sub-classificações:

  • D para diálogos
  • L para liguagem inapropriada leve ou infreqüente
  • S para situações sexuais moderada
  • V para violência leve ou intensa

Muitos programas que estão no ar depois de 21:00, a maioria estão classificados como "TV-14", incluindo "The Tonight Show" e "Saturday Night Live". Alguns filmes classificado como "PG-13" ou "R" são classificados como TV-14 na televisão americana, quando é editado para a transmissão. Animes como Bleach e Inuyasha é alternativamente classificado entre "TV-PG" ou "TV-14". Total Nonstop Action Wrestling ou TNA tem a classificação de "TV-14" em todos os seus programas, devido à sua violência, conteúdo sexual e de diálogo, ao contrário de seu concorrente, o WWE que tinha a classificação de "TV-14" e depois foi mudada para "TV-PG".

Programações ao vivo nas televisões, como cerimônias de premiações, shows e algumas promoções são por vezes classificado como "TV-14", por causa da possibilidade de que a profanidade ou sugestivo diálogo pode ocorrer.

TV-MA[editar | editar código-fonte]

(Audiência madura - não recomendado para menores de 17 anos)

TV-MA icon.svg

A classificação "TV-MA", o programa não é adequado para menores de 17 anos. Esta classificação foi originalmente como "RV-M" no início de 1997, mas foi alterado devido a uma disputa de marca e de remover a confusão com o "M" da ESRB, empresa de classificação para jogos. O programa pode conter muita violência, palavrões fortes, diálogos sexuais, nudez e/ou conteúdo sexual forte. A maioria dos programas de televisão que levam esta classificação estão na TV a cabo e TV via satélite, a rede de televisão raramente vai ao ar a programação que justifiquem desta tal classificação, devido à Federal Communications Commission, indecência e obscenidade diretrizes que impedem a maior parte deste tipo de programação de aeração em televisão.

A classificação "TV-MA" podem ser acompanhadas por um ou mais das seguintes sub-classificações:

  • L para liguagem inapropriada intensa
  • S para atividade sexual
  • V para violência intensa

Não há nenhum D (diálogo sugestivo) de sub-classificação para a "TV-MA", apesar de alguns canais, como Comedy Central, Spike TV, Logo e IFC, irá usar o "D" de sub-classificação.

Sub-classificações usadas[editar | editar código-fonte]

Algumas classificações são acompanhadas pelas sub-classificações dependendo pelos conteúdos dos programas.

Classificação Violência (V) Linguagem inapropriada (L) Conteúdo sexual (S) Diálogo (D) Violênca Fantasia (FV)
TV-Y Crystal Clear action button cancel.png (não-usado) Crystal Clear action button cancel.png (não-usado) Crystal Clear action button cancel.png (não-usado) Crystal Clear action button cancel.png (não-usado) Crystal Clear action button cancel.png (não-usado)
TV-Y7 Crystal Clear action button cancel.png (usado até 2003) Crystal Clear action button cancel.png (usado até 2003) Crystal Clear action button cancel.png (não-usado) Crystal Clear action button cancel.png (não-usado) Crystal Clear app clean.png (usado exclusivamente)
TV-G Crystal Clear action button cancel.png (não-usado) Crystal Clear action button cancel.png (não-usado) Crystal Clear action button cancel.png (não-usado) Crystal Clear action button cancel.png (não-usado) Crystal Clear action button cancel.png (não-usado)
TV-PG Crystal Clear app clean.png (usado) Crystal Clear app clean.png (usado) Crystal Clear app clean.png (usado) Crystal Clear app clean.png (usado) Crystal Clear action button cancel.png (não-usado)
TV-14 Crystal Clear app clean.png (usado) Crystal Clear app clean.png (usado) Crystal Clear app clean.png (usado) Crystal Clear app clean.png (usado) Crystal Clear action button cancel.png (não-usado)
TV-MA Crystal Clear app clean.png (usado) Crystal Clear app clean.png (usado) Crystal Clear app clean.png (usado) Crystal Clear action button cancel.png (usado até 1998, em alguns canais ainda usam)* Crystal Clear action button cancel.png (não-usado)

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]