Oriental Futebol Clube

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Oriental de Três de Maio
OrientalFC.png
Nome Oriental Futebol Clube
Alcunhas Alviverde
Torcedor/Adepto Alviverde
Mascote Periquito
Fundação 25 de novembro de 1925
Estádio Estádio Reinoldo Selzler

(Estádio da Baixada)

Localização Bandeira-tresdemaio Três de Maio Rio Grande do SulRio Grande do Sul Brasil Brasil
Presidente Gerson Luis Daniel
Treinador -
Material (d)esportivo Brasil Squema Sports
Competição Rio Grande do Sul Amador
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
editar

Oriental é uma equipe de futebol brasileiro fundada em 25 de Novembro de 1925, na cidade de Três de Maio, localizado no noroeste do Rio Grande do Sul Brasil.

História[editar | editar código-fonte]

Era início de nossa terra, num pedacinho de chão do Rio Grande do Sul. Um grupo de desbravadores decidiu fundar uma agremiação esportiva. O então foot-ball (em inglês "pé de bola") já despertava a paixão dos brasileiros imigrantes.

O grupo de esportistas familiarizados com o esporte reuniu-se. E do encontro surgiu o Orietal Foot-Ball Club. A primeira ata registrada foi no mês de julho de 1925. No entanto, ninguém sabe explicar porque o aniversário é comemorado em 25 de novembro. Datas à parte, nas primeiras décadas o Oriental realizava apenas jogos amistosos com equipes desta região (Cruz Alta, Santo Ângelo, Santa Rosa e Cerro Largo, entre outras). No final dos anos 40 e início de 50, inicia sua participação no Campeonato Municipal de Santa Rosa.

Os principais adversários eram as equipes do Aliança e do Paladino, com os quais travou grandes embates. Com o movimento emancipacionista de Três de Maio e sua consequente concretização na metade dos anos 50, o Oriental filiou-se a antiga Federação Rio-Grandense de Futebol, iniciando sua participação no Estadual de Amadores, utilizando seu Estádio da Baixada, mais tarde denominado "Reinoldo Selzler". A construção do Estádio Municipal, inaugurado em dezembro de 1959 com clássico ijuiense Gaúcho x São Luiz, ensejou a fundação de outras agremiações. Na preliminar do clássico, um time de Três de Maio, utilizando camisetas do Colégio Pio XII, entregou o Paladino de Santa Rosa.

Uma curiosidade: para o jogo inaugural do Estádio Municipal havia sido convidado o Grêmio que enfrentaria o Oriental. O jogo não foi realizado por desistência do Oriental, por motivos controvertidos e polêmicos, segundo comentários na época.

O novo estádio oportunizou o imitente surgimento de uma segunda força no nosso futebol de Três de Maio. Foi assim que uma plêiade de desportistas, alguns dissidentes do Oriental, decidiu-se pela fundação de outro clube.

Hoje atualmente o Oriental atua em competições regionais e estaduais.

Títulos[editar | editar código-fonte]

NACIONAIS
Competição Títulos Temporadas
Brasil Copa Kaiser 1 2002

Rivalidade[editar | editar código-fonte]

  • O clássico Botal, jogo realizado pelo Oriental e Botafogo, rivalidade entre as duas equipes e muito grande na cidade de Três de Maio,praticamente divide a cidade entre os dois clubes, a rivalidade existe há mais de 50 Anos.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Bandeira de BrasilSoccer icon Este artigo sobre clubes brasileiros de futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.