Orlando Duarte

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Orlando Duarte
Nome completo Orlando Duarte Figueiredo
Outros nomes O Eclético
Nascimento 18 de fevereiro de 1932
Rancharia
Nacionalidade Brasileiro, casado.
Ocupação jornalista, escritor e historiador.

Orlando Duarte (Rancharia, 18 de fevereiro de 1932) é um jornalista esportivo do Brasil. É um dos mais completos cronistas esportivos do Brasil.

Atuando por muito tempo no rádio e na televisão de São Paulo e escrevendo uma coluna distribuída por todo o pais, já cobriu 14 campeonatos mundiais de futebol, dez jogos olímpicos e campeonatos de vários esportes.[1] Orlando Duarte cobriu todas as Copas do Mundo durante o período entre 1950 e 2006, se tornando amigo pessoal de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé. Orlando Duarte escreveria a biografia oficial do jogador anos depois.

O consagrado cronista sempre é requisitado para falar de sua experiência em Jogos Pan-Americanos. Escreveu 32 livros sobre a história e as regras de diversos esportes, conhece 50% do mundo e preencheu 17 passaportes. Vestiu as camisas das rádios Bandeirantes (duas vezes), Jovem Pan, Trianon e Gazeta, além das TVs Cultura (que dirigiu), Jovem Pan UHF, SBT, Globo, Band e Gazeta.

Na mídia impressa, militou em A Gazeta Esportiva, A Gazeta, Mundo Esportivo, A Gazeta Esportiva Ilustrada, O Tempo, Última Hora e Diário da Noite.

Orlando Duarte é um dos narradores no documentário Pelé Eterno e o único narrador no documentário Fifa Fever.

Orlando Duarte tem quatro filhos e seis netos. Apresentou até o início de 2011 o programa Câmara Esporte Clube na TV Câmara SP. Atualmente, se dedica apenas à carreira de escritor.

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Orlando Duarte

Notas

  1. E. Santos e E.Vália. «Terceiro tempo». Consultado em 5 de agosto de 2011 
Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) jornalista é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

[1] The Encyclopedia of World Cup Soccer, 1994. Anos antes, lançou Todas as Copas do Mundo. Escreveu o Livro, Fried XS Pelé em 2000 História dos Esportes, em 2000 Futebol Regras e Comentários em 2003.

Futebol Histórias e regras, Palmeiras, Alviverde Imponente, Corinthias, o time da Fiel, São Paulo Futebol CLube, o Supercampeão. Ainda escreveu, apaixonado pelo rádio como sempre foi e onde começou sua carreira, Na mesma Sintonia. Lusa, Uma História de Amor. E Orlando não parou por aí...

  1. Orlando Duarte, torcedor da Lusa. Apaixonado por futebol e muitos outros esportes. Viajou para mais de 101 países. Lançou livro em vários lugares do mundo, incluindo lançamento na B. Nobles de da 5* avenida, em NY, pela editora MGroll Hill, em parceria com a Mackron de Milton Mira.