Orodreth

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

No universo mitológico de J. R. R. Tolkien, Orodreth foi um elfo que viveu na Primeira Era, era filho de Angrod e sobrinho de Finrod Felagund, chegou a ser um governante do Reino de Nargothrond.

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Seu nome em Quenya era Artaresto. Orodreth nasceu em Valinor, seus pais eram Angrod e Eldalótë, uma dama Noldorin cujo nome em Sindarin tornou-se Edhellos. Juntamente com Idril, filha de Turgon, e Celebrimbor, filho de Curufin, ele era um dos três membros da família real Noldorin de terceira geração a vir para o exílio.

Orodreth guardava a ilha de Minas Tirith no Vale do Sirion até Sauron invadir a ilha e transformá-la em Tol-in-Gaurhoth. Orodreth, então, refugiou-se ao sul de Nargothrond.

Quando Beren veio a Nargothrond, Finrod foi com ele em sua demanda pela Silmaril. Contudo, Celegorm e Curufin os Filhos de Fëanor também foram a Nargothrond, e forçaram Finrod a renunciar a sua coroa. Orodreth a tomou, governando na condição de regente, mas os filhos de Fëanor eram os verdadeiros donos do poder.

Quando chegaram as notícias de que Finrod estava morto, os filhos de Fëanor foram expulsos de Nargothrond, e Orodreth tornou-se seu líder.

Quando Túrin Turambar chegou em Nargothrond ele gradualmente conquistou a sua liderança, e Orodreth não possuía mais nenhum poder real, mesmo ainda sendo "Senhor" no nome.

Orodreth era pai de Finduilas, e morreu lutando contra as hostes de Morgoth e Glaurung na Batalaha de Tumhalad.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

A Casa de Finarfin[editar | editar código-fonte]

Finwë
 
Indis
 
Olwë
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Fingolfin
 
Finarfin
 
Eärwen
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Finrod
 
Angrod
 
Aegnor
 
Galadriel
 
Celeborn
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Orodreth
 
 
 
Elrond
 
Celebrían
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Finduilas
 
Gil-galad
 
 
 
 
 
 
 
 

As versões mais antigas do Legendarium[editar | editar código-fonte]

Nas versões mais antigas do legendarium (como é detalhado na série "HoME" the History of Middle-earth, Orodreth era um personagem mais importante, e era o Rei original de Nargothrond. No entanto, sua importância foi diminuindo através do tempo.

No Silmarillion publicado, Orodreth é filho de Finarfin, com o nome em Quenya, Artanáro. Isso se deve a uma revisão editorial feita por Christopher Tolkien, nas bases do Legendarium, para que estas se encaixassem completamente às revisões mais recentes dos textos feitas por seu pai. Gil-galad, que mais tarde seria o Alto-Rei dos Noldor, seria seu filho, No entanto, ele se tornou o filho de Fingon no Silmarillion publicado. Uma ideia mais antiga era que o filho de Orodreth se chamaria Hallas, mas foi substituído por Gil-Galad.