Orquestra Sinfônica de Hamburgo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A Orquestra Sinfônica de Hamburgo (em alemão: Hamburger Symphoniker) é uma orquestra alemã baseada em Hamburgo, Alemanha.

História[editar | editar código-fonte]

Fundada em 1957 é uma das três maiores orquestras da cidade. O primeiro concerto da orquestra aconteceu dia 16 de Outubro de 1957 sob a direção do primeiro maestro Robert Heger. Heger serviu nesse posto até 1961. Os seus sucessores incluem Carlos Kalmar (1987 - 1991), Miguel Gómez-Martinez (1992 - 1999) e Yoav Talmi (2000 - 2004).[1] O principal maestro convidado foi István Kertész. De 2004 até 2007 Andrey Boreyko foi o maestro principal e desde 2008 o maestro principal da orquestra é Jeffrey Tate.

A orquestra também trabalhou e continua a trabalhar com regularidade com maestros como Charles Mackerras, Christian Thielemann, Horst Stein, David Afkham, Pratick Lange, Michael Francis e Philippe Jordan, assim como alguns dos maiores solistas, como Christian Tetzlaff, Elisabeth Leonskaja, Frank Peter Zimmermann, Andrej Hoteev[2] ,Edita Gruberova, Placido Domingo e Grace Bumbry.

Além da temporada regular de concertos Sinfónicos e de Música de Câmara na Laeiszhalle a Orquestra Sinfónica de Hamburgo apresenta-se regularmente também na Ópera Estatal de Hamburgo. Todos os verões a Orquestra apresenta os famosos "Rathaus Konzert" (Concertos da Câmara Municipal) efetuados no átrio da Câmara Municipal geralmente com lotação esgotada. A orquestra também fez turnês pela Grã-Bretanha, Itália, França, Espanha, Escandinávia, Polônia, Turquia e Estados Unidos da América. Em Abril de 2013 apresentou-se em três concertos lotados na "Grosses Festspielhaus" em Salzburg com obras de Felix Mendelssohn e W.A.Mozart.

Aquando da inauguração da Elbphilharmonie prevista para 2017, a Orquestra Sinfónica de Hamburgo passará a ser a Orquestra residente da Laeiszhalle.

Maestros chefes[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]