Orville Gibson

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Orville H. Gibson
Nascimento 1856
EUA
Morte 21 de agosto de 1918 (62 anos)
Chateaugay, Nova Iorque, EUA
Nacionalidade estadunidense Estados Unidos
Ocupação luthier

Orville H. Gibson (185621 de agosto de 1918) foi um luthier estadunidense, fundador da Gibson, na cidade de Kalamazoo, Michigan, em 1902.

Orville começou a fabricar instrumentos em sua oficina caseira em 1894, em Kalamazoo. Sem nunca ter tido aulas, Orville criou um estilo completamente novo de bandolins e guitarras, com tampões arqueados como os dos violinos. Suas criações foram tão diferentes que ele conseguiu uma patente de seu design. Mais importante, eles tinham o som mais alto e eram mais duráveis que seus concorrentes, e os músicos rapidamente começaram a sobrecarregá-lo com encomendas, uma vez que ele trabalhava sozinho.

Seguindo a força das idéias de Gibson, cinco empresários de Kalamazoo formaram a Gibson Mandolin Guitar Mfg. Co. Ltd. em 1902. Num curto período de tempo, expediu-se uma ordem para que se pagasse a Orville Gibson "por seus serviços prestados à companhia", e após isso não há indicações claras se Orville continuou a trabalhar em tempo integral na companhia ou apenas deu consultoria. Orville era considerado excêntrico e questionou-se através dos anos se ele não sofria de algum transtorno mental.

A partir de 1908, Orville Gibson passou a ganhar um salário de 500 dólares pela Gibson Mandolin-Guitar Manufacturing Co. (hoje equivalente a 20.000 dólares). Ele passou por vários internamentos em hospitais entre 1907 e 1911, até que foi hospitalizado pela última vez em 1916, no hospital psiquiátrico St. Lawrence, vindo a morrer em 21 de agosto de 1918.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]