Os 12 Trabalhos de Astérix

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Les Douze Travaux d'Astérix
No Brasil Os 12 Trabalhos de Astérix[1][2]
Em Portugal Astérix e os 12 Trabalhos[3]
Os 12 Trabalhos de Astérix[4]
 França
1976 •  cor •  82 min 
Direção René Goscinny
Albert Uderzo
Roteiro Pierre Tchernia
Albert Uderzo
Género filme de aventura
filme infantil
Música Gérard Calvi
Idioma língua francesa
Site oficial

Os 12 Trabalhos de Astérix (em francês: Les Douze Travaux d'Astérix) é um filme de animação francês de René Goscinny e Albert Uderzo, com a co-direção de Pierre Watrin e o roteiro co-escrito por Pierre Tchernia e estreio no dia 20 de outubro de 1976. O filme foi produzido pelo estúdio de animação Studios Idéfix cujos donos são dos mesmos criadores de Asterix, e é o único filme a usar o processo de xenografia.

O cenário de Pierre Tchernia, René Goscinny e Albert Uderzo é inspirado na banda desenhada Astérix. É o único filme do Asterix até hoje (animado ou live-action) baseado em um roteiro original e não em material de qualquer das histórias originas da série. Mais tarde, no entanto, foi adaptado em uma álbum pelo irmão de Albert Uderzo, Marcel Uderzo, como um livro ilustrado e uma série de doze livros para jovens leitores.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Em 50 A.C., na Gália ocupada pelos romanos, uma pequena aldeia resiste ainda e sempre ao invasor. Após a derrota dos Romanos numa batalha contra os Gauleses, um legionário afirma que estes não conseguiriam resistir ao Império Romano, excepto se fossem deuses. De modo a conter estas insinuações, Júlio César lança aos gauleses um desafio baseado nos 12 trabalhos de Hércules. Asterix e Obelix são chamados para realizar os trabalhos com uma condição, se eles ganharem César dará o controle do Império Romano para eles e se perderem em uma ou todas as tarefas, os gauleses se renderão.

Dubladores Originais[editar | editar código-fonte]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre um filme francês é um esboço relacionado ao Projeto Entretenimento. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.