Os 3 do Nordeste

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Os 3 do Nordeste ou Os Três do Nordeste, é um trio de cantores, instrumentistas e compositores de forró do Brasil.

Inicialmente o grupo foi batizado de Trio Estrela do Norte, depois passou a se chamar de Trio Luar do Sertão e, finalmente, Os 3 do Nordeste. O grupo originalmente foi formado em Campina Grande, na Paraíba, no ano de 1969. Tinha os seguintes integrantes: Parafuso, Zé da Ema e Zé Pacheco. Logo o trio mudou-se para o Rio de Janeiro onde faziam frequentemente shows na Central do Brasil.

Em 1972, o Trio Nordestino havia saído da CBS para a gravadora Copacabana e Abdias, que era o produtor musical para o nordeste, estava a procura de um cantor ou de um trio para substituí-los, então Jackson do Pandeiro indicou o trio Luar do Sertão para a vaga. O trio foi convidado a fazer um teste. Zé Pacheco era o vocalista até então, mas a pedido de Abdias, Zé Cacau assumiu os vocais a partir daí. Em 1974, através da Entré/CBS, Os 3 do Nordeste lançaram seu primeiro LP intitulado É Proibido Cochilar.[1]

O trio continuou lançando álbuns e se consagrou nesse ramo da música popular brasileira. Em 1978, já transferidos para o selo Uirapuru/CBS, o trio obteve grande sucesso nacional com o xote “Por debaixo dos panos” de Cecéu, que recebeu diversas gravações, entre as quais a do cantor Ney Matogrosso. Também foram sucesso neste LP (chamado de “Forró do Poeirão”) os baiões “Forró do poeirão”, de Antônio Barros, e “Bicho homem”, de Cecéu.[2]

Essa formação durou até 1979, quando Zé Cacau saiu, deixando seu lugar para Erivan Alves Almeida (Mestre Zinho), que ficou na formação do trio até o final da década de 80, dando lugar então a Marrom. Depois dessa fase e até os dias de hoje o trio passou por algumas alterações, preservando apenas como integrante original o Parafuso.

Os 3 do Nordeste
Informação geral
Origem Nordeste
País  Brasil
Gênero(s) Forró
Período em atividade 1972-
Gravadora(s) Entré/CBS
Copacabana
Unacam
Art Show
Afiliação(ões) Jackson do Pandeiro
Integrantes Deda Silva (vocal e Triangulo)
Luka Batera (Zabumba)
Hedran Barreto (sanfona)
Ex-integrantes Zé Pacheco (sanfona) / Zé da Ema (vocal) / Zé cacau (vocal) / Zinho (vocal) / Aécio (vocal) / Marrom (vocal) / Assum Preto (vocal) / Guarabira (sanfona) / Dida Pachequinho (sanfona) / Pingo (sanfona) / Adriano Silva (sanfona) / Parafuso (zabumba)

No dia 03/10/2016 durante uma turnê na Europa, o trio perdeu um dos seus fundadores Carlos de Albuquerque Melo (Parafuso), o último da formação original, faleceu em Colônia, na Alemanha depois de sofrer um AVC aos 76 anos.

Atualmente o trio é composto por Erivan Alves Almeida, José Pacheco Marinho Filho e Carlos de Albuquerque Melo.

Referências

Flag of Brazil.svgGuitarra masc.png Este artigo sobre uma banda ou grupo musical do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.