Os Azeitonas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Os Azeitonas
Informação geral
Origem Porto
País  Portugal
Género(s) Rock alternativo, Power Pop, Música popular
Período em atividade 2002 – actualmente
Gravadora(s) Maria Records, Pompa & Circunstância (2005–2012)
EMI Music Portugal / Parlophone (2013–presente)
Influência(s) Neil Diamond, Rui Veloso
Página oficial www.osazeitonas.com
Integrantes
Marlon (Mário Brandão)
Nena (Luísa Barbosa)
Miguel A.J. (Miguel Araújo)
Salsa (João Salcedo)
Ex-integrantes
Bárbara Cáius

Os Azeitonas são uma banda portuguesa de rock alternativo do Porto, formada em 2002. A banda é constituída por Miguel A.J. Araújo (vocalista e guitarra), Mário Marlon Brandão (vocalista), Luísa Nena Barbosa (vocalista) e João Salsa Salcedo (vocalista e teclado). Eles lançaram cinco álbuns de longa duração e um DVD.

A banda é conhecida pelos seus singles bem sucedidos "Quem És Tu Miúda", "Anda Comigo Ver os Aviões", "Café Hollywood", "Ray-Dee-Oh" e "Tonto por Ti". O quinto álbum da banda, AZ, foi lançado a 8 de Julho de 2013 pela Parlophone, sucessora da EMI Music Portugal. A banda já foi nomeada para dois prémios Best Portuguese Act dos MTV Europe Music Awards.

História[editar | editar código-fonte]

Com origens que remontam a 2002, numa altura em que não passava de uma brincadeira entre amigos, a banda nasceu para os discos pela mão de Rui Veloso. Em 2005, e com produção da Maria Records, propriedade do conceituado cantor e compositor nortenho, nasce o primeiro álbum da banda. O álbum Um Tanto ou Quanto Atarantado foi lançado em Julho de 2005 pela editora Maria Records. Em Agosto de 2006 lançaram, apenas online, o single "Sílvia Alberto" que permaneceu algumas semanas em 1.º lugar no top de downloads.[1] No mesmo formato seguiram-se outras canções como "Queixa ao Pai Natal" (Natal de 2006) e "Queixa a Cupido" (Fevereiro de 2007).[1]

Em Dezembro de 2007 retomaram as edições com Rádio Alegria que foi distribuído no formato de livro com a inclusão de um CD. Neste álbum encontram-se algumas das mais famosas músicas d'Os Azeitonas como "Quem és Tu Miúda", "Nos Desenhos Animados (Nunca Acaba Mal)" ou "Mulheres Nuas".

Depois de dois álbuns lançados (em formato físico e digital), pela Maria Records, editaram o trabalho Salão América para download gratuito no seu site. Dentro deste trabalho constam os sucessos "Anda Comigo Ver os Aviões", "Café Hollywood" e "Dança, Menina Dança".

Em 2011 é lançado o DVD Em Boa Companhia Eu Vou, gravado ao vivo em Dezembro de 2010. O registo vem acompanhado com a primeira edição física (em CD) do álbum Salão América. O disco chegou, em 2012, até ao segundo lugar do top de vendas em Portugal. [2]

O tema "Anda Comigo Ver os Aviões" torna-se um grande sucesso após ser cantado por um concorrente do programa Ídolos. Foi também adaptado por Vasco Palmeirim, do programa da manhã da Rádio Comercial, numa sátira ao Pingo Doce com nome de "Anda comigo ver as promoções".

Em Maio de 2012, Miguel Araújo, que integra os Azeitonas sobre o nome artístico de Miguel AJ, lançou o seu primeiro álbum a solo.

Em Abril de 2013 foi criado um grupo de fãs oficial denominado de Os Azeitolas, actualmente o grupo só se encontra com uma página de Facebook.

O grupo foi nomeado para o título de Best Portuguese Act nos MTV Europe Music Awards de 2012,[3] que viria a ser ganho pela cantora Aurea.[4]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns de estúdio[editar | editar código-fonte]

Videografia[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b Biografia (em português). O blog dos Azeitonas. Página visitada em 11 de Dezembro de 2013.
  2. www.acharts.us, visitada a 16 de setembro de 2012
  3. Amor Electro, Aurea, Klepht, Mónica Ferraz e Os Azeitonas são os eleitos. MTV EMAs 2012 decorrem em Frankfurt a 11 de novembro (em português). MTV.pt. Página visitada em 19 de setembro de 2012.
  4. MTV: Aurea vence «Best Portuguese Act» pela segunda vez (em português). tvi24.iol.pt. Página visitada em 15 de outubro de 2012.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]