Os Flintstones

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde julho de 2011). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)


The Flintstones
Os Flintstones (PT/BR)
The Flintstones.jpg

Da esq.: Fred, Dino, Wilma, Pedrita, Bambam, Betty e Barney.
Informação geral
Formato Série de desenho animado
Duração aprox. 30 minutos
País de origem  Estados Unidos
Idioma original Inglês
Produção
Elenco Alan Reed
Jean Vander Pyl
Mel Blanc
Bea Benaderet
Gerry Johnson
Tema de abertura Meet the Flintstones de Hoyt Curtin
Exibição
Emissora de
televisão original
Estados Unidos ABC
Transmissão original 30 de setembro de 1960 - 1 de abril de 1966[1]
N.º de temporadas 6
N.º de episódios 166

Os Flintstones (em inglês: The Flintstones) foi uma série de televisão animada produzida pela Hanna-Barbera de 1960 a 1966 e criada por Willian Hanna e Joseph Barbera.O desenho retrata o cotidiano de uma família de classe média da Idade da Pedra. Calcula-se que já foi assistido por 300 milhões de espectadores em 80 países, sendo dublado em 22 idiomas.

No desenho animado, a família Flintstone vive na cidade pré-histórica de Bedrock ("canteiro de pedras", em inglês). Fred, o chefe da família, trabalha numa pedreira, dirige um carro com rodas de pedra, cuja propulsão são os seus pés, e tem um dinossauro, chamado Dino, como animal de estimação. A família vizinha são seus amigos, o casal Rubble, que possui um híbrido de canguru e dinossauro como animal de estimação, Hoppy. Com o tempo, surgiram Pedrita (Pebbles), a filha dos Flintstones, em 1962, e Bam-Bam, filho adotivo dos Rubbles, em 1963.[2]

Exibida pela primeira vez em 30 de setembro de 1960, Os Flintstones foi a primeira e a mais duradoura série animada de comédia de todos os tempos. Foram seis temporadas. Também foi a primeira animação (2D) a exibir uma história contínua num episódio de meia hora, ao contrário dos desenhos animados até então, bem mais curtos. E mais: foi a primeira série de animação exibida em horário nobre, transformando a empresa Hanna-Barbera Productions, criadora da série, num dos maiores estúdios de Hollywood.[2] A série foi o primeiro desenho do mundo a ser exibido a noite, e por causa do sucesso em 2007, o Sistema Brasileiro de Televisão passou no horário das 21h25.

História[editar | editar código-fonte]

Anúncio publicitário dos cigarros Winston, nos créditos finais de Os Flintstones, de 1960.

Os Flintstones foi uma criação dos estúdios Hanna-Barbera inspirada na sitcom The Honeymooners e na animação Stone Age Cartoons. Várias piadas de Stone Age são retomadas em Flintstones, como os jornais de pedra e o uso de animais como eletrodomésticos.[3]

A série é construída como uma versão fantástica do passado remoto, com o uso da tração animal e outras tecnologias anteriores à era industrial, e materiais como peles, madeira e pedra, embora os humanos tenham hábitos semelhantes aos de uma família moderna do século XX. Nesse cenário anacrônico, o homem convive com dinossauros e mamutes.

Os Flintstones era, originalmente, uma série direcionada ao público adulto. Nos dois primeiros anos de produção, o desenho era fortemente ligado à marca de cigarros Winston, e as personagens apareciam fumando em anúncios publicitários. A série mudou seu público-alvo para os jovens e crianças a partir da terceira temporada, quando nasceu a personagem Pedrita. O principal patrocinador passara a ser a fabricante de sucos de uva Welsh's, e os episódios adquiriram uma orientação mais familiar.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Bonecos de Wilma e Fred.
Bonecos de Betty e Barney.

Os Flintstones moram em Bedrock, uma cidade com 2.500 habitantes, no ano 1.040.000 A.C.

Fred Flintstone ganha a vida como operador de dinossauro da Slaterock Gravel Company. É casado com Wilma e pai de Pedrita, sendo exímio jogador de boliche e membro da confraria dos Búfalos d'Água. Seu patrão é o Senhor Pedregulho. O prato preferido de Fred é o Brontossaurobúrguer (ou Brontoburguer) com Cactus-Cola e também Costelas de Brontossauro. Nos episódios, Fred sempre entra em confusão. Seu famoso bordão é "yabadabadoo".

Fred é casado com Wilma Flintstone, uma exímia dona-de-casa, mãe de Pedrita. Sua melhor amiga é Betty Rubble, sua vizinha. Vilma já pensou em trabalhar fora várias vezes, mas seu marido Fred é contra. Na série animada, Vilma é da classe operária, assim como Fred; porém, no filme Viva Rock Vegas, ela é caracterizada como sendo de família rica. Pedrita, filha do casal, anos mais tarde, casa-se com Bambam Rubble ao tornar-se adulta. A mãe de Vilma, Pearl Slaghoople, visita freqüentemente a família, trazendo aborrecimentos constantes a Fred, dando continuidade ao eterno, universal e engraçadíssimo conflito entre sogra e genro. O mascote da família Flintstone, Dino, sempre lambe seu dono quando ele chega do trabalho, derrubando-o no chão, para desespero de Fred.

O melhor amigo de Fred é Barney Rubble, com quem sempre acaba brigando. Barney é casado com Betty e pai adotivo de Bambam. Se Fred faz alguma trapalhada, Barney estará junto, mesmo contra a sua vontade, pois Fred geralmente o mete em enrascadas mesmo quando ele não quer. Ainda quando o Barney tem uma boa idéia, Fred a toma para si. É costumeiramente chamado de "nanico" por Fred.

Esposa de Barney, Betty Rubble, cujo nome de solteira é Betty McBricker, é uma mulher devotada ao esposo. Mãe adotiva de Bambam, tem a vizinha Wilma Flintstone como sua melhor amiga. As duas, aliás, diversas vezes acabam tirando Fred e Barney das enrascadas e confusões em que se meteram. Betty tem um senso crítico mais apurado que seu ingênuo marido em relação a Fred.

Bambam Rubble é o filho adotivo de Barney e Betty, conforme mostrado em episódio da série. Ele foi deixado à porta da casa dos Rubbles logo após o nascimento de Pedrita. Conhecido por sua força descomunal, ele ama Pedrita desde a infância.

Hoppy, um híbrido de canguru e dinossauro, é o mascote dos Rubbles. No primeiro episódio em que apareceu, foi confundido com um rato gigante por Fred na garagem dos Rubbles. A confusão de um canguru com um rato de tamanho descomunal também ocorreu em outro desenho famoso da Warner, com o personagem Frajola: um rato e um filhote de canguru.

Dublagem[editar | editar código-fonte]

Vozes originais da primeira série norte-americana[editar | editar código-fonte]

Dublagem brasileira[editar | editar código-fonte]

A Screen Gems, de propriedade da Columbia Pictures, foi a primeira empresa a distribuir e dublar programas para a televisão brasileira. Para este fim, montou-se um estúdio de dublagem no Brasil chamado Gravasom. Mais tarde, o estúdio mudou de nome para Arte Industrial Cinematográfica, a AIC. Os Flintstones foi um dos primeiros desenhos a ser dublado no Brasil.

De acordo com os dubladores mais antigos, a voz do Fred era a natural de Marthus Mathias, e, por ser a que mais se aproximava do dublador original, pegou o personagem.

Episódios[editar | editar código-fonte]

Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade. Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Primeira Temporada[editar | editar código-fonte]

01- Invenções de Marido

02- Quem é Vivo Sempre Aparece

03- Nadando Contra a Maré

04- Amigos, Amigos... Negócios á Parte

05- Personalidade Excêntrica

06- Fazendo Fita

07- Os Ama-Secas

08- Uma Tarde no Turfe

09- Troca de Presentes

10- Talento Sem Talento

11- Campeão Sem Troféu

12- Bilhete Premiado

13- Planos e Elevações

14- Golpes e Contra-Golpes

15- Alta Fidelidade

16- Voluntários Sem Vontade

17- Dinheiro á Vista

18- Há Caças e Caças

19- Um Dia Inesquecível

20- Experiências Hipnóticas

21- Frases do Amor Eternal

22- O Sósia

23- Dois Sujeitos Aéreos

24- Século Vinte e um

25- Com a Mão na Massa

26- Cumprindo Seu Dever

27- Aluga-se um Quarto

28- Antes e Depois

Segunda Temporada[editar | editar código-fonte]

01- Compondo e Descompondo

02- Viva o Rancho

03- Procura-se um Motorista

04- Fred, o Detetive

05- Romance à Lua de Mel

06- Convidado Famoso

07- Este é o Nosso Presidente

08- Coragem Meu Rapaz!

09- Mentiras Inofensivas

10- Lições de Etiqueta

11- Concurso de Beleza

12- Baile de Mascarados

13- Disposição Para Vitória

14- Uma Questão de Hospitalidade

15- Os Raios X

16- O Grande Jogador

17- Quase Uma Estrela

18- Relações Públicas

19- As Economias de Wilma

20- Fred, o Esportivo

21- Que Remédio!

22- Grandes Tramóias

23- Orçamento Doméstico

24- Compromisso Dobrado

25- Meu Querido Salvador

26- A Sogra

27- Em Tempo

28- Plano Verde

29- Sabedoria a Varejo

30- Cinco Dedos

31- Tipo Latino

32- Faro Para Talentos

Terceira Temporada[editar | editar código-fonte]

01- Herói de Quatro Patas

02- O Novo Patrão

03- Barney o Homem Invisível

04- Exercício de Ballet

05- Show de Caridade

06- Os Maridos Deslizam

07- O Pássaro Falador

08- O Pequeno Estranho

09- O Tio Rico

10- Paraíso Havaiano

11- As Mulheres Dão um Baile

12- Ai Tem Dente de Coelho

13- A Promoção

14- Seguro Morreu de Velho

15- Um Flash Para Fred

16- Um Beijo e Uma Rosa

17- Precisa-se de uma Empregada

18- O Salvador que se Salve

19- A Grande Notícia

20- Minha Adorável Sogra

21- Ajuda a Qualquer Preço

22- Novas Responsabilidades

23- O Ensaio (O Nascimento de Pedrita)

24- A Boa Enfermeira

25- Barney, o Ventríloquo

26- A Mudança

27- Em Que Ficamos

28- O Ilustre Ausente

Quarta Temporada[editar | editar código-fonte]

01- Uma Babá Para Pedrita

02- O Casamento de Pedrita

03- O Pequeno Bam-Bam

04- Dino Desaparece

05- Os Óculos Loucos

06- Os Flintstones Cantores

07- Juntos e Colados

08- O Grande Jogador

09- A Velha Betty

10- Bons Sonhos, Fred

11- Pedrita Cleptomaníaca

12- Pedrita e o Concurso de Beleza

13- O Clube dos Pais Anônimos

14- Câmera Indiscreta

15- Era Uma Vez um Covarde

16- Dez Fred Flintstones

17- Fred, el Terrífico

18- A Rixa

19- Fred e o Leão

20- Férias Com os Escoteiros

21- O Quarto da Discórdia

22- Noite Das Esposas no Clube Dos Búfalos

23- Filme de Criminosos

24- O Filho de Rockzilla

25- Solteiro e Sem Dinheiro

26- Fred, Dono de Casa

Quinta Temporada[editar | editar código-fonte]

01- Hop Happy

02- Monster Fred

03- Itty Biddy Freddy

04- Pebbles' Birthday Party

05- Bedrock Rodeo Round-up

06- Cinderella Stone

07- A Haunted House is Not a Home

08- Dr. Sinister

09- The Gruesomes

10- The Most Beautiful Baby in Bedrock

11- Dino And Juliet

12- King For a Knight

13- Indianrockolis 500

14- Adobe Dick

15- Christmas Flintstone

16- Fred's Flying Lesson

17- Fred's Second Car

18- Time Machine

19- The Hatrocks And The Gruesomes

20- Moonlight And Maintenance

21- Sheriff For a Day

22- Deep in The Heart of Texarock

23- The Rolls Rock Caper

24- Superstone

25- Fred Meets Hercurock

26- Surfin' Fred

Sexta Temporada[editar | editar código-fonte]

01- No Biz Like Show Biz

02- The House That Fred Built

03- The Return of Stony Curtis

04- Disorder in The Court

05- Circus Business

06- Samantha, The Witch

07- The Great Gazoo

08- Rip Van Flintstone

09- The Gravelberry Pie King

10- The Stonefinger Caper

11- The Masquerade Party

12- Shinrock-a-go-go

13- Royal Rubble

14- Seeing Doubles

15- How to Pick a Fight With Your Wife Without Really Trying

16- Fred Goes Ape

17- The Long, Long, Long Weekend

18- Two Men on a Dinosaur

19- The Treasure of Sierra Madrock

20- Curtain Call at Bedrock

21- Boss For a Day

22- Fred's Island

23- Jealousy

24- Dripper

25- My Fair Freddy

26- The Story of Rocky's Raiders.

Séries relacionadas[editar | editar código-fonte]

O sucesso de Os Flintstones deu origem a outras séries animadas, como Cave Kids e The Flintstone Kids, onde havia o super-herói Capitão Caverna e seu filho.

A lista de séries animadas derivadas da original é:

Longa-metragem animado para o cinema[editar | editar código-fonte]

Especiais de televisão[editar | editar código-fonte]

Filmes[editar | editar código-fonte]

Filmes para televisão[editar | editar código-fonte]

Filmes em live action[editar | editar código-fonte]

Foram feitos dois filmes em live action baseados na série.

Remake de The Flintstones[editar | editar código-fonte]

O diretor Seth MacFarlane é quem vai comandar o remake do desenho The Flintstones, um dos maiores clássicos da Hanna-Barbera. Após anos de complicações, o acordo entre a Fox Entertainment Group e a Warner Bros, que possui os direitos da série, foi finalmente confirmado, resultando em uma produção conjunta entre os dois estúdios.

Com estreia prevista para 2013 nos Estados Unidos, através da Fox Entertainment Group, a nova animação contará ainda com Dan Palladino (Gilmore Girls) e Kara Vallow (Uma Família da Pesada) como produtores executivos. Considerando seu histórico de animações (The Cleveland Show, Uma Família da Pesada), alguns fãs ficaram preocupados com como será a interpretação da série clássica por Seth MacFarlane.

Em um vídeo exibido no upfront da Fox Entertainment Group, o diretor falou rapidamente sobre seus planos para o remake. Ele disse: “Os personagens se parecerão os mesmos, mas eles terão novas tecnologias, como, por exemplo, ‘qual é a versão animal de um iPad?’“. A produção do remake de The Flintstones começou em 2011.

The Flintstones no McDonald's[editar | editar código-fonte]

No mês de Setembro/Outubro de 2010, a rede de lanchonetes McDonald's estavam oferecendo como brinde do McLanche Feliz mini-pelúcias do Fred Flintstone, Pedrita Flintstone, Bambam Rubble e Dino. O tema da promoção era os clássicos personagens da Hanna-Barbera. Alem das mini-pelúcias do Fred Flintstone, Pedrita Flintstone, Bambam Rubble e Dino, tambem tinham mini-pelúcias do Scooby-Doo e Salsicha Rogers, do clássico Scooby-Doo, e Tom e Jerry, do clássico Tom and Jerry. No total eram oito mini-pelúcias. Os brindes da Hanna-Barbera ainda podem ser encontrados à venda em sites da internet.

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

References[editar | editar código-fonte]

Hanna-Barbera (em português)