Os Instrumentos Mortais: Cidade dos Ossos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Os Instrumentos Mortais:
Cidade dos Ossos
'The Mortal Instruments: City of Bones'
Os Instrumentos Mortais: Cidade dos Ossos
Pôster promocional
 Estados Unidos ·  Canadá
2013 •  cor •  122 min 
Gênero aventura / fantasia / ação
Direção Harald Zwart
Produção Don Carmody
Robert Kulzer
Roteiro I. Marlene King
Jessica Postigo
Baseado em Cidade dos Ossos, de Cassandra Clare
Elenco Lily Collins
Jamie Campbell Bower
Robert Sheehan
Kevin Zegers
Jemima West
Jonathan Rhys Meyers
Lena Headey
Cinematografia Geir Hartly Andreassen
Companhia(s) produtora(s) Constantin Film
Screen Gems
Distribuição Sony Pictures Entertainment
Lançamento Estados Unidos 21 de agosto de 2013
Portugal 22 de agosto de 2013
Brasil 23 de agosto de 2013
Idioma inglês
Orçamento US$ 60 milhões
Receita US$ 90 565 421

The Mortal Instruments: City of Bones (prt/bra: Os Instrumentos Mortais: Cidade dos Ossos[1][2]) é um filme de aventura e fantasia e a adaptação cinematográfica do livro de mesmo nome da escritora norte-americana Cassandra Clare. Dirigido por Harald Zwart é estrelado por Lily Collins, Jamie Campbell Bower e Jonathan Rhys Meyers. Seu lançamento ocorreu em 21 de agosto de 2013 nos Estados Unidos e 23 no Brasil.[3] Em Portugal, o filme chegou aos cinemas no dia 22 de Agosto por parte da Zon Lusomundo.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Madame Dorothea (CCH Pounder), vizinha de Fray e uma bruxa, deduz que Pangborn e Blackwell buscam o Cálice Mortal, um dos três Instrumentos Mortais dados ao primeiro Caçador de Sombras pelo anjo Raziel. O cálice permite que os seres humanos normais se tornem Caçadores de Sombras. Simon, agora capaz de ver Jace, chega e eles vão atrás de Luke. Pangborn e Blackwell estão interrogando Luke lá, que afirma que ele não se importa com Jocelyn e que só quer o Cálice Mortal. O trio escapa para o esconderijo dos Caçadores de Sombras, o Instituto, onde Clary e Simon conhecem dois outros Caçadores de Sombras Alec Lightwood (Kevin Zegers) e Isabelle Lightwood (Jemima Oeste), e seu líder, Hodge Starkweather (Jared Harris). Ele revela que Valentim Morgenstern (Jonathan Rhys Meyers), um ex-Caçador de Sombras que traiu os Nephilim, e agora busca o Cálice Mortal para controlar todos os Caçadores de Sombras e demônios.

Hodge instrui Jace a levar Clary à Cidade dos Ossos para assim os Irmãos do Silêncio poderem sondar a mente de Clary para localização do Cálice Mortal. Os irmãos descobrem uma conexão com Magnus Bane (Godfrey Gao), o Alto Bruxo do Brooklyn. Bane diz que Jocelyn pediu a ele para bloquear o mundo dos Caçadores de Sombras da mente de Clary. Vampiros então sequestram Simon. Clary, Jace, Alec e Isabelle prende-os no seu esconderijo e o resgatam, mas são em menor número. Lobisomens (que compartilham uma trégua com os Caçadores de Sombras) interferem e salvá-os. No Instituto, Clary compartilha uma noite romântica com Jace, que termina em um beijo. Quando Simon confronta Clary sobre isso, ela minimiza o incidente, irritando Jace. Simon confessa a Clary que ele é apaixonado por ela, deixando-a com um sentimento de culpa, porque ela não sente o mesmo por ele.

Clary percebe que o Cálice Mortal está escondido dentro de uma das cartas de tarô de Madame Dorothea que foram pintadas por sua mãe. O grupo vai ao apartamento de Dorothea, mas ela foi possuída por um demônio enviado para roubar o Cálice. Simon e Jace matam ele, mas Alec fica gravemente ferido. Clary recupera o Cálice Mortal. Clary dá o Cálice Mortal para Hodge que os trai com a convocação de Valentine Morgenstern e dando-lhe o Cálice. Valentine revela que ele é o pai de Clary e quer que ela se junte a ele. Ela escapa através de um portal que a transporta para a livraria de Luke. Luke, revela-se um lobisomem, e confirma que Valentine é pai de Clary, e diz que Clary tinha um irmão mais velho chamado Jonathan, que foi morto.

Luke e seu clã de lobisomens vão para o Instituto com Clary para lutar contra Valentim, que convocou um exército de demônios por meio de um portal que ele criou. Simon e Isabelle fecham o portal, com a ajuda de um Hodge arrependido, que se sacrifica. Enquanto isso, Magnus Bane chega e cura Alec.

Clary e Jace lutam com Valentim, que afirma que ambos são seus filhos. Eles se recusam a se juntar a ele e, depois de uma batalha, Clary empurra-o através do portal depois de lhe dar uma réplica falsa do Cálice Mortal. O portal é destruído, e Jocelyn é resgatada, mas ela permanece em coma no hospital. Clary diz para Simon que algum dia alguém vai amá-lo. Clary volta para casa e usa seus poderes para reconstruir o apartamento. Jace aparece, confessando que ele precisa dela e quer que ela volte para o Instituto. Percebendo que ela pertence ao mundo dos Caçadores de Sombras, ela vai com ele.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Produção[editar | editar código-fonte]

Pré-produção[editar | editar código-fonte]

Em 10 de junho de 2010, Screen Gems anunciou que estavam entrando em produção de um filme dos Instrumentos Mortais, baseado em Cidade dos Ossos, com um roteiro escrito por Jessica Postigo. Em 10 de dezembro de 2010, foi oficialmente anunciado que Lily Collins havia sido escalado para o papel de Clary Fray, e Scott Charles Stewart (que trabalhou com Collins em Padre) seria o diretor. Alex Pettyfer, favorito dos fãs, foi oferecido o papel de Jace Wayland, embora ele fosse um ávido fã dos livros e fortemente desejado para assumir o papel, ele finalmente decidiu não fazer adaptações de filmes baseados em séries para jovens e adultos,[8] deixando o personagem de Jace sem ator. Então, em 31 de maio de 2011, depois de muita especulação sobre quem iria interpretar o protagonista da história, foi oficialmente anunciado que Jamie Campbell Bower acabaria por retratar Jace Wayland.

Em março de 2012, a Sony Pictures, juntamente com sua filiada, Screen Gems e o diretor Scott Charles Stewart se afastaram do projeto do filme. Entretanto, a Constantin Film e a Unique Features continuam a desenvolver a chegada da saga literária de Cassandra Clare aos cinemas. O novo diretor deve ser Harald Zwart, diretor do remake de Karate Kid. Lily Collins e Jamie Campbell Bower ainda estão escalados para fazerem os protagonistas.[9]

Em abril de 2012, a Sony/Screen Gems voltaram ao projeto, já dando uma data certa para o filme estrear no cinema: 23 de agosto de 2013. A Sony deu a seguinte declaração:

"Dada a riqueza do material fornecido por Clare, parecia estranho que a Sony e sua parceira do gênero, Screen Gems, decidiram deixar “Instrumentos Mortais” em Fevereiro, mesmo que fosse só por um momento fugaz. Screen Gems produziu os “Anjos da Noite” e “Resident Evil”, franquias que eles sabem como ordenhar um conceito para várias parcelas, e ainda, ali estava uma pilha de livros esperando para serem transformados em uma franquia de filmes. Constantin Film, que trabalhou com a Screen Gems nos filmes “Resident Evil” , nunca desistiu, e deixou isso oficialmente claro na semana passada, quando fechou o acordo para a parceria na adaptação de “Os Instrumentos Mortais: Cidade dos Ossos”. Com o filme financiado, o estúdio já agendou uma data de lançamento de 23 de agosto de 2013 – um fim de semana que atualmente não tem outros lançamentos previstos. Isso dá ao novo diretor Harald Zwart um pouco mais de um ano e quatro meses para lançar, preparar, filmar e editar “Os Instrumentos Mortais".

No artigo do site IndieWire, diz que Jamie Campbell Bower não está mais ligado ao projeto.[10] Entretanto, a escritora Cassandra Clare deu uma declaração dizendo que o ator está negociando o seu contrato.[11]

Em 19 de junho, a autora Cassandra Clare divulgou que Isabelle Lightwood seria interpretada pela atriz francesa Jemima West. Ela também comentou sobre a atuação da atriz, dizendo que "[...] foi adorável e apaixonante. Ela me convenceu". A autora também revelou que a produção do filme já teria escolhido o ator para interpretar Alec Lightwood, porém, ela não poderia falar que ele seria ainda.[12]

Em 6 de julho o site americano Variety publicou uma notícia dizendo que os atores Kevin Durand e Robert Maillet haviam sido escalados para os papéis de Pangborn e Blackwell - respectivamente -, dois dos capangas de Valentim.[13] Em 9 de julho, a autora Cassandra Clare publicou em seu tumblr o primeiro "teaser-poster" do filme.[14] A arte também revela como será o estilo do título do filme, que será usado em futuros cartazes e trailers.

Em 11 de julho, a autora Cassandra Clare divulgou que Simon Lewis seria interpretado pelo ator Robert Sheehan. Ela comentou sobre o ator, dizendo que "ele é totalmente fofo, adorável e hilário e que a química com Lily e Jamie está fora das cartas".[15]

Em 22 de julho, a autora Cassandra Clare divulgou a escalação de mais três atores. Ela escalou Godfrey Gao para interpretar Magnus Bane. O ator disse: "estou tão ansioso como vocês estavam para saber quem seria o Alto Feiticeiro do Brooklyn. Mal posso esperar para encontrar o resto do elenco e, claro, meus novos fãs".[16] A atriz Lena Headey foi escalada para interpretar Jocelyn Fray, a mãe de Clary. Cassandra disse: "Jocelyn é realmente um personagem divertido de escrever. Ela é superprotetora (mas por uma razão) e, muitas vezes realmente inflexível e insensível, mas ela também é uma heroína que salvou o mundo de Valentim, suportou muitas perdas e pode executar alguns movimentos bonitos. Ambiguidade moral é sempre divertido de jogar e ninguém a faz melhor do que Lena".[17] O ator Jared Harris foi escalado para intertreptar Hodge Starkweather. Cassandra disse: "Hodge também é um personagem muito complicado. Ele não é totalmente ruim e nem inteiramente bom. Ele é um homem brilhante, utilizou de um caminho ruim há muito tempo e nunca pôde voltar atrás, mas ele ama essas crianças tutoras. Então, se você já viu tanto Mad Men ou Sherlock Holmes: A Game of Shadows (em que ele era Moriarty), você conhece esse cara, e você sabe que ele é fantástico na ambiguidade moral."[18]

Em 30 de julho, a autora Cassandra Clare divulgou a escalação de Luke Garroway e Madame Dorothea. O lobisomem será interpretado pelo ator Aidan Turner e a autora disse "Ele é irlandês e por isso, talvez ele e Robert Sheenan possam sentar e conversar sobre coisas irlandesas."[19] Já a bruxa vizinha de Clary, será interpretada pela atriz CCH Pounder. Cassandra disse que "Nosso diretor quis trabalhar com ela durante muito tempo e acha que ela será incrível."[20]

Filmagens[editar | editar código-fonte]

As filmagens foram iniciadas em 20 de agosto de 2012, na cidade de Toronto no Canadá.[21] Outras locações do mesmo país também foram usadas para certas cenas, como a township de Guelph/Eramosa.[22] Foi confirmado que o primeiro teaser trailer de Os Instrumentos Mortais: Cidade dos Ossos virá incluso nas cópias de A Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 2; entretanto, não foi confirmado se a exibição do trailer antes do filme será inclusa também nas cópias internacionais do filme, mas há uma probabilidade de isso acontecer.[23]

Trilha sonora[editar | editar código-fonte]

A trilha sonora oficial do filme foi lançada em 20 de agosto de 2013.[24]

Faixas[editar | editar código-fonte]

Edição padrão[24]
N.º TítuloArtista Duração
1. "Into the Lair"  Zedd  
2. "Magnetic"  Jessie J  
3. "17 Crimes (LA Riots Remix)"  AFI  
4. "Heart by Heart"  Demi Lovato  
5. "Bring Me Home"  Youngblood Hawke  
6. "When the Darkness Comes"  Colbie Caillat  
7. "Strangers"  Seven Lions com Myon & Shane 54 feat. Tove Lo  
8. "Bear"  Pacific Air  
9. "All About Us"  He Is We feat. Owl City  
10. "Calling From Above"  Ariana Grande feat. Nathan Sykes  
11. "Start a Riot"  Jetta  
12. "Strange Days"  Bryan Ellis  
13. "Almost Is Never Enough"  Ariana Grande feat. Nathan Sykes  

Divulgação[editar | editar código-fonte]

Na madrugada do dia 14 de novembro de 2012, o site oficial da MTV divulgou o trailer oficial do filme. Também foi lançado um vídeo com comentários de Cassandra Clare referentes ao trailer.[25] Uma versão do trailer foi lançada no Youtube, mas foi bloqueada por conter direitos autorais.

Dentre os slogans introduzidos em meio às cenas de filmagem, destacam-se: "Há um mundo escondido dentro do nosso. Para entrar, você deve ser escolhido" e "Este verão. Dois estranhos. Um destino."

Referências

  1. Os Instrumentos Mortais: Cidade dos Ossos no AdoroCinema
  2. Os Instrumentos Mortais: Cidade dos Ossos - SapoMag (Portugal)
  3. Lua Amora. «Os Instrumentos Mortais - Cidade dos Ossos tem estreia antecipada no Brasil». AdoroCinema. Consultado em 6 de dezembro de 2012 
  4. «Lily Collins no papel de Clary Fray». By The Angel. 10 de dezembro de 2010. Consultado em 6 de novembro de 2012. Arquivado do original em 20 de dezembro de 2013 
  5. «Jamie Campbell Bower em Cidade dos Ossos». Babi Dewet. 21 de agosto de 2012. Consultado em 6 de novembro de 2012 
  6. «Kevin Zegers está em 'Cidade dos Ossos'». Revista SCIFI News. Consultado em 6 de novembro de 2012 [ligação inativa]
  7. Alan Barcelos (7 de agosto de 2012). «Lena Headey e Jared Harris entram para elenco do filme "Cidade dos Ossos"». Nivel Epic. Consultado em 6 de novembro de 2012. Arquivado do original em 20 de julho de 2015 
  8. «Cassie Clare Shares Alex Pettyfer And More In France! - Mortal instruments MovieCity of Bones Movie». Cityofbonesmovie.com. 7 de Maio de 2011. Consultado em 11 de Janeiro de 2012 
  9. «Harald Zwart, de Karate Kid, vai trabalhar na adaptação ao cinema da trilogia Caçadores das Sombras». c7nema.net. 18 de março de 2012 [ligação inativa]
  10. «Sony escolhe "Os Intrumentos Mortais" e agenda seu lançamento para 23 de Agosto de 2013». IndieWire. 4 de Abril de 2012 
  11. «Confirmado: Sony/Screen Gems vai distribuir Cidade dos Ossos e mais!!». Idris. 5 de Abril de 2012 [ligação inativa]
  12. «Jemima West escalada como Isabelle Lightwood (em inglês)». TMI Source 
  13. «Durand e Maillet se juntam à Os Instrumentos Mortais (em inglês)». Variety 
  14. Casandra Clare. «Coisa de filme: Achei que você poderiam gostar disso... (em inglês)». Tumblr pessoal de Cassandra Clare 
  15. «Robert Sheehan escalado como Simon Lewis (em inglês)». TMI Source 
  16. «Godfrey Gao escalado como Magnus Bane (em inglês)». TMI Source 
  17. «Lena Headey escalada como Jocelyn Morgerstern (em inglês)». TMI Source 
  18. «Jared Harris escalado como Hodge Starkweather (em inglês)». TMI Source 
  19. «Aidan Turner escalado como Luke Garroway (em inglês)». TMI Source 
  20. «CCH Pounder escalada como Madame Dorothea (em inglês)». TMI Source 
  21. «'The Mortal Instruments: City of Bones' begins filming in Toronto». On Location Vacations. 20 de agosto de 2012. Consultado em 5 de Novembro de 2012 
  22. «Os Instrumentos Mortais: Cidade dos Ossos filmando em Guelph/Eramosa hoje (em inglês)». TMI Source. 31 de Outubro de 2012 
  23. «CONFIRMADO: Teaser trailer de Os Instrumentos Mortais: Cidade dos Ossos incluso em Amanhecer p Rate 2 (em inglês)». TMI Source. 5 de Novembro de 2012 
  24. a b Amy Wilkinson (1 de julho de 2013). «'Mortal Instruments' Soundtrack Listing Revealed!». Hollywood Crush. MTV. Consultado em 2 de julho de 2013 
  25. «Trailer oficial no site da MTV (em inglês)». TMI Source