Os Pássaros

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde julho de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Os Pássaros
The Birds
Cartaz original do filme
 Estados Unidos
1963 •  cor •  119 min 
Direção Alfred Hitchcock
Roteiro Evan Hunter
Elenco Rod Taylor
Jessica Tandy
Suzanne Pleshette
e apresentando Tippi Hedren
Género Terror, Suspense
Idioma inglês
Página no IMDb (em inglês)

Os Pássaros (no original em inglês: The Birds) é um filme norte-americano de 1963, do gênero de suspense, dirigido por Alfred Hitchcock. É baseado num conto de mesmo nome, da escritora britânica Daphne Du Maurier.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Melanie Daniels (Tippi Hedren), uma jovem socialite, atende o advogado Mitch Brenner (Rod Taylor) em uma loja de aves de San Francisco. Ele quer comprar um par de passarinhos paro o décimo primeiro aniversário de sua irmã, mas a loja não tem nenhum. Ele reconhece-la de um encontro anterior, mas ela não se lembra dele, então ele joga uma brincadeira, fingindo confundi-la com uma vendedora. Ela fica furiosa quando ela percebe isso, embora ela também gosta de pregar peças. Intrigada, ela encontra o seu endereço na Bodega Bay, compra um par de pombinhos, e faz a longa viagem para entregá-los. Ela secretamente depósita a gaiola dentro da casa de sua mãe, com uma nota. Ele vê-la na água através de um par de binóculos durante seu retiro, e consegue falar com ela depois que ela é atacada e ferida por uma gaivota. Ele a convida para jantar, e ela concorda, hesitante.

Melanie fica a saber de Mitch, de sua mãe viúva Lydia (Jessica Tandy), e sua irmã mais nova Cathy (Veronica Cartwright). Ela também faz amizade com a professora da escola local Annie Hayworth (Suzanne Pleshette), que é ex-amante de Mitch. Quando ela passa a noite na casa de Annie, eles são surpreendidos por um barulho alto; uma gaivota matou-se por voar para a porta da frente. Na festa de aniversário de Cathy, no dia seguinte, os convidados são atacados por gaivotas. Na noite seguinte, pardais invadem a casa Brenner através da chaminé. Na manhã seguinte, Lydia visita um fazendeiro vizinho para discutir o comportamento incomum de suas galinhas. Ela descobre um cadáver sem olhos, o resultado de um assalto feito por um pássaro em sua casa. Ela foge da cena de terror. Depois de ser confortada por Melanie e Mitch, ela manifesta a sua preocupação com a segurança de Cathy na escola. Melanie dirige lá e espera pelo fim da aula, sem saber que um grande número de corvos estão se concentrando nas proximidades na área do playground. Horrorizada ao ver o trepa-trepa tragado por eles, ela adverte Annie, e eles evacuam as crianças. A comoção agita os corvos, e eles atacam, ferindo várias das crianças.

Melanie encontra Mitch em um restaurante local. Vários clientes descrevem suas próprias encontros com o comportamento estranho dos pássaros. Uma bêbada acredita que os ataques são um sinal do apocalipse, e um caixeiro-viajante sugere exterminar todos eles. Um ornitólogo amador descarta os relatos de ataques como fantasiosa e argumenta sobre isso com Melanie. Uma jovem mãe torna-se cada vez mais aflita com a conversa e repreende a todos por amedrontar seus filhos. Os pássaros começam a atacar as pessoas fora do restaurante. Um frentista é atacado ao encher um carro com gasolina; ele é nocauteado por uma gaivota que voa e a gasolina derrama para a rua. O vendedor do restaurante, sem saber que ele está de pé em uma poça de gasolina, tenta acender um charuto. A gasolina inflama, matando-o. A luz da explosão atrai uma massa de gaivotas, que começam a pulular ameaçadoramente quando os habitantes tentam combater o fogo. As aves começam a atacar a cidade enquanto as pessoas se agitam no restaurante para o levantamento dos danos; Melanie é forçada a refugiar-se em uma cabine de telefone enquanto os pássaros criam o caos fora. Mitch resgata-la e volta para o restaurante, onde a jovem mãe fica histérica e acusa Melanie de provocar os ataques, já que os pássaros não tinham o comportamento vicioso até que ela chegou. O ornitólogo fica em silêncio atordoado. Melanie e Mitch voltam à casa de Annie e descobrem que ela foi morta pelos corvos enquanto inaugurando Cathy para a segurança.

Melanie e o Brenners trancam-se dentro da casa de Brenner. Ele é atacado por ondas de aves de todas as espécies diferentes, que várias vezes quase sw quebram através das portas e janelas fechadas. Durante uma pausa noturna entre os ataques, Melanie ouve o som da vibração das asas. Não querendo perturbar o sono dos outros, ela entra na cozinha e vê que os pombinhos estã sedentários. Percebendo os sons que emanam de cima, ela cautelosamente sobe a escada e entra o quarto de Cathy, onde ela descobre que as aves tinham quebrado através do telhado. Eles atacam violentamente ela, prendendo-a no quarto até Mitch vem em seu socorro. Ela é gravemente ferida e está quase catatônico; Mitch insiste que eles devem levá-la para o hospital e sugere deles irem de carro até São Francisco. Quando ele olha para fora, é madrugada e um mar de aves ameaçadoramente estão em torno da casa Brenner, enquanto se prepara o seu carro para a fuga. O rádio relata a propagação de ataques de aves para as comunidades próximas, e sugere que a Guarda Nacional seja obrigada a intervir porque as autoridades civis são incapazes de combater os ataques, que continuam a permanecerem inexplicáveis. Na cena final, o carro que levava Melanie, os Brenners, e os pombinhos lentamente faz o seu caminho através de uma paisagem em que milhares de aves estão juntos.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Elenco principal[editar | editar código-fonte]

Principais prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Oscar 1964 (EUA)

Globo de Ouro 1964 (EUA)

  • Venceu na categoria atriz mais promissora (Tippi Hedren).

Prêmio Edgar 1964 (Edgar Allan Poe Awards, EUA)

  • Indicado na categoria de melhor filme.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Broom icon.svg
Se(c)ções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Ajude a melhorar este artigo, integrando ao corpo do texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios.
  • A famosa aparição de Hitchcock desta vez se dá logo no início do filme. Ele aparece saindo da loja de animais levando alguns cães enquanto Melanie adentra o local.
  • O filme não possui quase nenhuma música ou trilha sonora. Somente se ouve música em três momentos: o primeiro, na casa de Mitch Brenner, quando Melanie toca piano enquanto conversa com Cathy. O segundo na sequência da escola, quando as crianças cantam enquanto Melanie espera do lado de fora, sem reparar nos pássaros se aglomerando. A última ocorre já no final do filme, quando Mitch liga o rádio do carro.
  • O filme é um dos pioneiros a não exibir o clássico "THE END" no final. A ultima cena termina com um esmaecer de tela e em seguida segue o suspense do que terá acontecido aos personagens. Logo após, vêm os créditos finais.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]