The Simpsons (primeira temporada)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
1ª temporada de The Simpsons
Informação geral
País de origem  Estados Unidos
Canal de televisão Fox Broadcasting Company
Transmissão original 17 de dezembro de 198913 de maio de 1990
Número de episódios 13
Lançamento em DVD
Região 1 25 de setembro de 2001
Cronologia de temporadas
Curtas de The Simpsons
2.ª temporada

A primeira temporada de The Simpsons foi transmitida entre 17 de dezembro de 1989 e 13 de maio de 1990, começando com o especial de Natal, Simpsons Roasting on an Open Fire . Os produtores eram Matt Groening, James L. Brooks e Sam Simon.

A série estava prevista para estrear no Outono de 1989, com o episódio "Some Enchanted Evening" ("Numa Noite Encantada"), que seria feito para apresentar as personagens. No entanto, 70% do episódio foi alterado devido a problemas na animação, além disso o episódio foi considerado muito assustador. Eles pensaram em cancelar a série, caso o próximo episódio não corresse como o esperado, mas este tinha apenas problemas de fácil resolução. Os produtores convenceram a FOX a adiar a estreia para o dia 17 de dezembro, e foi transmitido "Simpsons Roasting on an Open Fire" como o primeiro episódio a ir ao ar da série.

A primeira temporada ganhou um Prêmio Emmy e recebeu quatro nomeações adicionais.[1] Apesar de os programas de televisão estarem limitados a um episódio por categoria, "Simpsons Roasting on an Open Fire" foi considerado um especial, e nomeado juntamente com "Life on the Fast Lane" ("Uma Vida Turbulenta") na para "Melhor Programa de Animação"; "Life on the Fast Lane" ganhou o prêmio. "Simpsons Roasting on an Open Fire" foi também nomeado para "Melhor Edição de Imagem numa Minissérie ou Especial", enquanto "The Call of the Simpsons" ("Chamando os Simpsons") foi nomeado para "Melhor Performance Individual em Mixagem de Som para Série de Comédia ou Especial". A música-tema, composta por Danny Elfman, foi nomeada para "Melhor Performance em Tema de Abertura".

Lista de episódios[editar | editar código-fonte]

Título Direção Roteiro Audiência
(em milhões)
Código de produção Exibição original
1 1 "Simpsons Roasting on an Open Fire" David Silverman Mimi Pond 13,4[2] 7G08 17 de dezembro de 1989
Durante as compras de Natal, Bart foge e faz uma tatuagem. Marge descobre e usa as poupanças de Natal da família para a remover. Entretanto, Sr. Burns decide cancelar o bônus natalino de todos os seus empregados da Usina Nuclear de Springfield e a família fica sem dinheiro para comprar os presentes de Natal. Homer decide manter a crise financeira em segredo e arruma um trabalho como Papai Noel numa loja de departamentos, mas logo descobre que o trabalho não paga o suficiente. Desesperados, Homer e Bart vão em uma corrida de cachorros na véspera de Natal, na esperança de conseguir algum dinheiro. Homer aposta tudo num cachorro chamado Ajudante de Papai Noel, que perde. Furioso, o dono do cachorro o solta e Homer deixa Bart ficar com ele. Mais tarde, Homer tenta explicar que o Natal está estragado, mas Bart lembra-os que têm um cão e todos felizes dão as boas-vindas ao mais novo membro da família. 
2 2 "Bart the Genius" David Silverman Jon Vitti 12,7[3] 7G02 14 de janeiro de 1990
Em um teste de inteligência, Bart troca o seu teste com o de Martin Prince, o gênio da turma, e tira a melhor nota. Devido ao resultado do teste, o psicólogo da escola diz que Bart é um gênio e manda-o para a "Enriched Learning Center for Gifted Children", uma escola para crianças sobre-dotadas. Homer começa a tratar Bart com respeito, mas Bart sente-se deslocado entre seus colegas de turma e afastado dos seus antigos colegas. Bart confessa que trocou os testes e é mandado de volta para a Escola Elementar de Springfield.
Participação especial: Marcia Wallace
3 3 "Homer's Odyssey" Wes Archer Jay Kogen e Wallace Wolodarsky 13,7[4] 7G03 21 de janeiro de 1990
A turma de Bart faz uma visita de estudo à Usina Nuclear de Springfield e Homer, para parecer que está trabalhando, acidentalmente bate o seu carro num tubo radioativo, causando uma fusão, e é demitido. Deprimido e incapaz de arrumar um novo trabalho, decide pular de uma ponte. Sua família descobre o seu plano e tenta impedi-lo e quase são atropelados por um caminhão. Assim, Homer inicia uma campanha de segurança, indo até à Usina Nuclear e organiza uma manifestação. Para acabar com essa situação, Sr. Burns oferece-lhe o cargo de inspetor de segurança, com um aumento de salário, que Homer aceita.
Participação especial: Marcia Wallace
4 4 "There's No Disgrace Like Home" Gregg Vanzo e Kent Butterworth Al Jean e Mike Reiss 10,3[5] 7G04 28 de janeiro de 1990
Homer leva a sua família ao piquenique na empresa, na mansão do Sr. Burns. Marge, Bart e Lisa envergonham Homer e ele repara que Sr. Burns parece recompensar uma família que se ame e respeite. Convencido de que tanto ele quanto a sua família têm um comportamento fora do comum, leva todos ao centro de terapia familiar de Dr. Marvin Monroe. Quando os métodos tradicionais mostram-se incapazes de civilizar a família, Dr. Monroe recorre à terapia de choque e coloca os Simpsons em cadeiras ligadas a uma corrente elétrica. Logo os Simpsons começam a dar choques uns nos outros, causando um apagão em Springfield
5 5 "Bart the General" Wes Archer John Swartzwelder 14,3[6] 7G06 11 de fevereiro de 1990
Nelson Muntz, o rufia da escola de Bart, começa a atacá-lo todos os dias, deixando -o assustado. Homer sugere que Bart lute com Nelson, o que não funciona. Desesperado por uma solução, Bart visita seu avô em busca de um conselho. O vôvo Simpson leva Bart a conhecer Herman, que sugere que Bart e todas as outras crianças da escola se unam e declarem guerra a Nelson. Bart e o seu exército atacam Nelson e convencem-no a deixar de bater neles. 
6 6 "Moaning Lisa" David Silverman Al Jean e Mike Reiss 13,8[7] 7G05 4 de fevereiro de 1990
Lisa acorda numa manhã e começa a pensar: "Faria diferença se eu não tivesse nascido?", e isso faz ela ficar deprimida. Sua família não a entende e ela fica se sentindo cada vez mais triste. Uma noite quando esta sozinha no seu quarto tocando o seu saxofone ela houve uma linda música pela cidade e corre atrás dela para descobrir que esta tocando. Quando ela chega em uma ponte de onde vem a música ela descobre que quem esta tocando é Murphy Gengivas Sangrentas. Ela começa a tocar com ele e contar seus problemas e ele a entende. De repente Marge chega e a leva para casa e a obriga a fingir que esta feliz, como sua mãe fez com ela, de repente ela se dá conta que isso não é o melhor para ela. Enquanto isso Homer descobre que Bart pode ganhar dele no videogame. 
7 7 "The Call of the Simpsons" Wes Archer John Swartzwelder 14,6[8] 7G09 18 de fevereiro de 1990
Homer tem inveja do novo trailler de Flanders e vai à "Bob's RV Round-up" para comprar um. Ele leva sua família para acampar e detrói o trailler. Deixando Lisa e Marge para trás, Bart e Homer tentam encontrar o caminho de volta para a civilização, mas não têm sorte. Mais tarde, Homer é enganado pelo Pé Grande e é capturado. Marge, Bart e Lisa são salvos e Homer é libertado, apesar de os cientistas dizerem que não conseguem determinar a que espécie ele pertence.
Participação especial: Albert Brooks. 
8 8 "The Telltale Head" Rich Moore Al Jean, Mike Reiss, Sam Simon e Matt Groening 14,0[9] 7G07 25 de fevereiro de 1990
Bart torna-se amigo de Dolph, Jimbo e Kearney, um grupo de jovens problemáticos. Tentando impressioná-los, Bart decide cortar e roubar a cabeça da estátua de Jebediah Springfield. No dia seguinte, a cidade inteira fica irritada com o sucedido e Bart descobre que seus novos amigos querem atacar o vândalo. Sentindo remorsos, Bart confessa o que fez à sua família e, juntamente com Homer, coloca a cabeça da estátua de volta no lugar. 
9 9 "Life on the Fast Lane" David Silverman John Swartzwelder 16,1[10] 7G11 18 de março de 1990
Tendo esquecido do aniversário de Marge, Homer corre para o Shopping de Springfield e impulsivamente compra uma bola de boliche. Marge não gosta do presente e depois de decobrir que Homer pretende usá-la, ela decide jogar boliche. Então Marge conhece Jacques, um atraente instrutor francês de boliche, que lhe oferece aulas de boliche de graça. Jacques começa a apaixonar-se por Marge e a convida a ir ao seu apartamento. Apesar de concordar, Marge enfrenta um dilema moral, mas no final faz uma visita a Homer na Usina Nuclear.
Participação especial: Albert Brooks. 
10 10 "Homer's Night Out" Rich Moore Jon Vitti 16,9[11] 7G10 25 de março de 1990
Bart arruma uma mini-câmera fotográfica e consegue uma fotografia de Homer dançando dança do ventre com uma bailarina chamada Princesa Kashmir, em uma festa de despedida de solteiro de um colega de trabalho seu. Ele dá cópias da foto a seus colegas de escola, e a fotografia começa a circular pela cidade até que Marge a vê. Ela expulsa Homer de casa, mas no dia explica que não está chateada por ele ter dançado, mas por Bart ter visto. Ela pede que Homer peça desculpas à princesa Kashmir e leve Bart com ele. Homer aceita e diz que está preparado para começar a respeitar as mulheres.
Participação especial: Sam McMurray. 
11 11 "The Crepes of Wrath" Wesley Archer e Milton Gray George Meyer, Sam Simon, John Swartzwelder e Jon Vitti 15,9[12] 7G13 15 de abril de 1990
O Diretor Skinner irrita-se com Bart e propõe que ele seja mandado para França, num programa de intercâmbio estudantil. A família concorda e Bart é mandado para um "bonito chateau", que é na verdade uma decadente propriedade vinícola. Bart é tratado como escravo por dois inescrupulosos fabricantes de vinho, César e Ugolin. Entretanto, um rapaz albaniano chamado Adil começa a viver com os Simpsons. Ele é, na verdadem, um espião enviado pelo seu país. Em França, Bart aprende francês e denuncia as atividades de César e Ugolin às autoridades. 
12 12 "Krusty Gets Busted" Brad Bird Jay Kogen e Wallace Wolodarsky 16,4[13] 7G12 29 de abril de 1990
Enquanto compra sorvete no Kwik-E-Mart, Homer presencia um roubo feito por um homem que aparenta ser o palhaço Krusty, apresentador do "Programa do Krusty", o programa favorito de Bart. Krusty vai para a cadeia e seu programa passa a ser apresentado pelo seu assistente, Sideshow Bob. Bart tem certeza que Krusty é inocente, e arruma provas para fundamentar sua opinião, levando-as ao "melhor amigo de Krusty", Sideshow Bob. Bart percebe que o roubo fora cometido por Bob, que estava tentando armar uma cilada para Krusty. Bob é preso e Krusty agradece Bart por tê-lo salvo.
Participação especial: Kelsey Grammer
13 13 "Some Enchanted Evening" David Silverman e Kent Butterworth Matt Groening e Sam Simon 14,2[14] 7G01 13 de maio de 1990
Sentindo-se menosprezada por Homer, Marge liga para um rádio-terapeuta, e Homer ouve do trabalho. Querendo recompensá-la, Homer leva Marge para jantar em um restaurante caro e contrata uma babá para tomar conta de Bart e Lisa. É mandada Sra. Botz, que Bart e Lisa descobrem que é uma bandida chamada de "A Babá Bandida". Eles são capturados e amarrados pela Sra. Botz, mas são libertados por Maggie. Bart e Lisa capturam a Sra. Botz e chamam a polícia. Entretanto, Marge e Homer voltam para casa e encontram a Sra. Botz amarrada. Homer, desconhecendo sua veradeira identidade, a liberta e ela rouba a casa momentos antes de a polícia chegar.
Participação especial: Penny Marshall

Lançamento em DVD[editar | editar código-fonte]

A BOX da primeira temporada foi lançada pela 20th Century Fox nos Estados Unidos e Canadá em 15 de junho de 2004, onze anos depois de ter completado a sua transmissão na televisão. Tal como cada episódio da temporada, os DVDs contêm extras incluindo cenas cortadas, animações e comentários de cada episódio. Tornou-se por algum tempo a mais vendida temporada de série de televisão em DVD, vendendo 1,9 milhões de unidades, segurando o recorde até outubro de 2004, quando foi batida pela primeira temporada de Chappelle's Show.[15]

The Complete First Season
Detalhes Extras
  • 13 episódios
  • Set de 3 discos
  • Formato 4:3
  • Idiomas:
    • Inglês (Dolby Digital 5.1, com legendas)
    • Francês (Dolby Digital 2.0 Surround)
    • Espanhol (apenas legendas)
  • Comentários opcionais para todos os episódios
  • Roteiros originais de "Bart the Genius", "Bart the General", "Moaning Lisa" e "Some Enchanted Evening"
  • Versão inédita de "Some Enchanted Evening" com comentário opcional
  • Extras de Albert Brooks
  • Especial BBC: America's First Family (A Primeira Família da América)
  • ABC News: Bart T-shirt Controversy (Controvérsia da T-shirt de Bart)
  • Curta do programa Tracy Ullman Show: "Good Night"
  • Clipes em idiomas estrangeiros
  • Primeiros sketches
  • Capas de revista
Datas de Lançamento
Região 1 Região 2 Região 4
25 de setembro de 2001 24 de setembro de 2001 24 de setembro de 2001

Elenco

Homer Simpson/Abraham Simpson Waldyr Sant'anna

Marge Simpson Selma Lopes

Bart Simpson Peterson Adriano

Lisa Simpson Nair Amorim

Senhor Burns Arthur Costa Filho

Lenny Leonard Carlos Seidl

Moe Szyslak Andre Belizar

Ned Flander Isaac Schneider

Diretor Skinner Andre Filho

Apu/Barney Gumble Jose Augusto Sendim

Patty Souvier/Selma Pouvier Lina Rossana

Waylon Smithers Alfredo Martins

Carl Carlson Jose Luiz Berbeito

Edna Krabappel Christiane Louise

Kent Brockman Orlando Prado

Krusty Marco Antonio

Otto Mann Guttemberg Barros

Rod Flanders Diogo Ferreira

Todd Flanders Ana Elena

Reverendo Lovejoy Mario Jorge

Chefe Wiggum Jose Luiz Berbeito

Nelson Muntz Marcia Morelli

Milhouse Van Houten Flavia Fontenelle

Ralph Wiggum Luiz Sergio

Sideshow Bob Ionei Silva

Martin Prince Marcia Monrelli

Jebediah Spingfield Pietro Mario

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Página oficial do Emmy Awards
  2. Tom Jicha (20 de dezembro de 1989). «FOX GETS EARLY GIFT OF RATINGS- CBS CANCELS 'SNOOPS'». South Florida Sun-Sentinel: 10E 
  3. Jerry Buck (19 de janeiro de 1990). «ABC's 'Roseanne' takes first place in Nielsen ratings». St. Petersburg Times: 5D 
  4. «New sitcom's `Grand' start helps NBC win again». The Orange County Register. January 24, 1990. p. L12  Verifique data em: |data= (ajuda)
  5. «CBS still third despite Super Bowl». The Orlando Sentinel. 1 de fevereiro de 1990. p. E8 
  6. Associated Press (8 de fevereiro de 1990). «'ROSEANNE' GRABS EARLY SWEEPS LEAD». Orlando Sentinel. p. E8 
  7. De Atley, Richard (16 de fevereiro de 1990). «'Blind Faith' and 'Funniest Home Videos' are in Nielsen Top 10». St. Petersburg Times. p. 7D 
  8. «Simpsons Ratings». rec.arts.tv. 21 de janeiro de 1991. Consultado em 8 de agosto de 2008 
  9. Richmond, Ray (28 de fevereiro de 1990). «Strong ratings prove `Kennedys' still fascinate us». The Orange County Register. p. L12 
  10. Richmond, Ray (21 de março de 1990). «Big 3 networks aren't laughing at `The Simpsons '». The Orange County Register. p. L12 
  11. Richmond, Ray (28 de março de 1990). «`Old Man and the Sea' sinks NBC's competition». The Orange County Register. p. L12 
  12. Richmond, Ray (18 de abril de 1990). «ABC stages a major surge in ratings and ties NBC for week». The Orange County Register. p. L03 
  13. Richmond, Ray (2 de maio de 1990). «CBS sweeps Sunday, but NBC nets week's honors». The Orange County Register. p. I06 
  14. Richmond, Ray (16 de maio de 1990). «CBS wins the week as networks' ratings hit record low». The Orange County Register. p. L06 
  15. Chappelle's Show bate recorde de vendas e ultrapassa The Simpsons