Os Três Supercriminosos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Os 3 Supercriminosos são personagens fictícios de quadrinhos e outras formas de mídia da DC Comics, mas nunca referidos oficialmente por este nome.

Os criminosos de Krypton através das eras[editar | editar código-fonte]

Embora vários personagens tenham formado um grupo parecido, eles geralmente são um trio de criminosos do Planeta Krypton, que atormentam Superman.

Era de Ouro[editar | editar código-fonte]

Os primeiros 3 Supercriminosos de Krypton eram Mala, Kizo e U-Ban. Eles eram todos homens e haviam sido enviados por Jor-L, pai de Superman, em estado de suspensão dentro duma nave para o espaço, como alternativa à pena de morte. Apareceram primeiro em Superman #65 (Julho/Agosto 1950).

Zona Fantasma[editar | editar código-fonte]

Trata-se de uma dimensão de onde é impossível se escapar. Para lá eram enviados todos os piores criminosos de Krypton, não somente três. Condenados ficam num estado insubstancial, como fantasmas, até serem libertados (se). A única maneira de sair desta "prisão" é alguém do lado de fora conseguir abrir um portal, geralmente com o projetor de Zona Fantasma, o qual foi criado por Jor-El, o pai kryptoniano de Superman. Como notado, o conceito duma Zona Fantasma ainda não havia sido criado durante a Era de Ouro; com o advento das Terras Paralelas, ficou fácil explicar: Aqueles kryptonianos Mala, Kizo e U-Ban eram de Krypton da dimensão da Terra 2, e o Superman que os enfrentou era o Superman da Terra 2, que começou sua carreira em 1938. Então, a Zona Fantasma era um método carcerário usado somente em Krypton da dimensão da Terra 1.

Superman II[editar | editar código-fonte]

No filme Superman II, de 1980, uma fórmula parecida foi usada, pegaram o vilão já existente nos quadrinhos General Zod e criaram mais dois comparsas somente para o filme, Ursa e Non. Eles eram internos da Zona Fantasma; na continuidade do filme, isto era um quadrado físico onde suas essencias estavam encerradas e foram lançados ao espaço; nada no filme indica que outros criminosos tenham sido encerrados em outras destas Zona Fantasma. Uma bomba h jogada por Superman acidentalmente libertou os criminosos, que ganharam poderes parecidos aos seus na Terra.

Phantom Zone[editar | editar código-fonte]

Phantom Zone foi uma coleção em 4 livros que foi lançada em 1982 nos EUA. Cada um dos 3 Supercriminosos General Zod, Faora Hu-Ul e Jax-Ur eram internos da Zona Fantasma, e tentaram separadamente derrotar Superman em revistas separadas; Eles se uniram pela primeira vez em Phantom Zone #1 (1982), obviamente pelos desejos de leitores de verem um trio de Supercriminosos kryptonianos como no filme Superman II. Primeiras aparições: Zod: Adventure Comics #283 (Abril 1961); Faora Hu-Ul: Action Comics #471, Maio 1977; Jax-Ur: Adventure Comics #289 (Outubro 1961)

Mundo Compacto[editar | editar código-fonte]

No Mundo Compacto, também houve 3 Supercriminosos de Krypton. Veja Mundo Compacto.

Quadrinhos recentes[editar | editar código-fonte]

As versões cinematográficas de Zod, Non e Ursa agora fazem parte da continuidade dos quadrinhos também. Estrearam em Action Comics #845 (Janeiro 2007).

Poderes e habilidades[editar | editar código-fonte]

Cada um dos personagens dos Trios de Supercriminosos tem todos os poderes e habilidades de Superman. Jax-Ur, no entanto, foi exposto a kryptonita dourada e perdeu permanentemente os poderes. Os Supercriminosos no filme também perderam seus poderes, mas devido a um dispositivo kryptoniano.