Os mistérios de Miss Fisher

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Os mistérios de Miss Fisher (original: Miss Fisher’s Murder Mysteries) é uma série de TV australiana que estreiou em 24 de fevereiro de 2012 pelo canal ABC1. A série é baseada nos romances da escritora australiana Kerry Greenwood, que publicou 18 livros da série The Phryne Fisher Murder Mystery Series, e é produzida por Deb Cox e Shelley Birse.

A série acompanha as aventuras de Phryne Fisher (pronúncia: Fráine Fícher), uma mulher moderna e sedutora que investiga crimes e soluciona os mistérios de Melbourne durante a década de 20, período no qual as mulheres começaram a ter uma participação maior na sociedade, em função da perda de milhares de jovens durante a Primeira Guerra Mundial.[1]

Em maio de 2015[2] a terceira temporada da série estreiou na Austrália.

Há rumores que uma trilogia de filmes encerre e história.[3]

História[editar | editar código-fonte]

A série conta a história da dama-detetive Phryne Fisher, uma mulher que teve uma infância pobre nas ruas de Collingwood. Quando era adolescente, sua família recebeu uma herança, assim, Phryne passou a estudar na Inglaterra. Phryne viajou por diversos países da Europa, trabalhou numa ambulância durante a 1ª Guerra Mundial, aprendeu a pilotar um avião e a dirigir carros.[4]

Buscando experimentar diversas emoções e aprender novas habilidades, Phryne se tornou uma mulher independente. Optou por não se casar, o que a leva a viver diversos romances. Ela é capaz de falar diversos idiomas, dançar tango ou foxtrot, manejar uma adaga ou uma arma de fogo. Inteligente, observadora e intuitiva, Phryne começou a se interessar por crimes como uma forma de fazer justiça.

Após quinze anos longe da Austrália, ela retorna a cidade onde nasceu para iniciar uma nova fase de sua vida e garantir que Murdoch Foyle, o homem considerado culpado por sequestrar e matar sua irmã Janey Fisher, quando Janey e Phryne eram crianças, não saia da cadeia. Assim ela reencontra sua tia Prudence, uma mulher conservadora que tenta controlar a vida de sua sobrinha, sem sucesso.

Phryne irá se envolver e resolver vários casos de assassinatos na cidade de Melbourne com sua sagacidade e a ajuda de seus amigos.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Personagem Ator/Atriz Profissão
Phryne Fisher Essie Davis Dama-detetive
Jack Robinson Nathan Page Inspetor
Dorothy "Dot" Williams Ashleigh Cummings Acompanhante
Hugh Collins Hugo Johnstone-Burt Oficial de polícia
Sr. Butler Richard Bligh Mordomo
Bert (Albert) Travis McMahon Empregado
Cec Anthony Sharpe Empregado
Jane Fisher Ruby Rees-Wemyss Estudante
Prudence Stanley Miriam Margolyes Socialite
Elizabeth "Mac" Macmillan Tammy MacIntosh Médica
Murdoch Foyle Nicholas Bell -

Phryne Fisher: Dama-detetive, sedutora, elegante, perpicaz e à frente de seu tempo, Phryne vive na Melbourne do começo de 1928, lutando contra os crimes com sua pistola de cabo de madrepérola e sua sagacidade afiada como uma adaga. Luta pelos direitos das mulheres e não irá descansar enquanto não resolver o mistério envolvendo o sequestro e morte de sua irmã mais nova.

Jack Robinson: Apesar de sua relutância inicial, passa a se permitir desfrutar do trabalho ao lado da Srta. Fisher. Com um casamento em crise na 1º temporada e uma atração por Phryne, Jack se divorcia no começo da 2ª temporada.

Dot (Dorothy): Católica, é contratada como acompanhante pela Srta. Fisher após seu patrão ser morto. Logo vira assistente da Srta. Fisher, ajudando a resolver os crimes.

Hugh Collins: Ajudante do Inspetor Robinson, protestante, educado, começa um relacionamento com Dot.

Sr. Butler: Mesmo encarando a vida com bom senso, o Sr. Butler nutre um prazer secreto em trabalhar para “travessa” Miss Fisher, e gosta de antecipar todas as suas necessidades domésticas e investigativas. Ele também está sempre disponível caso Dot, Bert ou Cec precisem de quaisquer palavras adicionais de sabedoria.[5]

Cec:  É um rapaz de poucas palavras e muito observador. Mesmo sendo muito influenciado por Bert, Cec consegue fazer com que Bert se concentre naquilo que precisam fazer.

Bert: Trabalhador da classe média, junto com seu amigo Cec ajuda a Srta. Fisher nas investigações.

Jane Fisher: Adolescente que foi adotada pela Srta. Fisher. Teve um passado pobre, porém é muito inteligente e se alfabetizou sozinha enquanto cuidava de sua mãe mentalmente doente. Agora, sob a tutela de Phryne, Jane continua a florescer em uma jovem ambiciosa e curiosa, com um grande senso de aventura.

Mac: A melhor amiga e confidente de Phryne é carinhosamente chamada de 'Mac'. A Dra. Elizabeth MacMillan trabalha no Hospital da Mulher e também é uma mulher moderna, e sempre que solicitada ajuda Phryne com seu conhecimento especializado nas investigações.

Prudence: Senhora da alta sociedade e tia de Phryne.

Murdoch: Principal suspeito de ter sequestrado e matado a irmã da Srta. Fisher, Janey Fisher. Agora persegue Miss Fisher.

Henry Fisher: Pai de Phryne Fisher, jogador e bebâdo inveterado, mora na Inglaterra com a mãe de Phryne.

Primeira Temporada: 2012[editar | editar código-fonte]

Guia de episódios[6]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.
Episódio
#
Total
#
Título Estreia Audiência
em milhões (Austrália)
1 1 "Cocaine Blues" 24/02/2012 1.099
Phryne Fisher é uma mulher à frente dos padrões da década de 20. Ela retorna à sua cidade natal a fim de garantir que o assassino da sua irmã não saia da prisão e usa o seu tempo livre para solucionar crimes.

Baseado no livro de 1989, Cocaine Blues. 

2 2 "Murder On The Ballarat Train" 02/03/2012 0.868
A srta. Fisher leva Dot, a sua companheira, para uma viagem de trem, mas uma parada no meio da noite resulta num assassinato seguido de roubo. É mais um mistério ao qual a srta. Fisher não resiste investigar.

Baseado no livro de 1991, Murder on the Ballarat Train. 

3 3 "The Green Mill Murder" 09/03/2012 0.934
Um homem é morto num clube de jazz e o principal suspeito é um amigo de Miss Fisher. Ela se dispõe a ajudá-lo, mas terá que desvendar todos os segredos da família do rapaz para descobrir a verdade sobre o crime.

Baseado no livro de 1993, The Green Mill Murder. 

4 4 "Death at Victoria Dock" 16/03/2012 0.951
A Srta. Fisher presencia um assassinato que traz à tona um passado que ela preferia esquecer. No entanto, a detetive segue em frente para resolver o caso, mas ainda é uma testemunha e se torna o alvo dos criminosos.

Baseado no livro de 1992, Death at Victoria Dock. 

5 5 "Raisins and Almonds" 23/03/2012 0.905
Um homem é encontrado morto numa livraria e a Srta. Fisher precisa provar a inocência da dona da loja. Ela terá que desvendar uma trama que envolve religião, família e ciência para descobrir o verdadeiro culpado.

Baseado no livro de 1997, Raisins and Almonds 

6 6 "Ruddy Gore" 30/03/2012 0.803
É o aniversário de Dot e a Srta. Fisher a presenteia com uma ida ao teatro. Porém, um ator morre em cena gerando um enigma que envolve o sobrenatural, mas que não é capaz de assustar a melhor detetive da Austrália.

Baseado no livro de 1995, Ruddy Gore. 

7 7 "Murder in Montparnasse" 06/04/2012 0.856
Um amigo de Bert é morto e a srta. Fisher não sossegará até encontrar o culpado. Porém, para resolver este caso e evitar que o assassino faça mais vítimas, ela terá que primeiro desvendar um crime do passado.

Baseado no livro de 2002, Murder in Montparnasse. 

8 8 "Away with the Fairies" 13/04/2012 0.972
A editora de uma revista feminina é encontrada morta. Sendo amiga de uma das sócias, a Srta. Fisher se dispõe a ajudar na investigação e aproveita para desfrutar um pouco mais da companhia do inspetor Jack.

Baseado no livro de 2001, Away with the Fairies. 

9 9 "Queen of the Flowers" 20/04/2012 0.848
Uma protegida da Srta. Fisher é assassinada e a detetive ajuda a polícia na investigação. Ela descobre uma trama sórdida que envolve alguns dos poderosos da cidade, mas precisa agir antes que haja outra vítima.

Baseado no livro de 2004, Queen of the flowers. 

10 10 "Death by Miss Adventure" 27/04/2012 0.829
Uma mulher é enviada ferida ao hospital, e fica aos cuidados de Mac. A médica pede ajuda à srta. Fisher, mas a detetive não tem acesso ao local do crime. Elas enviam Dot como espiã sem saber do perigo que a espera. 
11 11 "Blood and Circuses" 04/05/2012 0.877
Um assassinato ocorre no circo e, apesar do lugar trazer lembranças ruins, a srta. Fisher vai investigar. Ela consegue resolver o caso, mas descobre algo pior: o responsável pelo sumiço da sua irmã pode estar livre.

Baseado no livro de 1994, Blood and Circuses. 

12 12 "Murder in the Dark" 11/05/2012 0.857
Uma menina aparece morta na casa da tia da srta. Fisher. Com a ajuda dos amigos, a detetive resolve investigar e descobre que seu maior temor virou realidade: um inimigo do passado voltou para se vingar dela.

Baseado no livro de 2006, Murder in the Dark. 

13 13 "King Memses' Curse" 18/05/2012 0.903
A Srta. Fisher tem pela frente o caso mais difícil de sua vida. Ela precisa encontrar o homem que ela mais odeia e por um fim aos seus assassinatos, mas ele se revela mais perigoso do que a detetive imaginava. 

Segunda temporada: 2013[editar | editar código-fonte]

Guia de episódios[7]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.
Episódio
#
Total
#
Título Estreia Audiência
em milhões (Austrália)


1 14 "Murder Most Scandalous" 06/09/2013 0.852
A Srta. Fisher vai ajudar a descobrir o responsável pela morte de uma amiga da irmã de Dot e provar a inocência de um homem muito respeitado na sociedade e na polícia: o ex-sogro do inspetor Jack. 
2 15 "Death Comes Knocking" 13/09/2013 0.827
Uma sessão espírita para falar com o falecido afilhado da tia Prudence traz o passado à tona e mais mortes. Jack e a srta. Fisher terão que descobrir quem ainda mataria por algo que aconteceu 10 anos antes. 
3 16 "Dead Man's Chest" 20/09/2013 0.729
A Srta. Fisher leva sua família para visitar uma amiga em outra cidade e relaxar, mas encontra indícios de roubo, de pessoas desaparecidas e um cadáver. É tudo o que compõe seu passatempo favorito: desvendar crimes.

Baseado no livro de 2010, Dead Man´s Chest. 

4 17 "Deadweight" 27/09/2013 0.806
Phryne e Dot investigam o assassinato de um boxeador. 
5 18 "Murder a la Mode" 04/10/2013 0.926
Phryne e Dot estão experimentando roupas na Casa de Moda Fleuri, quando o corpo de Frances Wilde, a principal investidora no negócio, é encontrado no local. A curta lista de suspeitos inclui o marido da vítima, Madame Fleuri e sua irmã, a costureira Violet, e Genevieve. A lista de suspeitos é reduzida ainda mais quando Violet é encontrada morta. Phryne resolve o caso, como de costume, com o tempo de sobra para andar na pista de moda 
6 19 "Marked For Murder" 11/10/2013 0.896
A Srta. Fisher é chamada para investigar um roubo no clube de um time de rúgbi e encontra o corpo do capitão da equipe. Ela e a polícia têm que descobrir o responsável antes que o caso vire uma briga entre torcidas. 
7 20 "Blood At The Wheel" 18/10/2013 0.912
Uma piloto de corridas financiada pela Srta. Fisher é encontrada morta após bater com o carro, mas a dama detetive está certa de que não se trata de um simples acidente. Ela terá que convencer o inspetor Jack para que a polícia investigue. 
8 21 "The Blood off Juana The Mad" 25/10/2013 0.890
Um colega de Mac aparece morto e ela pede a ajuda da srta. Fisher para encontrar o culpado. Jack tenta manter a detetive longe da investigação, mas a casa dela vira o palco de um novo crime e revela novas pistas. 
9 22 "Framed For Murder" 01/11/2013 0.912
Um ator é morto no set de filmagem e a Srta. Fisher, que está investindo na produção, decide investigar. Ela conta com a ajuda de Jack e seu conhecimento cinematográfico para descobrir quem quer sabotar seu filme. 
10 23 "Death On The Vine" 08/11/2013 0.856
Os serviços da Srta. Fisher são requisitados em outra cidade, onde ela encontra o homem que a contratou morto e muita hostilidade. Jack e Hugh vão ajudar, mas o jovem policial só pensa no seu futuro com Dot. 
11 24 "Dead Air" 15/11/2013 0.874
Uma mulher é morta na rádio local, mas Jack está trabalhando disfarçado em outro caso e pede à srta. Fisher que ajude Hugh a investigar. Para isso, ela também precisa se infiltrar e acaba no caminho do assassino. 
12 25 "Unnatural Habit" 22/11/2013 0.908
Uma menina aparece morta e, com Jack fora do caso, cabe à Srta. Fisher investigar, mas ela se mete numa encrenca maior do que previa. O inspetor decide agir e descobre algo que afetará a ele e a todos ao seu redor. 
13 26 "Murder Under the Mistletoe" 22/12/2013 0.969
A Srta. Fisher leva Mac, Dot e sua tia para passar o Natal (em julho) na casa do ex-sócio do seu falecido tio, mas mortes misteriosas começam a acontecer e uma nevasca os prende na mansão, onde ninguém está seguro. 

Terceira Temporada: 2015[editar | editar código-fonte]

Guia de episódios. A terceira temporada da série contou com apenas 8 episódios. [8]

Episódio Total Título Estréia Audiências em milhões (Austrália)
1 27 "Death Defying Feats" 08/05/2015 0.862
Quando a assistente do Show de Mágica do Poderoso Mackenzie é decapitada no palco, a investigação de Jack e Phryne desvenda um assassinato do passado e uma ilusão que enganou até mesmo o poderoso Mackenzie. O distante pai de Phryne faz uma visita surpresa da Inglaterra.
2 28 "Murder & the Maiden" 15/05/2015 0.820
Quando um oficial da avião australiana desaparece da base aérea sem explicação, Phryne é chamada por um homem com quem viveu um romance no passado para resolver discretamente o mistério. No entanto, quando uma mulher desconhecida é coincidentemente encontrada morta no perímetro da mesma base, Phryne e Jack se juntam para resolver uma investigação de assassinato.
3 29 "Murder & Mozzarella" 22/05/2015 0.786
No mundo das famílias italianas donas de restaurantes, rancores antigos vêm à tona quando a matriarca Nonna Luisa morre. A propriedade de um livro secreto de receitas torna-se o motivo do assassinato.
4 30 "Blood & Money" 29/05/2015 0.783
Na mesma manhã em que Miss Fisher é abordada por um rapaz cujo irmão desapareceu, Mac a chama para mostrar um garoto morto que foi encontrado numa cova perto do hospital onde ela trabalha.
5 31 "Death & Hysteria" 05/06/2015 0.757
Quando tia Prudence abre sua casa para que o psiquiatra Hayden Samuels monte seu sanatório para mulheres "histéricas", Phryne descobre mais do que esperava.
6 32 "Death at the Grand" 12/06/2015 0.783
Quando o concierge do Grande Hotel é jogado do telhado com uma mala vazia de propriedade de Phryne, Jack a chama investigar o que parece ser um assalto que deu errado.
7 33 "Game, Set & Muder" 19/06/2015 0.701
Quando Miss Fisher organiza um torneio de tênis para arrecadar dinheiro para que as jogadoras mulheres compitam como os homens em Wimbledon, Constance Burrows, colega de uma estrela do tênis em ascensão, é fatalmente picada por uma aranha e a investigação revela um medo oculto de Phryne.
8 34 "Death Do Us Part" 26/06/2015 0.804
Quando um cientista premiado é encontrado morto no Observatório Real na mesma noite que o homem que tentou matar o pai de Phryne escapa da cadeia, Phryne deve deixar todas as dúvidas de lado para proteger o pai do que parace afligí-lo.

Internacional[editar | editar código-fonte]

A série foi comprada por 120 países em todo o mundo, e já foi exibida no Canadá, Reino Unido, França, Itália, EUA e Brasil.[9]

No Brasil as duas temporadas da série foram exibidas pela GNT[10], e a NETFLIX disponibilizou a primeira e a segunda temporada para seus assinantes.

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Ano Prêmio Categoria Indicado Resultado
2012 Australian Production Design Guild Award Best Costume Design for Screen Marian Boyce Indicada[11]
2012 Australian Production Design Guild Award Best Design on a Television Drama Robert Perkins Indicada[11]
2012 Screen Music Award Best Television Theme Greg J. Walker Indicado
2012 Screen Music Award Best Music for a Television Series or Serial Greg J. Walker Indicado
2013 AACTA Award Best Lead Actress in a Television Drama Essie Davis Indicada[12]
2013 Silver Logie Award Most Popular Actress Ashleigh Cummings Indicada[13]
2013 Equity Awards Outstanding Performance by an Ensemble in a Drama Series Elenco da 1ª Temporada Indicada[14]
2014 AACTA Award Best Costume Design in Television Marion Boyce Escolhida[15]
2014 Equity Awards Outstanding Performance by an Ensemble in a Drama Series Elenco da 2ª Temporada Indicada[16]
2014 Silver Logie Award Most Popular Drama Series Miss Fisher's Murder Mysteries Indicada[17]
2014 Gold Logie Award Most Popular Personality on TV Essie Davis Indicada[18]
2014 Silver Logie Award Most Popular Actress Essie Davis Indicada[17]

Produção[editar | editar código-fonte]

A série teve escritores como Deb Cox, John Banas e Shelley Birse, e na direção participaram David César, Kate Dennis, Emma Freeman, Clayton Jacobson, Daina Reid e Tony Tilse.

A empresa de produção é a "Every Cloud Productions" e é produzida por Fiona Eagger, Deb Cox, Michael Miller, Liz Doran, Kelly Lefever, Ysabelle Dean e Jo Martino.

A música está a cargo de Greg Walker e a cinematografia é feita por Roger Lanser.

Os figurinos são desenhados e produzidos por Marion Boyce.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

ABC - Miss Fisher’s Murder Mysteries

Miss Fisher’s Murder Mysteries - australian television information archive

Facebook da série Miss Fisher’s Murder Mysteries - inglês

Facebook da série Os mistérios de Miss Fisher Brasil - português

Referências

  1. «As Novas Produções Australianas». Veja. 6 de janeiro de 2012. Consultado em 16 de abril de 2015 
  2. «Terceira temporada de 'Miss Fisher's Murder Mysteries' estreia em maio». 13 de abril de 2015. Consultado em 16 de abril de 2015 
  3. «Miss Fisher's Murder Mysteries Movie, Prequel TV Show Details». Den of Geek (em inglês) 
  4. «Trailer de 'Miss Fisher's Murder Mysteries' – 1ª temporada». Veja. 24 de fevereiro de 2012. Consultado em 16 de abril de 2015 
  5. «Os mistérios de Miss Fisher Brasil». Consultado em 16 de abril de 2015 
  6. «Miss Fisher's Murder Mysteries: episode guide - Series 1». australian television information archive. Consultado em 24 de abril de 2015 
  7. «Miss Fisher's Murder Mysteries: episode guide - Series 2». australian television information archive. Consultado em 24 de abril de 2015 
  8. «Miss Fisher's Murder Mysteries: episode guide - Series 3». australian television information archive. Consultado em 22 de setembro de 2015 
  9. «Cameras roll on more Miss Fisher's Murder Mysteries». TV Tonight. 18 de fevereiro de 2013. Consultado em 16 de abril de 2015 
  10. «'Miss Fisher's Murder Mysteries' chega ao Brasil pela GNT». Veja. 3 de abril de 2012. Consultado em 16 de abril de 2015 
  11. a b «APDG awards shortlist announced». 31 de agosto de 2012. Consultado em 16 de abril de 2015 
  12. «AACTA Awards 2013: nominees». 3 de dezembro de 2012. Consultado em 16 de abril de 2015 
  13. «Logie Awards 2013: nominations». 11 de março de 2013. Consultado em 16 de abril de 2015 
  14. «3RD EQUITY ENSEMBLE AWARDS». 3 de maio de 2013. Consultado em 16 de abril de 2015 
  15. «AACTA Awards 2014: winners». 30 de janeiro de 2014. Consultado em 16 de abril de 2015 
  16. «EQUITY ENSEMBLE AWARDS 2014». 1 de abril de 2014. Consultado em 16 de abril de 2015 
  17. a b «56th TV Week Logie awards». 31 de abril de 2014. Consultado em 16 de abril de 2015  Verifique data em: |data= (ajuda)
  18. «2014 Logie Awards: full list of nominees». 31 de março de 2014. Consultado em 16 de abril de 2015