Osijek

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ponte de Osijek

Osijek (em húngaro Eszék; em alemão Esseg; em latim Essec; em turco Ösek) é uma cidade da Croácia. Encontra-se a 30 km da fronteira com a Hungria.

Osijek (pronunciado [ɔsiɛk]) é a quarta maior cidade na Croácia com uma população de 114.616 em 2001. É a maior cidade e o centro econômico e cultural da região croata oriental de Eslavônia, bem como o centro administrativo do condado de Osijek-Baranja. Osijek é localizado no margem direito do rio Drava, 25 quilômetros (16 mi) rio acima da sua confluência com o Danúbio, em uma elevação de 94 metros (310 pés).

História

A Croácia surgiu na forma de um ducado no século VII e, posteriormente, como um reino no século X. Nos dez séculos seguintes, manteve-se como um Estado distinto, com um governante (ban) e um parlamento, mas obediente a reis e imperadores de diversas potências vizinhas, em especial a Hungria e a Áustria. O período entre os séculos XV e XVII foi marcado por conflitos amargos com o Império Otomano. Incorporada à Iugoslávia durante boa parte do século XX, a Croácia recuperou a sua independência em 1991.

Origens

As origens da habitação humana de Osijek datam de tempos Neolíticos, com os primeiros habitantes conhecidos que pertencem às tribos ilírios. O imperador romano Adriano fundou Élia Múrsia, uma colônia com privilégios especiais em 131. Depois disto, Mursa teve uma história turbulenta, presenciando várias batalhas decisivas (entre elas, a Batalha de Mursa Major, em 351, e a batalha entre Aureolo e Ingênuo em 260), decidindo o destino da região inteira. Depois da sua migração, os croatas se assentaram perto das ruínas de Mursa, dando-lhe o seu nome atual, Osijek.

Turismo

O forte de Osikel é uma das mais belas estruturas do período barroco desta para da Croácia. O centro antigo da cidade é cercado de muralhas com um portão. Dentro das muralhas existem prédios residenciais, escolas e uma igreja. Oxide é o centro da Slavonija. No rio de Drava, Osijek possui um calcada o com cerca de dois quilômetros, perfeito para caminhar, correr ou pescar (uma das atividades favoritas do local). Alguns anos atrás uma ponte para pedestres foi construída para que pedestres possam cruzar até o outro lado do rio Um interessante fato sobre a cidade é o piso aquecido da praça principal da cidade, por exemplo, durante as celebrações de ano novo o lugar fica extremamente agradável e prazeroso, apesar das baixas temperaturas.

Ligações externas

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Croácia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.