Oskar H.W. Coester

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Oskar H.W. Coester
Nascimento 26 de setembro de 1938
Pelotas
Morte 17 de novembro de 2020 (82 anos)
Porto Alegre
Cidadania Brasil
Ocupação inventor

Oskar Hans Wolfgang Coester (Pelotas, 26 de setembro de 1938Porto Alegre, 17 de novembro de 2020) foi um empresário e inventor brasileiro.

Foi responsável pelo setor de manutenção de aeronaves da VARIG durante sua era dourada, sob o comando de Rubem Berta. É o fundador do Grupo Coester, integrado pela Coester Automação S.A., fabricante de equipamentos de automação industrial, e da Aeromóvel Brasil S.A., empresa responsável pelo desenvolvimento e implantação da tecnologia de transporte pneumático por ele inventada, que ficou conhecida como aeromóvel.[1]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Em 1960, ingressou no quadro de funcionários da VARIG, passando a assumir a chefia do Departamento de Eletrônica de Bordo. Em 1969, desligou-se da empresa.

Desde 1961, quando grandes distâncias passaram a ser percorridas pelos novos aviões a jato em tempos menores do que pequenas distâncias nos centros urbanos, vem estudando os problemas relacionados com as dificuldades de mobilidade nas grandes cidades e, em 1977, requereu a primeira patente de uma nova concepção - hoje conhecida internacionalmente como o Sistema Aeromóvel.

Em 1970 passou a dedicar-se exclusivamente ao desenvolvimento e fabricação, no Brasil, de sistemas servo-mecanismos, equipamentos de navegação e pilotagem automática de navios na sua pequena empresa, fundada em agosto de 1961, a então Coester Ltda. Na década de 1970, com o crescimento da indústria naval, fundou a Coester S/A - Equipamentos Eletrônicos, a única empresa na América Latina que projetou e fabricou sistemas giroscópicos, de navegação e ecossondas para a Marinha Brasileira, equipando mais de 350 navios, incluindo grandes petroleiros .

Em 1977, Coester adquiriu a Inbrasin - empresa ligada à fabricação de agulhas magnéticas, no Rio de Janeiro, sendo a sua produção transferida para a Coester Equipamentos, em São Leopoldo.

Em 1978, Coester adquiriu o controle acionário da Metalúrgica Alpair em São Leopoldo, que passou a concentrar as atividades do Aeromóvel, passando a chamar-se Aeromóvel Brasil S/A. Nessa empresa desenvolveu o projeto e a construção do primeiro Aeromóvel, hoje operando em caráter experimental entre as Avenidas Loureiro da Silva e Presidente João Goulart, em Porto Alegre, e comercialmente, em Jacarta, Indonésia. Em Porto Alegre, a atual linha de testes deverá ser ampliada ligando a Usina do Gasômetro ao campus central da UFRGS, e estará em pleno funcionamento nos próximos anos. Outra linha será implantada entre o Terminal 1 do Aeroporto Internacional Salgado Filho e a Estação Aeroporto do Trensurb.

Morte[editar | editar código-fonte]

Morreu em 17 de novembro de 2020, em casa, onde se recuperava de um acidente vascular cerebral (AVC) sofrido em maio de 2020.[2]

Distinções[editar | editar código-fonte]

  • Medalha Cidade de Porto Alegre pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre (1980)
  • “Amigo da Marinha ” pelo Ministério da Marinha (1980)
  • Título de Cidadão Leopoldense pela Câmara de Vereadores de São Leopoldo (1984)

Referências

  1. United States Patent 5845582 Slot sealing system for a pneumatic transportation system guideway
  2. «Oskar Coester, inventor do aeromóvel, morre aos 82 anos em Porto Alegre». GZH Porto Alegre. 17 de novembro de 2020. Consultado em 17 de novembro de 2020 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Oskar Coester
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço relacionado ao Projeto Biografias. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.