Oskar Metsavaht

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Oskar Metsavaht
Nome completo Oskar Metsavaht
Nascimento 1961
Caxias do Sul, Flag of Brazil.svg Brasil (Rio Grande do Sul)
Residência Rio de Janeiro
Nacionalidade Brasil brasileiro
Ocupação artista, médico, estilista
Influências

Oskar Metsavaht (Caxias do Sul, 1961) é médico, artista, empreendedor, documentarista, diretor de criação e estilo da Osklen, assim como diretor criativo da Om.art, seu estúdio de artes e projetos especiais.

"Meu processo criativo começa com uma cena, uma história, um estilo, um conceito que crio a partir de algo que eu desejei ou vivi. Deste ponto, eu crio o clima, a atmosfera, os looks e as atitudes. Na maior parte das vezes, eu concebo a campanha antes mesmo da coleção. Talvez por isso eu adore fazer a direção de arte do photo shooting. Crio a atmosfera da história e faço meus próprios filmes, através dos quais posso compartilhar a cena que imaginei no início do processo. As peças são desenhadas para serem o figurino do meu filme. E é possível 'assistí-lo' em cada detalhe da coleção. Só fico satisfeito quando os elementos propostos para cada peça, as cores, as texturas e as silhuetas passam a ser usados pelos personagens do filme que criei"

Seu estilo de vida conectado ao urbano, à natureza, às artes e aos esportes de pranchas, unidos à sua constante necessidade de experimentação, são as principais fontes de inspiração para o seu processo criativo. Através do seu estúdio para a criação de projetos artísticos, como short films, estratégias e negócios criativos, assim como, exercícios de novas linguagens para suas idéias, vieram convites para criar projetos com o Andy Warhol Foundation of Art, a série de relógios para a H.Stern, intitulada Arpoador, comercializada no Brasil e no exterior, além da criação das sandálias Ipanema RJ e da edição especial da vodka Absolut, inspirada na cidade do Rio de Janeiro.

Oskar Metsavaht tem sido reconhecido como um dos precursores do movimento de sustentabilidade, levando ao mercado a idéia de "novo luxo". Seu trabalho foi citado em um estudo profundo da World Wildlife Foundation (WWF-UK) como um "Criador de Futuro". Ele é freqüentemente convidado para participar como palestrante sobre o tema em conferências mundiais, tais como a Milano Fashion Summit e o Ethical Fashion Paris. Oskar foi convidado por Anna Wintour da Vogue americana para participar do evento Runway para Green, um desfile de moda beneficente para promover a sustentabilidade em marcas de moda de luxo.

Fundador da Instituto-e, uma organização sem fins lucrativos localizada no Rio de Janeiro, dedicado à promoção do desenvolvimento humano sustentável, ele desenvolve o projeto e-fabrics que, em parceria com empresas, instituições e centros de pesquisa, identifica tecidos e materiais desenvolvidos a partir de critérios socioambientais.

Em 2011, a sua marca, OSKLEN, recebeu o título de "Marca de luxo emergente do ano" em Londres, e foi declarado pela revista Fast Company a quarta pessoa mais inovadora do Brasil e uma das 100 pessoas de negócios mais criativas no mundo.

Oskar Metsavaht também foi nomeado em 2011 como Embaixador da Boa Vontade da UNESCO. Neste mesmo ano Oskar foi convidado por Suzy Menkes para ser um dos speakers durante o International Herald Tribune Hot Luxury event. Além disso, foi um dos palestrantes do SWU, ao lado de Neil Young e Bob Geldof entre outros.

Em 2011, foi indicado como membro do conselho consultivo do Inhotim – o maior museu filantrópico a céu aberto do mundo, dono de uma das maiores coleções de arte contemporânea e que também é reconhecido por desenvolver projetos sociais e educacionais de sucesso. Oskar também foi convidado a integrar o conselho da ONG Greenpeace, é consul honorário da Estônia no Rio de Janeiro e conselheiro e embaixador da feira de sustentabilidade 1.618, de Paris.

Em junho de 2012 Oskar Metsavaht foi convidado pela Unesco para ser o representante oficial da Rio+20, e através do Instituto-e, idealizou o Prêmio-e, uma premiação oficial da Rio+20 com foco em sustentabilidade que visa identificar, premiar e celebrar iniciativas socioambientais desenvolvidas nos últimos 20 anos – desde a ECO-92.

Ao lado de nomes como Arcade Fire, Chris Milk, Takeshi Murata, Oskar foi convidado para integrar o elenco do "The Creators Project", projeto mundial da Vice em parceria com a Intel, que visa reunir os artistas mais expressivos das áreas de arte, design, moda, e música.

Metsavaht apresenta suas coleções no New York Fashion Week e no São Paulo Fashion Week.

Carreira[editar | editar código-fonte]

  • Fundador e vice-presidente da Associação dos Empreendedores Amigos da Unesco e fundador e Presidente do [Instituto e], organização não-governamental focada em promover os princípios do desenvolvimento humano sustentável. Em 2003 recebeu o prêmio “Faz Diferença - O Globo” pelo projeto socioambiental com algodão orgânico no Ceará e em 2007 sua marca foi apontada pelo relatório anual da WWF – UK como “Future Maker”.
  • Palestrante do tema “Moda Sem Fronteiras”, “Empreendendo um Estilo de Vida” e “O Novo Luxo – Materiais voltados para o desenvolvimento socioambiental na Moda" em faculdades brasileiras e em encontros internacionais como o Milano Fashion Summit 2005 e Ethical Fashion 2007.
  • Diretor de documentários ambientais e de expedições de pesquisa e aventura como a trilogia “Surfing the Mountains”. Foi o primeiro brasileiro a escalar o Mont-Blanc ao lado de Bruno Menescal.
  • Cônsul Honorário da República da Estônia no Rio de Janeiro.
  • Diretor de Estilo e Criação da marca carioca Osklen. Além de criar as coleções, é o diretor de arte das campanhas, desenvolve mobiliário e cria a atmosfera das lojas no Brasil e no exterior (New York, Miami, Tokyo, Milão, Mykonos, Buenos Aires, Punta Del Este) e filma seus próprios curtas metragens sobre seu universo inspiracional.

Em dezembro de 2014, entrou para a lista do FFW dos 50 brasileiros mais estilosos da moda. [1]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  1. FFW.com.br. «Lista FFW dos 50 brasileiros mais estilosos da moda»