Osomatsu-san

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Osomatsu-san
おそ松さん
Informações gerais
Gêneros Comédia
Anime
Osomatsu-san
Direção Yoichi Fujita
Roteiro Shu Matsubara
Música Yukari Hashimoto
Estúdio de animação Studio Pierrot
Distribuição/
Licenciamento
Emissoras de televisão TV Tokyo, TVO, TVA, AT-X, BS Japan
Período de exibição 5 de outubro de 201530 de março de 2021
Mangá
Osomatsu-san
Escrito e ilustrado por Masako Shitara
Editoração Shueisha
Revistas You
Demografia Josei
Período de publicação 15 de janeiro de 201626 de novembro de 2020
Volumes 10
Light novel
Escrita por Yū Mitsuru
Ilustrada por Naoyuki Asano
Período de publicação 29 de julho de 2016 – presente
Outras médias
Osomatsu-kun (1962—1989)
Portal Animangá

Osomatsu-san (おそ松さん? lit. "Senhor Osomatsu") é uma série de animé do género comédia, produzida pelo Studio Pierrot, com base no manga de 1962, Osomatsu-kun de Fujio Akatsuka. Em comemoração ao octogésimo aniversário de Akatsuka, a série segue os irmãos sêxtuplos Matsuno na idade adulta, e apresenta um humor destinado a um público mais adulto, comparado com o da série original. A série foi exibida no Japão entre 5 de outubro de 2015 e 30 de março de 2021, sendo transmitida simultaneamente nos países lusófonos pela Crunchyroll.[1] A adaptação para manga feita por Masako Shitaro, foi publicada na revista You da Shueisha desde janeiro de 2016 a novembro de 2020.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Muitas das personagens, particularmente os irmãos Matsuno, apresentam, nomeadamente personalidades diferentes, comparadas com o seu aspeto original em Osomatsu-kun, enquanto algumas personagens secundárias mantêm o seu carácter original.

Irmãos Matsuno[editar | editar código-fonte]

Osomatsu Matsuno (松野 おそ松 Matsuno Osomatsu?)
Voz de: Takahiro Sakurai[2]
O mais velho dos sêxtuplos e o autoproclamado líder do grupo. Contudo, não é nada confiável e apresenta uma personalidade infantil e imatura na maior parte do tempo, que por vezes deixa seus irmãos à beira da loucura. Gosta muito de apostar em corridas de cavalos e de jogar pachinko. É descrito como incrivelmente estúpido, porém constantemente procura um bom convívio com sua família. Seu visual é um tanto básico, com uma expressão neutra, com pouco destaque quando comparado às expressões de seus irmãos. Geralmente se veste com roupas vermelhas.
Karamatsu Matsuno (松野 カラ松 Matsuno Karamatsu?)
Voz de: Yuichi Nakamura[2]
O segundo dos sêxtuplos. Ele se considera um mulherengo extremamente popular e tenta agir de forma legal, mas sua atitude normalmente só acaba constrangendo e incomodando os outros. Embora seja predominantemente usado como alívio cômico, demonstra sensibilidade e por vezes tenta se comportar como um bom irmão. Porém, suas tentativas geralmente fracassam, pois seus irmãos quase sempre o ignoram. É frequentemente visto usando uma jaqueta de couro e óculos de sol. Sua característica mais notável e distinta são suas sobrancelhas grossas. Costuma se vestir de azul.
Choromatsu Matsuno (松野 チョロ松 Matsuno Choromatsu?)
Voz de: Hiroshi Kamiya[2]
O terceiro dos sêxtuplos. Tido como o único com algum bom senso, se considera a voz da razão entre o grupo, sendo por vezes considerado um tsukkomi. Por outro lado, ele também é um otaku que adora ídolos por impulso, e sua ocasional arrogância tende a irritar quem estiver por perto. Suas características distintivas são sua boca angular e suas pupilas pequenas, além da ausência dos fios de cabelo espetados que seus irmãos possuem. O diferencial de sua vestimenta é uma camisa vestida por baixo de seu moletom. Geralmente se veste de verde.
Ichimatsu Matsuno (松野 一松 Matsuno Ichimatsu?)
Voz de: Jun Fukuyama[2]
O quarto dos sêxtuplos. Demonstra antipatia em relação ao convívio social, mas gosta muito de passar o tempo com os gatos da vizinhança. É geralmente recluso, falando pouco e apresentando comportamento sombrio. Está sempre com os olhos semicerrados, com as costas arqueadas e com o cabelo bagunçado e despenteado, o que o destaca de seus irmãos e o confere uma aparência apática, deprimida e distante. Apesar de seu comportamento estoico, é vulnerável e se magoa muito fácil. Diferentemente do resto de seus irmãos, usa calças moletom. Constantemente usa uma máscara cirúrgica branca sobre o rosto e sua cor típica é o roxo.
Jyushimatsu Matsuno (松野 十四松 Matsuno Jūshimatsu?)
Voz de: Daisuke Ono[2]
O quinto dos sêxtuplos. É hiperativo e muito enérgico, por vezes desafiando as próprias leis da realidade com seu comportamento. Está sempre sorrindo com a boca aberta. Seu casaco é distinto dos de seus irmãos por ter as mangas bem mais longas que o normal, e está quase sempre usando bermudas. Gosta muito de atividades físicas, especialmente o baseball. Sua frase de efeito é ''Hustle, hustle! Muscle, muscle!'', a qual costuma repetir em diversos episódios. É mentalmente imaturo, porém possui lacunas de personalidade que o fazem ficar completamente diferente do usual. Outra de suas características é seu único fio de cabelo espetado na parte de trás de sua cabeça. Geralmente se veste de amarelo.
Todomatsu Matsuno (松野 トド松 Matsuno Todomatsu?)
Voz de: Miyu Irino[2]
O mais jovem dos sêxtuplos. Ele é cuidadoso, despreocupado e um pouco efeminado, o que o leva a ter algum sucesso com mulheres. Apesar disso, se mostra frio, traiçoeiro e manipulador em relação a seus próprios irmãos, chegando até a ignorá-los em público, fingindo não os conhecer por ter vergonha de sua família. Tem dificuldades em demonstrar empatia e preocupação com os outros, e demonstra pouco interesse no convívio familiar. Seus traços distintivos incluem sua boca pequena e pupilas grandes, que contribuem para um ar inocente e contrastam com sua personalidade dissimulada. Costuma se vestir de rosa.

Outras personagens[editar | editar código-fonte]

Iyami (イヤミ?)
Voz de: Kenichi Suzumura[2]
Iyami permaneceu praticamente o mesmo desde o seu aspeto original em Osomatsu-kun, apesar do seu regresso como uma personagem secundária, no animé da década de 1980 foi o protagonista.
Chibita (チビ太?)
Voz de: Sachi Kokuryu[2]
Um antigo rival dos sêxtuplos, que agora comanda uma banca de oden que os irmãos Matsuno frequentemente visitam.
Totoko (トト子?)
Voz de: Aya Endō[2]
A heroína da série, que agora persegue o sonho de promover os negócios da peixaria dos seus pais, tornando-se um "ídolo peixe". Ela é a paixoneta dos irmãos Matsuno, mas Totoko na maioria das vezes acha a admiração deles indesejada. Sua rival é Nyaa Hashimoto.
Matsuzō Matsuno (松野 松造 Matsuno Matsuzō?) e Matsuyo Matsuno (松野 松代 Matsuno Matsuyo?)
Voz de: Kazuhiko Inoue e Kujira[2]
Os pais dos sêxtuplos, que ainda vivem com eles mesmo adultos.
Hatabō (ハタ坊?)
Voz de: Momoko Saitō[2]
Anteriormente, Hatabō era o criado de várias personagens, e agora dirige uma empresa de milhões de dólares, embora se comporte como um miúdo.
Dekapan (デカパン?)
Voz de: Yōji Ueda[2]
A mesma personagem como na versão original, que guarda coisas em suas calças grandes e faz várias criações.
Dayōn (ダヨーン?)
Voz de: Nobuo Tobita[2]
A mesma personagem como na versão original, que geralmente diz apenas seu nome.
Nyaa Hashimoto (橋本にゃー Hashimoto Nyaa?)
Voz de: Nanami Yamashita
Um ídolo-gato que Choromatsu adora. Ela faz várias participações especiais durante todo o espetáculo, mas não possui nenhuma fala, só nos dois últimos episódios. Sua rival é a Totoko.
Shounosuke Hijirisawa (聖澤 庄之助 Hijirisawa Shōnosuke?)
Voz de: Yōji Ueda
Uma personagem sem voz, que faz aparições aleatórias ao longo da série.
Garotasmatsus ( じょし松 Joshimatsu?)
Voz de: Takahiro Sakurai, Yuichi Nakamura, Hiroshi Kamiya, Jun Fukuyama, Daisuke Ono e Miyu Irino
São seis amigas que representam cada um dos sêxtuplos no sexo feminino. Elas são obcecadas por homens e muitas vezes brigam por eles, mas são rápidas em ajudar umas às outras.
Kamimatsu (神松?)
Voz de: Kenji Nojima
O "sétimo irmão", perfeito e fidedigno dos sêxtuplos. Ele afirma ter nascido a partir da bondade que os irmãos Matsuno possuem. Ele é adorado por todos.
Akumatsu (悪松?)
Voz de: Tomokazu Sugita
O "oitavo irmão" dos sêxtuplos. Ele nasceu da atitude perversa que possuem os irmãos Matsuno.

Média[editar | editar código-fonte]

Animé[editar | editar código-fonte]

Osomatsu-san (おそ松さん?), produzido pelo Studio Pierrot, foi transmitido entre 5 de outubro de 2015 e 28 de março de 2016.[3][4] Foi transmitido simultaneamente nos países lusófonos pela Crunchyroll.[1] A série foi criada para comemorar o aniversário de oitenta anos de Fujio Akatsuka, que morreu aos setenta e dois anos em 2008. Durante os primeiros doze episódios, o tema de abertura foi "Hanamaru Pippi wa Yoi Ko dake" (はなまるぴっぴはよいこだけ? lit. "O Apito de Hanamaru é só para Miúdos Bons") interpretado por AouP, enquanto o tema de encerramento foi "Six Same Faces ~Kon'ya wa Saikō!!!!!!~" (SIX SAME FACES ~今夜は最高!!!!!!~? lit. "Seis Faces Iguais ~Esta é a Melhor Noite!!!!!!~") dos intérpretes Iyami (Kenichi Suzumura) e os irmãos Matsuno (Takahiro Sakurai, Yuichi Nakamura, Hiroshi Kamiya, Jun Fukuyama, Daisuke Ono e Miyu Irino). Do episódio treze adiante, o tema de abertura é "Zenryoku Batankyū" (全力バタンキュー? lit. "Força Total Batankyu") interpretado por AouP, e o tema de encerramento é "Six Shame Faces ~~Kon'ya mo Saikō!!!!!!~" (SIX SHAME FACES 〜今夜も最高!!!!!!〜? lit. "Seis Faces da Vergonha ~Esta Noite Também é a Melhor!!!!!!~") com interpretação de Totoko (Aya Endō) e dos irmãos Matsuno.[5] O primeiro episódio da série que contou com várias paródias, foi retirado de sítios de fluxo de média no dia 12 de novembro de 2015, e foi substituído por um OVA.[6][7] Para além disso, o terceiro episódio que apresenta uma paródia grosseira de Anpanman, foi editado na transmissão da BS Japan, e alterado no seu lançamento de vídeo doméstico.[6]

Manga[editar | editar código-fonte]

A adaptação em manga de Osomatsu-san, ilustrada por Masako Shitara, foi publicada na revista You da Shueisha a 15 de janeiro de 2016[8] a 26 de novembro de 2020.[9]

Jogo eletrónico[editar | editar código-fonte]

Idea Factory anunciou um jogo voltado para o público feminino (otome game) com base na série Osomatsu-san.[10] Intitulado Osomatsu-san The Game: Hachamecha Shuushoku Advice -Dead or Work- (おそ松さん THE GAME はちゃめちゃ就職アドバイス -デッド オア ワーク-?), foi lançado a 29 de junho de 2017 para PlayStation Vita.[11]

Romance[editar | editar código-fonte]

A adaptação do animé para romance, escrita por Yū Mitsuru e ilustrada por Naoyuki Asano será lançada no Japão a 29 de julho de 2016.[12]

Referências

  1. a b «Novos Títulos de Outono 2015: Osomatsu-san, Peeping Life TV Season 1??, Oshiri Kajiri Mushi 4, JK-Meshi e Yuru Yuri San☆Hai!». Crunchyroll. 5 de outubro de 2015 
  2. a b c d e f g h i j k l m «Youji Ueda, Nobuo Tobita, Momoko Saito Join Osomatsu-san TV Anime's Cast» (em inglês). Anime News Network. 6 de agosto de 2015 
  3. «Crunchyroll Stream Mr. Osomatsu, Peeping Life Season 1??, JK Meshi! Anime» (em inglês). Anime News Network. 5 de outubro de 2015 
  4. «Mr. Osomatsu Anime to Run for 2 Consecutive Seasons» (em inglês). Anime News Network. 9 de novembro de 2015 
  5. «New Osomatsu-kun Anime's Song Info, Debut Date, Visual Unveiled» (em inglês). Anime News Network. 6 de setembro de 2015 
  6. a b «TV Tokyo Censors Recent Mr. Osomatsu Episode» (em inglês). Anime News Network. 29 de outubro de 2015 
  7. «Mr. Osomatsu's Unaired Episode Outlined» (em inglês). Anime News Network. 26 de dezembro de 2015 
  8. «Mr. Osomatsu Manga to Launch in January» (em inglês). Anime News Network. 14 de dezembro de 2015 
  9. «Mr. Osomatsu Manga Ends on November 26» (em inglês). Anime News Network. 1 de outubro de 2020 
  10. «超人気TVアニメ「おそ松さん」のゲーム化について» (em japonês). Idea Factory. 18 de janeiro de 2016 
  11. «Osomatsu-san The Game: Hachamecha Shuushoku Advice -Dead or Work-» (em japonês). Otomate. Consultado em 24 de abril de 2018 
  12. «Mr. Osomatsu Anime Gets Novel Adaptation, Smartphone Game, 3 Browser Games» (em inglês). Anime News Network. 28 de janeiro de 2016 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]