Otávio Bonfim

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Otávio Bonfim (Fortaleza))
Ir para: navegação, pesquisa
Otávio Bonfim
—  Bairro do Brasil  —
Mapa de Fortaleza com destaque para o bairro Otávio Bonfim
Mapa de Fortaleza com destaque para o bairro Otávio Bonfim
Distrito Fortaleza (Sede)
Município Fortaleza
Limites Norte: Jacarecanga, Centro Histórico de Fortaleza e Monte Castelo
Sul e Leste: Benfica
Oeste: São Gerardo, Parquelândia e Parque Araxá
Subprefeitura Secretaria Executiva Regional (SER) I
Fonte: Não disponível

Otávio Bonfim é um bairro da cidade brasileira de Fortaleza, no Ceará, localizado ao oeste do centro histórico da cidade.[1]

Oficialmente chama-se Farias Brito.[2]

Surgiu de uma povoação ao lado da antiga Estrada para o Soure (atual Caucaia). Na época do Ciclo do Charque aqui existiu: a Capela de São Sebastião, que mais tarde deu o nome ao mercado erguido neste bairro, o Mercado São Sebastião; um abatedouro de gado, que ficou conhecido como Matadouro.

No local da capela, a antiga Estrada do Gado(atual Rua Dr. Justiano de Serpa), os frades Franciscanos oriundos da Alemanha, construíram a Igreja de Nossa Senhoras das Dores.

Com a expanção da Estrada de Ferro de Baturité em 1922, aqui foi construído uma estação de trem com o nome:Quilometro 3, deopis Matadouro e finalmente Otávio Bomfim[3]

A Igreja de Nossa Senhora das Dores, inaugurada em 1932, foi uma parte do investimento dos frades Franciscanos, que além desta construíram ainda o Convento de São Francisco e o Cine Familiar. O Convento de São Francisco chegou a ser invadido por um dia durante a Segunda Guerra Mundial, pois os frade eram alemães. Neste período propriedades de famílias alemãs(família Lundgren), famílias italianas(família de Francesco) e famílias japonêsas(família Fugita) ligadas a este local sofreram represálias da população de Fortaleza.

O Cine Familiar funcionou até a década de 60 como opção de lazer para os moradores das adjacências.

Local com atração econômica, chegou a sediar a Siqueira Gurgel S/A. Fabrica que fabricava produtos que marcaram história no Ceará: Sabonete Sigel, o óleo Pajeú, a gordura de coco Cariri e o famoso sabão Pavão. Um dos personagens fictícios deste produtos foi a Neguinha do Pajeú. Nos dias de hoje aqui fica um supermercado.

Devido a suas tradições agrícolas aqui funcionou até a década de 70 jardins que produziam folres. Onde nos dias de atuais situa-se um supermercado.

Em 2010, a estação de trem do Otávio Bonfim foi desativada devido ao novo traçado do Metrofor.

Referências

  1. Bairros de Fortaleza
  2. «Jornal O Povo». 29 de novembro de 2008. Consultado em 12 de maio de 2010 , porém é mais usado em geral Otávio Bonfim.
  3. «Estações Ferroviárias». Consultado em 12 de maio de 2010 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]