Othon Bezerra de Mello

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Othon Bezerra de Mello

Portrait de M. Othon Bezerra De Mello par Serge Ivanoff, Rio de Janeiro, 1948.
Nome completo Othon Lynch Bezerra de Mello
Nascimento 9 de fevereiro de 1880
Limoeiro, Pernambuco, Brasil
Morte 9 de junho de 1949 (69 anos)
Recife, Pernambuco, Brasil
Ocupação empresário, industrial e político

Othon Lynch Bezerra de Mello (Limoeiro, 9 de fevereiro de 1880Recife, 9 de junho de 1949) foi um empresário, industrial e político brasileiro.[1] Com tendências literárias, teve, no entanto, orientação voltada para a área empresarial por seu pai, José Clementino Bezerra de Mello (1839-1894), que o mandou para a Europa, para aprender inglês e francês e conhecer empresas daquele continente.[2]

Atividade comercial[editar | editar código-fonte]

Iniciou sua atividade empresarial em 1905, na área do comércio, com uma loja de tecidos no centro do Recife, na Rua da Cadeia (atual Rua Marquês de Olinda). Ampliou essa atividade, abrindo novas lojas na cidade.[3]

Em 1913 foi empossado como primeiro secretário da Associação Comercial de Pernambuco.

Em 1921 participou de uma comissão oficial enviada ao Presidente da República para resolver problemas comerciais de Pernambuco, na qual se destacou.

Atividade têxtil[editar | editar código-fonte]

Em 1924 comprou a Fábrica de Tecidos Apipucos, que se transformou em Cotonifício Othon Bezerra de Mello, destacando-se no meio têxtil pernambucano, conhecida como Fábrica da Macaxeira, por menção à localidade em que estava instalada, depois alçada à categoria de bairro.

Instalando e adquirindo novas indústrias têxteis, ampliou a atividade do cotonifício e se destacou no âmbito nacional.

A Fábrica da Macaxeira pode se transformar em um espaço refinado de moda, gastronomia, cultura e arte nos próximos anos.

Atividade hoteleira[editar | editar código-fonte]

Em 1916 fundou o Recife Hotel.

Em 1943 fundou a Companhia Brasileira de Novos Hotéis, depois denominada Hotéis Othon S. A., instalando no Rio de Janeiro o Aeroporto Othon e em São Paulo o Othon Palace, hotéis que se destacaram no âmbito local e nacional.

A rede ampliou-se por outros estados brasileiros, mormente Pernambuco, onde foram instalados o Recife Othon Palace Hotel e o Othon Plaza.

Atividade açucareira[editar | editar código-fonte]

Othon Bezerra de Mello comprou e modernizou a Usina Una, anexando-a à Usina Santo André e formando a Companhia Açucareira Santo André do Rio Una.

Atividade de geração de energia[editar | editar código-fonte]

Em Minas Gerais Othon adquiriu as ações da Companhia Luz e Força Hulha Branca, reorganizando e duplicando a capacidade hidrelétrica da Usina Paraúna, da qual fazia parte.[4]

Atividade política[editar | editar código-fonte]

Othon Bezerra de Mello foi, também, Conselheiro Municipal do Recife e Deputado estadual de Pernambuco.

Atividade literária[editar | editar código-fonte]

Homem sociável e comunicativo, colaborou com jornais e revistas com crônicas claras e oportunas onde discutia e analisava os problemas brasileiros.

Instituiu na Academia Pernambucana de Letras o Prêmio Literário Othon Bezerra de Mello, que seria destinado aos melhores livros publicados anualmente.

Ampliou essa iniciativa, instituindo prêmios semelhantes na Academia Alagoana de Letras, na Academia Mineira de Letras, na Faculdade de Ciências Econômicas do Recife e na Escola de Comércio Álvares Penteado, em São Paulo, sendo, por isso, reconhecido como o Mecenas Brasileiro do Século XX.

Era também tesoureiro do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano.

Apreciador das artes, suas residências no Recife, no Rio de Janeiro e em Petrópolis eram verdadeiras exposições de bom gosto.

Atividades sociais[editar | editar código-fonte]

Preocupado com seus empregados, abriu para eles escolas e lhes prestou assistências médica e odontológica.

Por suas atividades empresariais, suas opiniões e assistências sociais, Othon Bezerra de Mello era conhecido nacional e internacionalmente, tendo participado de várias comissões oficiais brasileiras ao exterior.

Referências

  1. «Othon Bezerra de Mello». basilio.fundaj.gov.br. Consultado em 18 de janeiro de 2021 
  2. «:::[ DocPro ]:::». memoria.bn.br. Consultado em 25 de dezembro de 2019 
  3. «Juliana Barreto palestra sobre Othon Bezerra de Mello». Algomais. Consultado em 25 de dezembro de 2019 
  4. «Diário das leis - Autoriza o cidadão brasileiro Othon Lynch Bezerra de Mello a pesquisar diatomita à margem do açude "Apipucos", Município de Recife, Estado de Pernambuco.». www.diariodasleis.com.br. Consultado em 25 de dezembro de 2019 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]