Oto Henrique, Eleitor Palatino

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Otão Henrique / Oto Henrique
Eleitor Palatino
Duque do Palatinado-Neuburgo
Georg Pencz 001.jpg
Retrato do Príncipe-eleitor Otão Henrique, por Georg Pencz.
Reinado 1467–15460
Consorte Susana da Baviera
Dinastia Wittelsbach(linha Junge Pfalz)
Nascimento 10 de abril de 1502
  Amberg, Baviera
Morte 12 de fevereiro de 1559 (56 anos)
  Heidelberga, Palatinado
Pai Ruperto do Palatinado, Bispo de Frisinga
Mãe Isabel da Baviera-Landshut

Otão Henrique (português europeu) ou Oto Henrique (português brasileiro) (em alemão: Otto Heinrich ou Ottheinrich) (Amberg, 10 de Abril de 1502Heidelberga, 12 de Fevereiro de 1559) foi um príncipe alemão membro da dinastia de Wittelsbach sendo Eleitor do Palatinado.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Otão Henrique era filho de Ruperto do Palatino, Bispo de Frisinga (terceiro filho de Filipe, Eleitor Palatino) e de Isabel da Baviera-Landshut (filha de Jorge, duque da Baviera-Landshut). Foi inicialmente Duque do Palatinado-Neuburgo entre 1505 e 1559 e Eleitor do Palatinato entre 1556 e 1559.

Fachada do Ottheinrichsbau, Heidelberger Schloss (1894).

Como neto de Jorge da Baviera, o jovem Otão-Henrique foi compensado, conjuntamente com seu irmão Filipe, com o novo Ducado do Palatinado-Neuburgo depois de seus pais terem perdido o Ducado da Baviera-Landshut durante a Guerra da Sucessão de Landshut que disputaram contra Alberto IV da Baviera.

Otão Henrique introduziu o Protestantismo no Eleitorado do Palatinato em 1557. Patrocinou as artes, promoveu a ciência e comprometeu-se com a formação de médicos para a dissecação de cadáveres. A sua biblioteca, a Bibliotheca Palatina, foi considerada uma das mais importantes do seu tempo.

No Castelo de Heidelberga deixou o Ottheinrichsbau (em português: Edifício de Oto Henrique), assim chamado em sua homenagem, como um exemplo de arquitectura renascentista alemã.

Esteve envolvido em diversos conflitos causados pelo seu dispendioso estilo de vida, o que o colocou à beira da bancarrota.

Oto Henrique casou com Susana da Baviera (15021543), filha de Alberto IV da Baviera, no dia 16 de Outubro de 1529. Foi o seu segundo marido e o casal não teve filhos.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Precedido por
Título Novo
Duque do Palatinado-Neuburgo
1505–1559
(conjuntamente com o seu irmão Filipe, 1505-1541)
Sucedido por
Wolfgang
do Palatinado-Zweibrücken
Precedido por
Frederico II
COA family de Pfalz-Simmern.svg
Eleitor Palatino

1556–1559
Sucedido por
Frederico III



Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.