Otto von Kotzebue

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Otto von Kotzebue

Otto von Kotzebue, em russo Отто Евстафьевич Коцебу, Otto Evstaf'evič Kocebu (Reval, 30 de dezembro de 1787Reval, 15 de fevereiro de 1846) foi um navegador germano-báltico a serviço do Império Russo. Era filho do poeta August von Kotzebue, irmão do general russo Paul Demetrius von Kotzebue e irmão do pintor de batalhas Alexander von Kotzebue.

No Brasil[editar | editar código-fonte]

Mapa mostrando o percurso seguido por Kotzebue em sua segunda viagem (1823-1826)

Em 1823 surgiu subitamente no Rio de Janeiro Otto von Kotzebue. Comandava a fragata russa Enterprise, destinada a descobrimentos e explorações. No dia 13 de novembro de 1823, ancorou à vista da barra devido à calmaria do mar. Entrou na Baía de Guanabara no dia 14. Otto von Kotzebue permaneceu durante 25 dias no Rio de Janeiro, residindo em Botafogo, na casa de um amigo e deixando, na obra que escreveu sobre a viagem, boas descrições da capital brasileira. Voltou para a fragata na tarde de 9 de dezembro e levantou as velas no dia 10, saindo ao anoitecer.

Homenagens[editar | editar código-fonte]

Envelope de 4 copeques com a imagem de Otto von Kotzebue

O Golfo de Kotzebue, um grande abismo na costa leste do Alasca, e a pequena cidade de Kotzebue, no Alasca, foram nomeados em sua memória.

Referências[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.