Ouagadougou

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Este artigo cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde março de 2013). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Ouagadougou
  Cidade  
Centro de Ouagadougou
Centro de Ouagadougou
Localização de Ouagadougou em Burkina Faso
Localização de Ouagadougou em Burkina Faso
Coordenadas 12° 21' 26" N 1° 32' 7" O
País  Burkina Faso
Região Centro
Província Kadiogo
Administração
Distritos
- Prefeito Simon Compaoré
Área
- Total 219 km²
População (Censo 12/2006) [1]
 - Total 1 475 223
    • Densidade 6 736,2 hab./km²
 - Conurbação 1 727 390
Website Ouagadougou

Ouagadougou ou Uagadugu[2][3][4] é a capital e maior cidade do Burkina Faso (chamado anteriormente de Alto Volta), situando-se na província de Kadiogo e contando com cerca de 1,4 milhão de habitantes. Trata-se de uma cidade muito antiga, que foi o centro do estado mossi nos séculos XIV e XV e que foi ocupada pelos franceses, em 1896. Tornou-se capital do Alto Volta entre os anos de 1919 e 1932 e de Burkina Faso desde que este país mudou o nome, em 1984.

Governo[editar | editar código-fonte]

As primeiras eleições municipais foram realizadas em 1956. A cidade é governada por um prefeito, que é eleito com um mandato de cinco anos, junto com dois conselheiros e 90 vereadores.

Cultura[editar | editar código-fonte]

Eventos regulares[editar | editar código-fonte]

A cada dois anos, desde 1969, acontece em Ouagadougou o festival pan-africano de cinema e televisão FESPACO, para o qual viajam fãs de cinema de todo o mundo. Em alternância acontece a feira de artesanato, o SIAO[5] . Uma vez por ano, há o festival internacional de teatro Les Récréatrales e a grande Corrida de Ciclomotores (RAMO), no qual especialmente jovens participam.

Economia[editar | editar código-fonte]

As indústrias primárias de Ouagadougou são o processamento de alimentos e têxteis. A cidade é servida por um aeroporto internacional, tendo também um grande mercado a céu aberto, um dos maiores mercados da África Ocidental, que sofreu um grande incêndio em 2003 e permanece fechado.

Cidades-irmãs[editar | editar código-fonte]

Ouagadougou é geminada com:

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Burkina Faso - Administrative units em GeoHive.com (em inglês)
  2. Serviço das Publicações da União Europeia. «Anexo A5: Lista dos Estados, territórios e moedas». Código de Redacção Interinstitucional. Consultado em 19 de janeiro de 2012 
  3. Porto Editora. «Uagadugu». Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa da Infopédia – Enciclopédia e Dicionários Porto Editora. Consultado em 19 de janeiro de 2012 
  4. Instituto Internacional da Língua Portuguesa. «Uagadugu». Vocabulário Ortográfico Comum da Língua Portuguesa. Consultado em 28 de maio de 2017 
  5. «Accueil». SIAO BF (em francês). Consultado em 26 de fevereiro de 2019 
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Ouagadougou
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Burkina Faso, integrado ao Projeto África é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.