Ouri

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

O Ouri é um jogo pertencente à família dos jogos de mancala. É feito para duas pessoas e jogado num tabuleiro de 12 casas com 48 pedras. A maior diferença do mancala tradicional é que neste não se coloca pedras nos mancalas ("pedras comidas") dos jogadores. Só quando a ultima pedra jogada calha no lado do inimigo e nessa casa fiquem 2 ou 3 pedras é que se pode recolher. Nesse caso também se recolhem todas as pedras em casas anteriores a essa desde que sejam 2 ou 3.

Objectivo[editar | editar código-fonte]

O objectivo do jogo é recolher mais sementes que o adversário.

Todas as sementes têm o mesmo valor, e, vence o jogador que obtiver 25(ou mais) sementes. Sempre que só há uma semente em cada jogador os jogadores tem de contar as suas pedras.


Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.
Ícone de esboço Este artigo sobre Jogos de tabuleiro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Regras .

O objetivo do jogo é recolher mais sementes do que o adversário, e vence o jogador que obtiver 25 ou mais sementes.

O tabuleiro de Ouri tem 6 compartimentos (buracos) de cada lado. No início do jogo cada um dos 12 buracos tem 4 sementes. Os 2 jogadores estão colocados frente a frente e vão colocando as sementes capturadas em cima da mesa, do seu lado direito. O primeiro a jogar apanha todos as sementes de um dos seus buracos e distribui-as, uma a uma, pelos buracos seguintes, no sentido contrário aos ponteiros do relógio. O jogador, enquanto houver buracos com mais sementes, não pode mexer nos que contenham apenas uma semente. Se depois de depositar a última semente numa casa do adversário, esta contiver duas ou três, podem-se capturar. Retiram-se e guardam-se em cima da mesa, do lado direito. Sempre que as casas anteriores à última tiverem duas ou três sementes e pertençam ao adversário podem e devem ser capturadas até que se encontre uma casa que não cumpre alguma destas condições. Se ao depositar a última semente numa casa do adversário, esta contiver 4 ou mais sementes, contando com a que se deposita, não podemos capturá-las. Passa o jogo para o adversário. Se ao realizar um movimento o jogador fica sem sementes, o adversário é obrigado a efectuar um movimento que introduza sementes no seu lado. Quando um jogador capturar a maioria das sementes - 25 ou mais - a partida acaba e esse jogador ganha. .

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  • Ouri, Awalé, Oware Jogue Ouri/Oware On-line e Off-line (HTML5 browser, offline application cache)