Outbus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde Dezembro de 2008). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

O outbus (do inglês out= fora e bus= ônibus), também chamado de busdoor, é um tipo de mídia para veiculação de anúncios publicitários. Chama-se outbus toda a veiculação realizada no lado externo dos ônibus, em particular nas grandes metrópoles, em linhas regulares de transporte público de passageiros. As características desta mídia no Brasil ainda não são padronizadas, variando, inclusive, de acordo com a legislação de cada município regulamentando as mídias exteriores.

Formatos e uso[editar | editar código-fonte]

Apesar de sua apresentação variar bastante, dois formatos são muito comuns: o Busdoor e o Backbus.

Em 1998, após a criação da Associação das Empresas de Publicidade em Ônibus - ANEPO (www.anepo.com.br) ficou convencionado que a propaganda aplicada através de adesivos no vidro traseiro dos coletivos no Brasil seria chamado de BUSDOOR. No Nordeste do Brasil, algumas empresas ainda o chamam de Outbus. O busdoor standard é um painel adesivo colado ao ônibus, cuja área de exposição ocupa apenas a janela traseira do veículo. Podendo ter ou não aplicações de área extra de veiculação (apliques). O Backbus é um painel adesivo de maior impacto, cuja exposição ocupa toda a área traseira do ônibus.

A partir do início do século XXI, o formato backbus vem se popularizando graças as tecnologias de impressão eletrônica de adesivos de grandes formatos. Sendo uma mídia exterior de grande índice de lembrança entre as classes A, B e C, tem tido grande expansão no seu uso pelo mercado publicitário, encontrando-se versões que permitem exposição lateral de publicidade e até envelopamento (cobertura total do ônibus).

Ver também[editar | editar código-fonte]