Overdub

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Ambox warning pn.svg
Este artigo foi proposto para eliminação semirrápida por um ou mais editores. A(s) justificativas apresentada(s) para eliminação foram:
  • Artigo marcado como "sem fontes" desde dezembro de 2009, sobre "entretenimento". Foi criado um tópico na Esplanada para apontar este problema e buscar uma solução, mas ninguém demonstrou interesse nesse artigo específico, e o problema persiste. Consequentemente, trago para eliminação. Mister Sanderson (discussão) 10h59min de 21 de agosto de 2019 (UTC)
  • Último editor: MisterSanderson

Por favor, melhore o artigo se possível e procure enquadrá-lo dentro das regras do projeto.
Caso não haja oposição à eliminação desta página, ela será suprimida a partir de 26 de agosto. Para mais informações, veja Política de eliminação e Eliminação semirrápida.


Encontre referências para o artigo: Google (notícias, livros e acadêmico)


Usuário: Se esta página possui arquivos de mídia que não são utilizáveis em outras páginas, adicione uma nota em WP:PER, para que um administrador lusófono do Wikimedia Commons verifique se ela se encontra no escopo do projeto.

Aviso ao criador: Os principais editores da página podem ser avisados (recomendável) e seu criador (se registrado) deve ser notificado com
{{subst:Aviso-ESR|1=Overdub}} ~~~~
Aviso ao criador com nota de boas-vindas:
{{subst:Av-bv-ESR|1=Overdub|2=~~~~}}

Question book.svg
Este artigo ou secção não cita fontes confiáveis e independentes (desde dezembro de 2009). Ajude a inserir referências.
O conteúdo não verificável pode ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Overdub (ou Superimposition, SI, como também é conhecida) é a técnica de gravação que consiste em adicionar novos sons a uma gravação já anteriormente realizada. Desta maneira, a gravação da voz de um cantor, por exemplo, pode ser multiplicada de forma a parecer a gravação de mais de uma pessoa. O mesmo pode ser feito com qualquer instrumento ou grupo de instrumentos.

Vários produtores musicais se valem desta técnica para duplicação de vozes e instrumentos. Outra grande vantagem da técnica é a de tornar desnecessário que todos os participantes de uma gravação estejam presentes no mesmo instante; a gravação pode ser realizada por etapas: primeiro a base, depois os solos, mais tarde a voz, ou em outra seqüência que se desejar.

Exemplos de utilização do "overdub" podem ser ouvidos nas gravações dos Beatles em sua fase "estúdio", a partir do disco Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band e na canção Achilles Last Stand da banda Led Zeppelin. Outro exemplo bastante conhecido do efeito de "overdub" é a música "Bohemian Rhapsody", do conjunto musical Queen, na qual as vozes dos cantores são várias vezes superpostas para alcançar o efeito de um coro de muitas vozes. O cantor Michael Jackson também utilizou bastante a técnica, ao gravar pessoalmente todos os backing vocals de suas músicas, como em "Off the Wall" e "Billie Jean". O grande ícone do rock progressivo Mike Oldfield também se utiliza bastante desta técnica.

Ícone de esboço Este artigo sobre música é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.