Oxicoco

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaArando ou Oxicoco (Brasil)
Arbusto com frutos parcialmente submersos.

Arbusto com frutos parcialmente submersos.
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Ericales
Família: Ericaceae
Género: Vaccinium
Subgénero: Oxycoccus
Espécies
Vaccinium erythrocarpum

Vaccinium macrocarpon
Vaccinium macrocarpum
Vaccinium oxycoccos

Arandos (do antigo celta aran, "abrunho") ou Oxicocos no Brasil, (do grego ὀξύς, "ácido", e κόκκος, "baga", pelo seu sabor ácido) são um grupo de arbustos perenes ou videiras de arrasto do subgênero Oxycoccus do gênero Vaccinium. Na Inglaterra, o arando pode se referir a espécie nativa Vaccinium oxycoccos, enquanto que na América do Norte, arando pode referir-se a Vaccinium macrocarpon. Vaccinium oxycoccos é cultivado na Europa central e norte, enquanto Vaccinium macrocarpon é cultivado ao longo do norte dos Estados Unidos, Canadá e Chile[1]. Em alguns métodos de classificação, Oxycoccus é considerado um gênero no seu próprio direito[2]. Eles podem ser encontrados em pântanos ácidos ao longo de regiões frias do hemisfério norte.

Arandos são baixos, de arbustos rastejantes ou trepadeiras até 2 metros de comprimento e entre 5 e 20 centímetros de altura[3]; eles tem caules delgados e moles que não é madeira grossa e possuem pequenas folhas verdes. As flores têm tonalidade rosa escura, com pétalas recurvadas muito distintas, deixando o pistilo e estames totalmente expostos e apontando para frente, que são polinizadas por abelhas. Sua fruta é uma baga que é mais larga que as folhas da planta; ela é inicialmente branca, mas torna-se vermelho escura quando totalmente madura. É comestível, com um gosto ácido que pode sobrecarregar sua doçura.

Arandos são a maior colheita comercial em certos estados americanos e províncias canadenses (veja cultivo e usos abaixo). Muitos arandos são processados em produtos como sucos, molho, presunto e arando seco adoçado, com o restante vendido fresco para consumidores. Molho de arando é um acompanhamento a tradicional na janta do peru de Natal no Reino Unido e na janta do Dia de Ação e Graças nos Estados Unidos e Canadá.

Ícone de esboço Este artigo sobre asterídeas, integrado no Projeto Plantas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Referências em Português[editar | editar código-fonte]

  1. «How Cranberries Grow Introduction». www.cranberries.org. Consultado em 2016-08-13. 
  2. «New York Metropolitan Flora: Vaccinium oxycoccos: Small Cranberry (Technical Page)». nymf.bbg.org. Consultado em 2016-08-13. 
  3. «Instituto Arando (EUA)». Consultado em 13 de Agosto de 2016.