Oyo (Nigéria)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Oyo

Ọyọ Atiba

—  Cidade  —
País  Nigéria
Estado Oyo (estado)
Administração
 - Chairman do governo local de Oyo Oeste Ojoawo Adesoji Richard
 - Chairman do governo local de Oyo Leste Mutahir A. Adekunle
 - Chairman do governo local de Atiba Akeem Adeniyi Adeyemi
 - Alaafin Lamidi Adeyemi III
Área
 - Total 2 427 km²
População (2006)
 - Total 428,798
    • Densidade 180 hab./km²
Fuso horário WAT (UTC+1)
Clima Aw

Oyo[1] é uma cidade no estado de Oyo na Nigéria, fundada como a capital do Império de Oyo nos anos de 1830 e conhecida por seu povo como 'Nova Oyo' (Ọyọ Atiba) para distingui-la da antiga capital do norte, 'Velha Oyo' (Ọyọ-Ile) que havia sido destruída pelos Fulani, e ficou deserta como resultado de rumores de guerra. Seus habitantes são na maior parte dos yorubas, e seu governante cerimonial é o Alaafin de Oyo.

O principal mercado da cidade é o mercado Akeesan, também chamado de Oja Oba (mercado do rei) devido à sua proximidade do palácio do Alaafin, é aberto diariamente ao contrário dos outros mercados, como o mercado Ajegunle, que é aberto por um intervalo de cinco dias, e o mercado Sabo (cinco dias).

'Oyo town', como é carinhosamente chamado, é conhecido pelo alto pedigree educacional do velho St Andrew's College, Oyo (SACO), que foi uma das primeiras instituições superiores na Nigéria. É o lar de muitas escolas secundárias, incluindo o famoso Olivet Baptist High School e Federal Government Girls College, e algumas instituições terciárias, como Federal College of Education (Special), Federal School of Survey, Emmanuel Alayande College of Education, e uma universidade privada pela Anglican Communion of Nigeria, Ajayi Crowther University, Oyo (ACU)

A cidade tem três LGAs: Atiba LGA, com sede em Offa-Meta; Oyo Leste LGA, com sede em Kosobo; e Oyo Oeste LGA, com sede em Ojongbodu.

A cidade está na Rodovia A1, norte de Ibadan.

O jogo Death and the King's Horseman é baseado em um incidente que aconteceu em Oyo em 1946.[2]

Residentes notáveis[editar | editar código-fonte]

7.850° N′ 3.933 E° source:nlwiki′ {{{6}}}

Referências

  1. «Ifa, wandeabimbola.com Home». www.wandeabimbola.com. Consultado em 10 de setembro de 2017 
  2. Author's Note
  3. «Aruna Quadri: I Feel Great Being Ranked 30 in World Table Tennis, Articles». THISDAY LIVE. 22 de novembro de 2014. Consultado em 8 de janeiro de 2015 


Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Nigéria, integrado ao Projeto África, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.