Oyo (Nigéria)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Oyo

Ọyọ Atiba

  Cidade  
Localização
País  Nigéria
Estado Oyo (estado)
Administração
Chairman do governo local de Oyo Oeste Ojoawo Adesoji Richard
Chairman do governo local de Oyo Leste Mutahir A. Adekunle
Chairman do governo local de Atiba Akeem Adeniyi Adeyemi
Alaafin Lamidi Adeyemi III
Características geográficas
Área total 2 427 km²
População total (2006) 428,798 hab.
Densidade 180 hab./km²
Fuso horário WAT (UTC+1)
Outras informações
Clima Aw

Oyo[1] é uma cidade no estado de Oyo na Nigéria, fundada como a capital do Império de Oyo nos anos de 1830 e conhecida por seu povo como 'Nova Oyo' (Ọyọ Atiba) para distingui-la da antiga capital do norte, 'Velha Oyo' (Ọyọ-Ile) que havia sido destruída pelos Fulani, e ficou deserta como resultado de rumores de guerra. Seus habitantes são na maior parte dos yorubas, e seu governante cerimonial é o Alaafin de Oyo.

O principal mercado da cidade é o mercado Akeesan, também chamado de Oja Oba (mercado do rei) devido à sua proximidade do palácio do Alaafin, é aberto diariamente ao contrário dos outros mercados, como o mercado Ajegunle, que é aberto por um intervalo de cinco dias, e o mercado Sabo (cinco dias).

'Oyo town', como é carinhosamente chamado, é conhecido pelo alto pedigree educacional do velho St Andrew's College, Oyo (SACO), que foi uma das primeiras instituições superiores na Nigéria. É o lar de muitas escolas secundárias, incluindo o famoso Olivet Baptist High School e Federal Government Girls College, e algumas instituições terciárias, como Federal College of Education (Special), Federal School of Survey, Emmanuel Alayande College of Education, e uma universidade privada pela Anglican Communion of Nigeria, Ajayi Crowther University, Oyo (ACU)

A cidade tem três LGAs: Atiba LGA, com sede em Offa-Meta; Oyo Leste LGA, com sede em Kosobo; e Oyo Oeste LGA, com sede em Ojongbodu.

A cidade está na Rodovia A1, norte de Ibadan.

O jogo Death and the King's Horseman é baseado em um incidente que aconteceu em Oyo em 1946.[2]

Residentes notáveis[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Ifa, wandeabimbola.com Home». www.wandeabimbola.com. Consultado em 10 de setembro de 2017 
  2. Author's Note
  3. «Aruna Quadri: I Feel Great Being Ranked 30 in World Table Tennis, Articles». THISDAY LIVE. 22 de novembro de 2014. Consultado em 8 de janeiro de 2015 


Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Nigéria, integrado ao Projeto África, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.