Pássaro Flamejante

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Passaro Flamejante
Flamebird
Placeholder male superhero c.png
Publicado por DC Comics
Primeira Aparição Superman #158 (Janeiro de 1963)
Criado por Edmond Hamilton
Curt Swan
Personagens
Jimmy Olsen
Ak-Var
Bette Kane
Lois Lane
Kara Zor-El
Thara Ak-Var
Projecto Banda desenhada  · Portal da Banda desenhada

Pássaro Flamejante[1] ou Labareda[2] (Flamebird no Original) é um codinome usado por um número considerável de super-heróis da DC Comics, sempre ligado ou ao Superman ou ao Batman.

História do personagem[editar | editar código-fonte]

Jimmy Olsen[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Jimmy Olsen

Num período anterior à Crise nas Infinitas Terras houve uma história em Superman, Vol.1 #158 (Janeiro de 1963) em que Superman, numa aventura à cidade engarrafada de Kandor ao lado de Jimmy Olsen, adotou, pela primeira vez, o codinome "Asa Noturna".

Uma vez dentro de Kandor, Superman ficava sem poderes, e acabou, devido a um mal-entendido, sendo considerado um fora-da-lei. Para proteger-se e também proteger Jimmy, decidiu adotar uma segunda identidade, inspirado em Batman e Robin. Surgiram aí Asa Noturna (Superman) e Pássaro Flamejante (Jimmy).

A idéia seria retomada, no pós-crise, apenas em 2001, na edição #111 da revista Superman: The Man of Steel, aonde Superman e Lois Lane, ao viajar para uma cidade kryptoniana, adotaram para si os nomes "Asa Noturna" e "Flamejante".[3]

Ak-Var[editar | editar código-fonte]

Enquanto estavam em Kandor, Asa Noturna e Labareda conheceu Van-Zee, um cientista Kandoriano que se parece muito com o Superman. Em um momento, Van-Zee veste o traje de Asa Noturna, a fim de resgatar o Superman de apuros.

Depois que Superman e Jimmy saem de Kandor, Van-Zee assumiu o papel de Asa Noturna em tempo integral.

Ak-Var, assistente laboratório de Van-Zee e marido de sua sobrinha Thara, mais tarde assumiu o manto da Flamejante. Os dois compartilharam várias aventuras distintas, semelhante ao que aconteceu com Superman e Jimmy.

Pós-crise[editar | editar código-fonte]

Bette Kane[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Bette Kane

Por um breve momento na década de 1970, a jovem aventureira fantasiada Betty Kane havia ingressado em uma no grupo dos Novos Titãs da Costa Oeste, sob a sua alcunha original de "Bat-Girl".

Após a Crise nas Infinitas Terras "Bat-Girl" não existia mais, apesar ainda exister equipe do qua ela fez parte.

Secret Origins Annual # 3 (1989) estabeleceu a história pós-crise oficial dos Titãs da Costa Oeste. Em vez de Betty Kane como Bat-Girl, os fãs foram apresentados a um personagem semelhante: Mary Elizabeth "Betty" Kane, ou Labareda.[4]

Referências

  1. «Spoiler: novo roteirista para [[Action Comics]]». Site HQManiacs. 13/04/2010. Consultado em 23/04/2010  |coautores= requer |autor= (ajuda); Ligação wiki dentro do título da URL (ajuda)
  2. «Especial Titãs». site Fanboy. Consultado em 23/04/2010  |coautores= requer |autor= (ajuda)
  3. Pedro Hunter (18 de Fevereiro de 2002). «Superman 19». Omelete 
  4. Scott Beatty. The DC Comics Encyclopedia. New York: Dorling Kindersley, 2008. 128 p. 0-7566-4119-5 OCLC 213309017