Pãozinho Delícia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde abril de 2018). Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações (desde abril de 2018). Ajude a melhorar este artigo inserindo fontes.
Question book-4.svg
Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde abril de 2018). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Pãozinho Delícia, também conhecido como "Pão Delícia" ou "Pãozinho de Queijo' é uma receita típica brasileira, do estado da Bahia. Em outros estados brasileiros pode ser conhecido como "Pãozinho Baiano". A sua origem é incerta, especula-se que a receita surgiu durante o século XX. Esse prato é facilmente encontrado em supermercados, padarias, delicatessen e principalmente em festas de aniversário, casamento e formatura da população baiana. Existem ainda estabelecimentos especializados na confecção de pãozinho delícia.

Receita[editar | editar código-fonte]

Ingredientes[editar | editar código-fonte]

A receita é formada por ingredientes como: queijo parmesão, farinha de trigo, ovos, leite, manteiga, óleo de soja, sal, entre outros, podendo haver variações.

Recheios[editar | editar código-fonte]

Atualmente o pãozinho pode ser encontrado na versão simples, sem recheio ou ainda com diferentes tipos de recheio como: Requeijão, Peito de peru, Frango, Lombinho, Presunto, Atum, variados tipos de queijo e frios, entre outros.

Há também versões doces, como: Doce de leite, Chocolate, Brigadeiro, Goiabada, entre outros.

História[editar | editar código-fonte]

Origem[editar | editar código-fonte]

A origem do pãozinho delícia e em que época surgiu é incerta. A versão mais conhecida para a origem do pãozinho delícia, e que pode ser encontrada no livro Panificação Caseira nº 2 da cozinheira Elíbia Portela, é que o seu surgimento aconteceu por acaso em meados do século XX.

Conta-se que uma dona de casa baiana - Laila Eliazigi Abboud, descendente libaneses que vive em Salvador (Bahia), estava preparando pãezinhos para sua família e amigos, porém, no meio do processo de fabricação dos pãezinhos, a farinha de trigo que seria utilizada não foi suficiente, resultando numa massa muito pegajosa. Enquanto esperava por mais farinha de trigo que iria dar o ponto correto para a confecção dos pãezinhos a massa levedou, com isso a dona de casa resolveu fazer os pãezinhos assim mesmo. Após moldar a massa em formato de pães, a dona de casa os levou ao forno, porém percebeu que se fosse deixá-los no forno com o tempo convencional, estes ficariam muito secos. Portanto, resolveu retirá-los do forno um pouco antes. Feito isso, a autora untou os pãezinhos com manteiga e os polvilhou com queijo do tipo parmesão ralado. No instante seguinte, a autora dos pãezinhos os serviu. Muitos foram os elogios e, ao ser indagada de qual seria o nome da nova iguaria, ela prontamente respondeu: “pãozinho delícia!” A partir daí o pãozinho delícia ganhou o nome que se conhece hoje. Não existe comprovação se essa história é realmente verdade, porém, é a mais difundida entre os conhecedores do pãozinho delícia.

Difusão[editar | editar código-fonte]

A receita da dona de casa fez tanto sucesso que as vizinhas começaram a fazer encomendas. De repente, a popularidade o número de encomendas foi aumentando cada vez que ela criou uma marca com seu nome e começou a vender para os Supermercados Paes Mendonça, uma das maiores redes varejistas do país na época. Posteriormente, a receita foi ficando cada vez mais popular e se difundindo nas demais padarias da cidade e do estado.

Referências[editar | editar código-fonte]

"Fonte: <http://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/parece-de-longe-mas-torta-bulgara-e-paozinho-delicia-sao-coisas-da-bahia/>