Péricles (cantor)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo. Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Péricles
Informação geral
Nome completo Péricles Aparecido Fonseca de Faria
Também conhecido(a) como Périclão (Periclão geralmente é usado ao ele cantar as músicas)
Nascimento 22 de junho de 1969 (47 anos)
Origem Santo André, SP
País  Brasil
Gênero(s) Samba
Pagode
Pagode romântico
Instrumento(s) Vocal, violão, banjo, cavaco
Período em atividade 1986 - atualmente
Gravadora(s) Som Livre
FVA Music
Afiliação(ões) Exaltasamba, Chrigor, Thiaguinho
Página oficial www.periclesoficial.com.br

Péricles Aparecido Fonseca de Faria, mais conhecido somente como Péricles (Santo André, 22 de Junho de 1969)[1] é um cantor e compositor brasileiro. Foi o vocalista do grupo de pagode Exaltasamba, de 1986 a 2012, Péricles é cantor de samba da vertente pagode.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Péricles é ex-integrante do grupo Exaltasamba e um dos fundadores grupo, além de ser cantor, ele é instrumentista e também é compositor. Antes de seguir a profissão de cantor ele trabalhou como inspetor de alunos em duas escolas estaduais e também numa montadora de carros em São Bernardo do Campo,[2] o Péricles é pai do cantor Lucas Morato[3] e é ou foi casado com Meire.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Em 1986 foi um dos fundadores do grupo Exaltasamba, no final da década de 1980 com o grupo passou a tocar para a Jovelina Pérola Negra tocando nas casas de shows de São Paulo. Em 2009 participou da gravação do CD e DVD O Baile do Simonal, realizada no Vivo Rio, no Rio de Janeiro, na qual interpretou a faixa “Na galha do cajueiro” ao lado de Thiaguinho, seu parceiro de grupo. Em 2010 participou, com o grupo Exaltasamba, do show especial de Natal do cantor e compositor Roberto Carlos, realizado na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. Neste show, cantou o samba "O Rei na Beija-Flor" (composição de Erasmo Carlos, Paulo Sérgio e Eduardo Lages) feito em homenagem a Roberto Carlos. Em 2011 participou, ao lado de seu parceiro Thiaguinho, do evento "São João Carioca" realizado na Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro, dividindo o palco com Elba Ramalho, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Dominguinhos, e Geraldo Gimenes, entre outros artistas convidados. Com o Exaltasamba gravou ao todo mais de 20 CDs e DVDs, viajando em turnês por todo o Brasil.[1]

A partir de 2012 seguiu carreira solo, com o fim do grupo Exaltasamba e a mídia passou a dizer que ele era ex-integrante do grupo, no mesmo ano gravou o álbum Sensações na madrugada de 5 de maio, no dia da gravação o cantor chegou sorridente e com uma hora de atraso e foi ovacionado pela plateia, o show do cantor foi acompanhado por 30 músicos e teve um orquestra de cordas e 3 cantores de apoio. O álbum Sensações foi lançado nos formatos CD e DVD pela Som Livre no mesmo ano e teve a produção de Izaias ex-integrante do Exaltasamba. Um dos sucessos do álbum é canção "Linguagem dos Olhos", o álbum traz a participação do filho do cantor, o Lucas Morato na canção "Linda Voz (Olá)" e nesta música o Lucas Morato canta em homenagem ao seu pai, também o álbum tem a participação de Luan Santana em "Cuidado Cupido", neste álbum no formato Blu-Ray traz a música "Minha Razão" como faixa bônus, também canção foi feita para a trilha sonora de Avenida Brasil e também a canção anteriormente foi gravada pelo Exaltasamba no álbum Exaltasamba 25 Anos Ao Vivo quando Péricles ainda era integrante do grupo. O álbum também traz "Dança do Bole Bole" que também foi feita para a trilha sonora da novela Salve Jorge. Também no mesmo ano, o cantor participou do reality show do Domingão do Faustão Dança dos Famosos 9.

Em 2013 lança seu segundo DVD chamado Nos Arcos da Lapa gravado ao vivo no dia 26 de julho de 2013 na Fundição Progresso no Rio de Janeiro, o primeiro single do álbum é samba "Se Eu Largar o Freio" e o outro sucesso é o pagode "Final de Tarde" e com varias participações de Xande de Pilares, Ana Clara, Daniel San e Mumuzinho, neste álbum traz regravação de músicas de Fundo de Quintal, Jovelina Pérola Negra, Katinguelê, Grupo Raça, Grupo Pixote, Soweto e Zeca Pagodinho, a música Teu Rosto deste álbum, Péricles disse que já na época que integrava o Exaltasamba ele já gostaria de ter gravado esta música, o álbum inclui também o extra "Pagode Nos Arcos" que é uma reunião de Péricles e outros cantores de samba.

En 2014 foi lançado o álbum Turnê 25º Prêmio de Música Brasileira – Homenagem ao samba que teve gravações ao vivo do Theatro Municipal do Rio de Janeiro onde o cantor Péricles compareceu e teve a oportunidade de ter alguma participação no álbum, também no mesmo ano foi lançado o álbum Sambabook Zeca Pagodinho lançado pelo selo Zeca PagoDiscos/Universal Music com a participação do cantor Péricles na música "Talarico, Ladrão de Mulher" (composição de Serginho Procópio e Zeca Pagodinho), também no mesmo ano na cerimônia da 25ª edição do Prêmio da Música Brasileira no Theatro Municipal do Rio de Janeiro onde ficou do lado da cantora beninense Angélique Kidjo, também o cantor em homenagem ao gênero samba participou da turnê especial da 25ª edição do Prêmio da Música Brasileira tendo show gravado no Theatro Municipal do Rio de Janeiro e lançado em CD e DVD pelo selo Universal Music.[1]

Em 2015 cantou a música "Estação Derradeira" de Chico Buarque no filme Chico - Artista brasileiro de Miguel Faria Jr.[1] também no mesmo ano lançou o álbum Feito pra Durar que o primeiro single foi "Erro Meu" que foi tocado pelas rádios do Brasil e outra música de sucesso foi "Feito Pra Durar" que na última semana de setembro de 2015 foi lançado o videoclipe da música, também contém o sucesso "Melhor Eu Ir" que foi sendo divulgada pelas rádios do Brasil a partir de 25 de novembro de 2015. Também em 2015 junto com Thiaguinho e Chrigor Lisboa, que foram vocalistas do Exaltasamba, eles se apresentaram juntos em uma turnê de shows chamada Agente Faz A Festa, mas cada um mantém a sua carreira indepedente do outro, também participou nessa turnê o ex-integrante Izaías.[4] Está previsto para 2016 a continuação da turnê "A Gente Faz A Festa" e essa continuação ainda pode coincidir com o retorno do Exaltasamba que agora irá vir com outros vocalistas.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Carreira Solo[editar | editar código-fonte]

Álbuns[5] [editar | editar código-fonte]

Álbuns
Ano Título Mídia Gravadora
2012[6] Ao Vivo Em Recife[6] CD[6]
2012 Sensações CD, DVD, Blu-Ray Som Livre
2013 Nos Arcos da Lapa CD e DVD Som Livre
2015 Feito Pra Durar CD FVA Music[7]

Participações[5] [editar | editar código-fonte]

Álbuns
Ano Título Mídia Gravadora
2009 O Baile do Simonal CD e DVD EMI
2012 Turnê - 23º Prêmio da Música Brasileira - Homenagem a João Bosco CD Universal Music
2014 Turnê 25º Prêmio de Música Brasileira – Homenagem ao samba CD e DVD Universal Music

Com o Grupo Exaltasamba[editar | editar código-fonte]

Álbuns
Ano Título Mídia Gravadora
1992 Eterno Amanhecer LP e CD Kaskata's Records
1994 Encanto LP e CD Kaskata's Records
1996 Luz do Desejo LP e CD EMI-Odeon
1997 Desliga e Vem CD EMI-Odeon
1998 Cartão Postal CD EMI-Odeon
2000 Mais uma Vez CD EMI-Music
2001 Bons Momentos CD EMI
2002 Exaltasamba Ao vivo CD EMI
2003 Alegrando a Massa CD EMI
2005 Esquema Novo CD EMI
2006 Todos os Sambas Ao vivo CD e DVD EMI
2007 Livre pra Voar CD EMI
2007 Ao Vivo Pagode do Exalta CD e DVD EMI
2009 Ao Vivo na Ilha da Magia CD, DVD e Blu-Ray EMI
2010 Roda de Samba do Exalta CD Som Livre
2010 Exaltasamba – 25 Anos Ao Vivo LP, CD, DVD e Blu-Ray Som Livre e Radar Records
2011 Tá Vendo Aquela Lua CD Radar Records
2012 Multishow Ao Vivo - Despedida CD, DVD e Blu-Ray Radar Records

Singles[editar | editar código-fonte]

Trilhas sonoras[editar | editar código-fonte]

Composições[editar | editar código-fonte]

  • "Aquela canção" (com Izaías)
  • "Beco sem saída"
  • "Bons momentos" (com Izaías e Chrigor)
  • "Eu quero te amar" (com Izaías)
  • "Eu sou pra você"
  • "Fase ruim" (com Cláudio Bonfim e Thiaguinho)
  • "Jeitinho manhoso"
  • "O grande amor" (com Izaías e Thiaguinho)
  • "Pago pra ver"
  • "Presença de paz" (com Izaías, piscina e Mally)
  • "Quero ter você"
  • "Teu coração" (com Prateado e Luiz Cláudio Picolé)
  • "Teu olhar"
  • "Todo seu" (com Izaías e Chrigor)

Referências

  1. a b c d «Péricles - Dados Artísticos». Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira. Consultado em 4 de junho de 2015. 
  2. «Péricles - Biografia». Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira. Consultado em 1 de abril de 2016. 
  3. «Filho de Péricles lança 1º disco e diz não temer comparações». cidadeverde.com. 22 de novembro de 2014. Consultado em data desconhecida. 
  4. «Sem Péricles e Thiaguinho, Exaltasamba anuncia volta aos palcos em 2016». R7 Entretenimento. 28 de outubro de 2015. Consultado em 29 de novembro de 2015. 
  5. a b «Péricles - Discografia». Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira. Consultado em 1 de abril de 2015. 
  6. a b c «Sente a maresia». Tribuna do Norte. Consultado em data desconhecida. 
  7. Péricles lança novo CD site:http://odia.ig.com.br
  8. a b c Thiaguinho e Péricles fazem dueto neste sábado em Cabo Frio, no RJ em G1 - acesso 26/03/2016
  9. Péricles leva show 'Sensações' a Barra Mansa, no sul do Rio de Janeiro em G1 - acesso 26/03/2016
  10. Péricles no Barra Music em Sopa Cultural - acesso 26/03/2016
  11. Péricles se arrisca em novo CD e admite saudade do Exalta em musica.terra.com.br - acessado 26/03/2016
  12. novo som de Péricles em Rádio Transamérica - acesso 26/03/2016

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]