Péter Szondi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Péter Szondi
Nascimento 27 de maio de 1929
Budapeste
Morte 18 de outubro de 1971 (42 anos)
Berlim (Alemanha)
Sepultamento Cemitério Fluntern
Cidadania Hungria
Progenitores
Alma mater
Ocupação tradutor, crítico literário, escritor, comparative literature academic
Empregador(a) Universidade Livre de Berlim, Universidade de Göttingen
Causa da morte afogamento

Péter Szondi (Hungarian: [ˈpeːtɛr ˈsondi]; 27 de maio de 1929, Budapeste – 9 de novembro de 1971, Berlim) foi um importante crítico literário e filólogo, nascido na Hungria, que fixou residência na Alemanha após a Segunda Guerra Mundial, onde desenvolveu toda sua carreira acadêmica.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Szondi nasceu em Budapeste, filho do reconhecido psicanalista Leopold Szondi (1893-1986) em 1929, numa família de raízes judaicas, embora assimilada, tendo ainda assim sido deportado para o campo de concentração de Bergen-Belsen em julho de 1944.

Em dezembro do mesmo ano, Szondi e a sua família foram libertados como parte da convenção "Kasztner", e transferidos para Zurique, na Suíça, onde estudou filologia das línguas alemã e neolatinas, e filosofia. Continuou seus estudos em Paris e concluindo o seu doutorado com a tese intitulada "Teoria do drama moderno"[1] orientada por Emil Staiger, catedrático de literatura alemã da universidade de Zurique.

O túmulo da família.

Em 1960/61 publicou sua tese de habilitação da Universidade Livre de Berlim com o título "Ensaio sobre o trágico". Durante os anos 1960 foi um dos filólogos mais importantes da Alemanha, fundador do instituto de literatura comparada da Universidade Livre de Berlim e seu primeiro catedrático. Seus trabalhos sobre a teoria dos géneros literários e sobre a poesia de Hölderlin e de Celan são clássicos.

Em 18 de outubro de 1971, Szondi cometeu suicídio, afogando-se em Halensee, em Berlim. Szondi encontrou seu local de descanso final no cemitério Fluntern, em Zurique. Seu pai Leopold e sua mãe Ilona “Lili” Livia, nascida Radványi (1902-1986), bem como sua irmã Vera (1928-1978), que era médica, também estão enterrados na sepultura.

Referências