Píxel morto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde Janeiro de 2009). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Uma tela em funcionamento, com um pixel morto.

Um pixel/píxel morto, em inglês Dead Pixel, é pixel em um visor de cristal líquido (LCD) que não estão funcionando como esperado. O padrão ISO ISO 13406-2 distingue entre três tipos diferentes de pixels defeituosos,[1][2] enquanto as empresas de hardware tendem a ter outros tipos de distinção.

Segundo informações das indústrias fabricantes de monitores LCD, o processo fabril ainda está limitado e, conseqüentemente, poderão ocorrer pequenos defeitos nas telas de cristal líqüido. Um pixel é uma unidade composta, geralmente, por três sub-pixeis, nas cores azul, vermelho e verde. Até aí, o processo se assemelha ao CRT (tubo de raios catódicos). Cada sub-pixel é independente e funciona como uma janela que abre e fecha em diferentes ângulos. Assim, se ela estiver totalmente fechada o sub-pixel estará apagado, já se estiver totalmente aberta o sub-pixel estará com toda luminosidade. Como as três cores primárias acima citadas formam as cores visíveis, modificando-se a intensidade dos três sub-pixeis teremos todas as cores, teoricamente falando. Porém, no processo de fabricação de monitores LCD, pode acontecer que essas "janelinhas" emperrem fechadas (dead pixel) ou semi-fechada (stuck pixel), ocasionando o irritante ponto escuro, claro ou com cor constantemente acesa. É claro que todos os monitores passam por processos de teste e verificação. Os 100% livres de pixeis defeituosos são usados em áreas técnicas médica, engenharia e custam mais caros. Os com até 04 pixeis, dependendo da norma usada como padrão, são comercializados normalmente, não caracterizando um defeito e sim, uma limitação técnica. Não há como prever, quando da fabricação, se uma tela terá 0 ou 100 pixeis defeituosos. Como os pixeis são independentes, um não contamina o outro e não se tem registro de dead pixel que foram surgindo com o tempo[carece de fontes?].

Conserto do pixel preso[editar | editar código-fonte]

Como na formação de uma imagem em um CRT o de LCD também é de forma parecida, ou seja, através das cores RGB(Red, Green e blue), com isso existe uma forma de tentar reviver o stuck pixel, que é através de um vídeo que emite as 3 cores ao mesmo tempo, assim faz com que esse pixel se "reanime" na cor ausente nele.

Referências

  1. Alzieu, Vincent (22 de maio de 2007). «A look into dead pixels». www.behardware.com. Consultado em 9 de junho de 2016. Cópia arquivada em 27 de fevereiro de 2015 
  2. About article discussing pixel defects

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre eletrônica é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.