Pó (Marvel Comics)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde setembro de 2017). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Pó (Marvel Comics)
Outro(s) nome(s) Sooraya Qadir
Espécie mutante
Ocupação Estudante
Afiliações X-Men
Família Mitah Qadir (mãe)
Terra Natal Afeganistão
Criado por Grant Morrisson e Ethan Van Sciver
Primeira aparição New X-Men Vol. 1 #133
Editora(s) Marvel Comics
Espécie mutante
Terra natal Afeganistão
Afiliações X-Men
Ocupação Estudante
Base de operações Instituto Xavier
Parentesco Mitah Qadir (mãe)
Situação presente Ativa
Codinomes conhecidos Turaab
Habilidades Tornar-se Pó
Pode se Tornar uma Nuvem de Poeira
Pode Controlar a Areia

é o codinome da mutante muçulmana Sooraya Qadir, que faz parte dos Novos X-Men e é uma super heroína do Universo Marvel. Sua primeira aparição foi em New X-Men #133 (2002) e foi criada por Grant Morrison (escritor) e Ethan Van Sciver (artista).

História[editar | editar código-fonte]

Sooraya nunca tirou o seu véu, é a mais misteriosa dos alunos do Instituto Xavier, embora uma vez tirou o seu nicabe, que foi quando, ao se sentir culpada pela morte de Ícaro pediu perdão à Lucinda Guthrie, mãe do mesmo. Ela fez parte do esquadrão Os Satânicos que era coordenado pela diretora Emma Frost. Sua personalidade foi mostrada mais adiante de sua criação: em Novos X-Men: Academia X.

Dizimação[editar | editar código-fonte]

Após a Dinastia M, onde a Feiticeira Escarlate reduziu o número de mutantes do mundo a 10%, Pó reteve os seus poderes e é uma dos 198 mutantes que sobraram.

William Stryker[editar | editar código-fonte]

Logo depois do Dia M, William Stryker resolveu atacar o Instituto, e conseguiu matar boa parte dos alunos sem poderes e alguns que tinham sobrado. Tentou matar Sooraya, pois acreditava que ela, junto com Feromona, era quem poderia impedir seu plano, mas, ao invés disso, atacou X-23, pensando que ela era Sooraya. Mesmo assim, o Instituto sofreu muitas perdas.

Poderes[editar | editar código-fonte]

Pó pode transforma a si mesma em uma nuvem de areia, e (sob circunstâncias normais) pode controlar aonde seu corpo de areia vai, antes de voltar ao normal. Às vezes pode se mover rapidamente na forma de poeira que pode cortar a carne e os ossos de seus inimigos como uma tempestade de areia grande e violenta. No entanto a telecinese ou outros poderes semelhantes podem assumir o controle de suas partículas de areia. De acordo com Jean Grey e Professor X, é muito difícil detectá-la telepaticamente em sua forma de areia e seu corpo em forma de areia é bastante resistente a magia. Pó também tem demonstrado um grande ponto fraco, a água. Sua forma de areia foi interrompida por ser atingida por água várias vezes em combate. Ela também pode ser derrotada por alguém que manipule o ar. Como muitos transmorfos, ela volta a sua forma humana se cansar ou ficar inconsciente.

Em Outras Mídias[editar | editar código-fonte]

Em Wolverine e os X-Men ela teve sua primeira aparição no primeiro episódio estava presa, depois mostra seus poderes destruindo helicópteros e depois foi presa novamente em Genosha junto com Ouriço (Marvel Comics) e Sauron. ".